Competência moral e formação médica na contemporaneidade: estudo brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro,Marcio Rodrigues de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira,Alexandre de Araújo, Bataglia,Patrícia Unger Raphael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Bioética (online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422022000300575
Resumo: Resumo A fim de avaliar a competência moral de estudantes de medicina, este artigo compara diferentes momentos do curso, identificando aspectos sociodemográficos e acadêmicos relacionados a essa competência e discutindo a ferramenta de avaliação. Trata-se de estudo quantitativo observacional transversal, com aplicação da versão estendida do Teste de Competência Moral, de Lind, e questionário sociodemográfico-acadêmico. Identificaram-se escores médios baixos nos períodos avaliados – com média do primeiro período superior aos demais – e comportamento destoante do “dilema do médico” em relação aos demais, independentemente do período. Detectaram-se escores de competência moral baixos em todos os períodos avaliados, com declínio ou estagnação no decorrer do curso e “fenômeno de segmentação” do teste, e não se identificou correlação relevante das variáveis sociodemográficas e acadêmicas. Por fim constatou-se que escores dos períodos iniciais inferiores aos descritos na literatura prévia podem sugerir tendência geracional.
id CFM-1_0733b8812ad798719896af2e12822d1f
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-80422022000300575
network_acronym_str CFM-1
network_name_str Revista Bioética (online)
repository_id_str
spelling Competência moral e formação médica na contemporaneidade: estudo brasileiroEducação médicaÉtica médicaDesenvolvimento moralPrincípios moraisAnálise éticaResumo A fim de avaliar a competência moral de estudantes de medicina, este artigo compara diferentes momentos do curso, identificando aspectos sociodemográficos e acadêmicos relacionados a essa competência e discutindo a ferramenta de avaliação. Trata-se de estudo quantitativo observacional transversal, com aplicação da versão estendida do Teste de Competência Moral, de Lind, e questionário sociodemográfico-acadêmico. Identificaram-se escores médios baixos nos períodos avaliados – com média do primeiro período superior aos demais – e comportamento destoante do “dilema do médico” em relação aos demais, independentemente do período. Detectaram-se escores de competência moral baixos em todos os períodos avaliados, com declínio ou estagnação no decorrer do curso e “fenômeno de segmentação” do teste, e não se identificou correlação relevante das variáveis sociodemográficas e acadêmicas. Por fim constatou-se que escores dos períodos iniciais inferiores aos descritos na literatura prévia podem sugerir tendência geracional.Conselho Federal de Medicina2022-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422022000300575Revista Bioética v.30 n.3 2022reponame:Revista Bioética (online)instname:Conselho Federal de Medicina (CFM)instacron:CFM10.1590/1983-80422022303551ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro,Marcio Rodrigues dePereira,Alexandre de AraújoBataglia,Patrícia Unger Raphaelpor2022-11-25T00:00:00Zoai:scielo:S1983-80422022000300575Revistahttp://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioeticaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com1983-80421983-8034opendoar:2022-11-25T00:00Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência moral e formação médica na contemporaneidade: estudo brasileiro
title Competência moral e formação médica na contemporaneidade: estudo brasileiro
spellingShingle Competência moral e formação médica na contemporaneidade: estudo brasileiro
Castro,Marcio Rodrigues de
Educação médica
Ética médica
Desenvolvimento moral
Princípios morais
Análise ética
title_short Competência moral e formação médica na contemporaneidade: estudo brasileiro
title_full Competência moral e formação médica na contemporaneidade: estudo brasileiro
title_fullStr Competência moral e formação médica na contemporaneidade: estudo brasileiro
title_full_unstemmed Competência moral e formação médica na contemporaneidade: estudo brasileiro
title_sort Competência moral e formação médica na contemporaneidade: estudo brasileiro
author Castro,Marcio Rodrigues de
author_facet Castro,Marcio Rodrigues de
Pereira,Alexandre de Araújo
Bataglia,Patrícia Unger Raphael
author_role author
author2 Pereira,Alexandre de Araújo
Bataglia,Patrícia Unger Raphael
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro,Marcio Rodrigues de
Pereira,Alexandre de Araújo
Bataglia,Patrícia Unger Raphael
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Ética médica
Desenvolvimento moral
Princípios morais
Análise ética
topic Educação médica
Ética médica
Desenvolvimento moral
Princípios morais
Análise ética
description Resumo A fim de avaliar a competência moral de estudantes de medicina, este artigo compara diferentes momentos do curso, identificando aspectos sociodemográficos e acadêmicos relacionados a essa competência e discutindo a ferramenta de avaliação. Trata-se de estudo quantitativo observacional transversal, com aplicação da versão estendida do Teste de Competência Moral, de Lind, e questionário sociodemográfico-acadêmico. Identificaram-se escores médios baixos nos períodos avaliados – com média do primeiro período superior aos demais – e comportamento destoante do “dilema do médico” em relação aos demais, independentemente do período. Detectaram-se escores de competência moral baixos em todos os períodos avaliados, com declínio ou estagnação no decorrer do curso e “fenômeno de segmentação” do teste, e não se identificou correlação relevante das variáveis sociodemográficas e acadêmicas. Por fim constatou-se que escores dos períodos iniciais inferiores aos descritos na literatura prévia podem sugerir tendência geracional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422022000300575
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422022000300575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1983-80422022303551pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Bioética v.30 n.3 2022
reponame:Revista Bioética (online)
instname:Conselho Federal de Medicina (CFM)
instacron:CFM
instname_str Conselho Federal de Medicina (CFM)
instacron_str CFM
institution CFM
reponame_str Revista Bioética (online)
collection Revista Bioética (online)
repository.name.fl_str_mv Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM)
repository.mail.fl_str_mv bioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com
_version_ 1754122543893053440