Interdisciplinaridade: referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwartzman,Ulises Prieto y
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins,Valney Claudino Sampaio, Ferreira,Luciana Souto, Garrafa,Volnei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Bioética (online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000300536
Resumo: Resumo A partir da formação multiprofissional dos pesquisadores e estudantes interessados em bioética, o referencial teórico-prático da interdisciplinaridade tornou-se ferramenta indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Mediante estudo retrospectivo de frequência foi pesquisado o perfil curricular dos alunos ingressados no programa de pós-graduação stricto sensu da Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília. Dos 145 estudantes matriculados no período entre 2008 e 2015, 57% ingressaram no mestrado; 41%, no doutorado e 2%, no pós-doutorado, provenientes de 15 estados e do Distrito Federal, de Argentina, Colômbia, Moçambique e Uruguai. Os alunos provêm de 29 graduações, sendo as principais: medicina (14%); direito e biologia (12% cada); odontologia (10%); psicologia e enfermagem (8% cada); fisioterapia e filosofia (7% cada). As áreas de conhecimento prevalentes foram ciências da saúde (58%); ciências humanas e sociais (34%) e ciências biológicas (4%). A epistemologia da bioética encontra na interdisciplinaridade o referencial inerente e fundamental para seu processo de ensino-aprendizagem.
id CFM-1_7a5f2250f7f2232248b6adf598701e54
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-80422017000300536
network_acronym_str CFM-1
network_name_str Revista Bioética (online)
repository_id_str
spelling Interdisciplinaridade: referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioéticaBioéticaEducaçãoEnsinoAprendizagemResumo A partir da formação multiprofissional dos pesquisadores e estudantes interessados em bioética, o referencial teórico-prático da interdisciplinaridade tornou-se ferramenta indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Mediante estudo retrospectivo de frequência foi pesquisado o perfil curricular dos alunos ingressados no programa de pós-graduação stricto sensu da Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília. Dos 145 estudantes matriculados no período entre 2008 e 2015, 57% ingressaram no mestrado; 41%, no doutorado e 2%, no pós-doutorado, provenientes de 15 estados e do Distrito Federal, de Argentina, Colômbia, Moçambique e Uruguai. Os alunos provêm de 29 graduações, sendo as principais: medicina (14%); direito e biologia (12% cada); odontologia (10%); psicologia e enfermagem (8% cada); fisioterapia e filosofia (7% cada). As áreas de conhecimento prevalentes foram ciências da saúde (58%); ciências humanas e sociais (34%) e ciências biológicas (4%). A epistemologia da bioética encontra na interdisciplinaridade o referencial inerente e fundamental para seu processo de ensino-aprendizagem.Conselho Federal de Medicina2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000300536Revista Bioética v.25 n.3 2017reponame:Revista Bioética (online)instname:Conselho Federal de Medicina (CFM)instacron:CFM10.1590/1983-80422017253210info:eu-repo/semantics/openAccessSchwartzman,Ulises Prieto yMartins,Valney Claudino SampaioFerreira,Luciana SoutoGarrafa,Volneipor2017-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S1983-80422017000300536Revistahttp://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioeticaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com1983-80421983-8034opendoar:2017-12-11T00:00Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade: referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética
title Interdisciplinaridade: referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética
spellingShingle Interdisciplinaridade: referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética
Schwartzman,Ulises Prieto y
Bioética
Educação
Ensino
Aprendizagem
title_short Interdisciplinaridade: referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética
title_full Interdisciplinaridade: referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética
title_fullStr Interdisciplinaridade: referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade: referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética
title_sort Interdisciplinaridade: referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética
author Schwartzman,Ulises Prieto y
author_facet Schwartzman,Ulises Prieto y
Martins,Valney Claudino Sampaio
Ferreira,Luciana Souto
Garrafa,Volnei
author_role author
author2 Martins,Valney Claudino Sampaio
Ferreira,Luciana Souto
Garrafa,Volnei
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwartzman,Ulises Prieto y
Martins,Valney Claudino Sampaio
Ferreira,Luciana Souto
Garrafa,Volnei
dc.subject.por.fl_str_mv Bioética
Educação
Ensino
Aprendizagem
topic Bioética
Educação
Ensino
Aprendizagem
description Resumo A partir da formação multiprofissional dos pesquisadores e estudantes interessados em bioética, o referencial teórico-prático da interdisciplinaridade tornou-se ferramenta indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Mediante estudo retrospectivo de frequência foi pesquisado o perfil curricular dos alunos ingressados no programa de pós-graduação stricto sensu da Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília. Dos 145 estudantes matriculados no período entre 2008 e 2015, 57% ingressaram no mestrado; 41%, no doutorado e 2%, no pós-doutorado, provenientes de 15 estados e do Distrito Federal, de Argentina, Colômbia, Moçambique e Uruguai. Os alunos provêm de 29 graduações, sendo as principais: medicina (14%); direito e biologia (12% cada); odontologia (10%); psicologia e enfermagem (8% cada); fisioterapia e filosofia (7% cada). As áreas de conhecimento prevalentes foram ciências da saúde (58%); ciências humanas e sociais (34%) e ciências biológicas (4%). A epistemologia da bioética encontra na interdisciplinaridade o referencial inerente e fundamental para seu processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000300536
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000300536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1983-80422017253210
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Bioética v.25 n.3 2017
reponame:Revista Bioética (online)
instname:Conselho Federal de Medicina (CFM)
instacron:CFM
instname_str Conselho Federal de Medicina (CFM)
instacron_str CFM
institution CFM
reponame_str Revista Bioética (online)
collection Revista Bioética (online)
repository.name.fl_str_mv Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM)
repository.mail.fl_str_mv bioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com
_version_ 1754122542719696896