Interdisciplinaridade : referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwartzman, Ulises Prieto y
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Valney Claudino Sampaio, Ferreira, Luciana Souto, Garrafa, Volnei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30900
http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017253210
Resumo: A partir da formação multiprofissional dos pesquisadores e estudantes interessados em bioética, o referencial teórico-prático da interdisciplinaridade tornou-se ferramenta indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Mediante estudo retrospectivo de frequência foi pesquisado o perfil curricular dos alunos ingressados no programa de pós-graduação stricto sensu da Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília. Dos 145 estudantes matriculados no período entre 2008 e 2015, 57% ingressaram no mestrado; 41%, no doutorado e 2%, no pós-doutorado, provenientes de 15 estados e do Distrito Federal, de Argentina, Colômbia, Moçambique e Uruguai. Os alunos provêm de 29 graduações, sendo as principais: medicina (14%); direito e biologia (12% cada); odontologia (10%); psicologia e enfermagem (8% cada); fisioterapia e filosofia (7% cada). As áreas de conhecimento prevalentes foram ciências da saúde (58%); ciências humanas e sociais (34%) e ciências biológicas (4%). A epistemologia da bioética encontra na interdisciplinaridade o referencial inerente e fundamental para seu processo de ensino-aprendizagem.
id UNB_bd14dd21c1d2276ae3450dd532197570
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/30900
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Schwartzman, Ulises Prieto yMartins, Valney Claudino SampaioFerreira, Luciana SoutoGarrafa, Volnei2018-01-04T19:15:42Z2018-01-04T19:15:42Z2017-12SCHWARTZMAN, Ulises Prieto y et al. Interdisciplinaridade: referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética. Revista Bioética, Brasília, v. 25, n. 3, p. 536-543, out./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000300536&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017253210. ______________________________________________________________________________________________________________________________________SCHWARTZMAN, Ulises Prieto y et al. Interdisciplinarity: an indispensable reference for the bioethics teaching-learning process. Revista Bioética, Brasília, v. 25, n. 3, p. 536-543, out./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000300536&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017253210. ______________________________________________________________________________________________________________________________________SCHWARTZMAN, Ulises Prieto y et al. Interdisciplinariedad: referencia indispensable del proceso de enseñanza-aprendizaje de la bioética. Revista Bioética, Brasília, v. 25, n. 3, p. 536-543, out./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000300536&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017253210.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30900http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017253210A partir da formação multiprofissional dos pesquisadores e estudantes interessados em bioética, o referencial teórico-prático da interdisciplinaridade tornou-se ferramenta indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Mediante estudo retrospectivo de frequência foi pesquisado o perfil curricular dos alunos ingressados no programa de pós-graduação stricto sensu da Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília. Dos 145 estudantes matriculados no período entre 2008 e 2015, 57% ingressaram no mestrado; 41%, no doutorado e 2%, no pós-doutorado, provenientes de 15 estados e do Distrito Federal, de Argentina, Colômbia, Moçambique e Uruguai. Os alunos provêm de 29 graduações, sendo as principais: medicina (14%); direito e biologia (12% cada); odontologia (10%); psicologia e enfermagem (8% cada); fisioterapia e filosofia (7% cada). As áreas de conhecimento prevalentes foram ciências da saúde (58%); ciências humanas e sociais (34%) e ciências biológicas (4%). A epistemologia da bioética encontra na interdisciplinaridade o referencial inerente e fundamental para seu processo de ensino-aprendizagem.Taking the multidisciplinary training of researchers and students interested in Bioethics as a starting point, the theoretical and practical framework of interdisciplinarity has become an indispensable tool in the teaching -learning process. Through a retrospective study of frequency the curriculum profile of students enrolled in the Stricto Sensu Graduation Program of the Unesco Cathedra in Bioethics at the Universidade de Brasilia (Brasilia University) was analyzed. From 145 students enrolled between 2008 to 2015, 56.6% were from the Master’s Degree course, 41.4 % from the Doctorate course and 2.1 % from the Post-Doctorate course. The students were from 15 different states and the Distrito Federal in Brazil, as well as Argentina, Colombia, Mozambique and Uruguay, and had graduated in 29 different subjects, the most common of which were Physics (14%); Law and Biology (12% each); Dentistry (10%); Psychology and Nursing (8% each); and Physiotherapy and Philosophy (7% each). The areas of prevalent knowledge were Health Sciences (58.3%); Humanities and Social Sciences (33.5%); and Biological Sciences (4.4%). Epistemology of Bioethics is the inherent interdisciplinary framework and essential to the teaching-learning process of these students.A partir de la formación multiprofesional de los investigadores y estudiantes interesados en Bioética, la referencia teórico-práctica de la interdisciplinaridad se tornó herramienta indispensable en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Por medio de un estudio retrospectivo de frecuencia, se estudió el perfil curricular de los alumnos que ingresaron en el Programa de Posgrado Stricto Sensu de la Cátedra Unesco de Bioética de la Universidad de Brasília. De los 145 estudiantes matriculados en el período 2008-2015, el 56,6% ingresó en la maestría, el 41,4% en el doctorado y el 2,1% en el posdoctorado, provenientes de 15 estados y del Distrito Federal, y de Argentina, Colombia, Mozambique y Uruguay. Los alumnos provenían de 29 carreras de grado, siendo las principales: Medicina (14%); Derecho y Biología (12% cada una); Odontología (10%); Psicología y Enfermería (8% cada una); Fisioterapia y Filosofía (7% cada una). Las áreas de conocimiento principales fueron Ciencias de la Salud (58,3%); Ciencias Humanas y Sociales (33,5%); y Ciencias Biológicas (4,4%). La epistemología de la Bioética encuentra en la interdisciplinaridad una referencia inherente y fundamental para su proceso de enseñanza-aprendizaje.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)porengspaConselho Federal de MedicinaRevista Bioética - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000300536&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessInterdisciplinaridade : referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioéticaInterdisciplinarity : an indispensable reference for the bioethics teaching-learning processInterdisciplinariedad : referencia indispensable del proceso de enseñanza-aprendizaje de la bioéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBioéticaEducaçãoEnsinoAprendizagemreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_ InterdisciplinaridadeReferencialIndispensavel.pdfARTIGO_ InterdisciplinaridadeReferencialIndispensavel.pdfapplication/pdf604909http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30900/1/ARTIGO_%20InterdisciplinaridadeReferencialIndispensavel.pdf7967aa7451ccead317bf433eb9e50ab5MD51open accessARTIGO_InterdisciplinarityIndispensableReference.pdfARTIGO_InterdisciplinarityIndispensableReference.pdfapplication/pdf578542http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30900/2/ARTIGO_InterdisciplinarityIndispensableReference.pdfea2898daf453953d33bd3cb28ae562b0MD52open accessARTIGO_ InterdisciplinariedadReferenciaIndispensable.pdfARTIGO_ InterdisciplinariedadReferenciaIndispensable.pdfapplication/pdf595909http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30900/3/ARTIGO_%20InterdisciplinariedadReferenciaIndispensable.pdf28b89ce8ab0bd98101e533ecfe19e6bfMD53open access10482/309002023-09-11 17:30:43.208open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/30900Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-09-11T20:30:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interdisciplinaridade : referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Interdisciplinarity : an indispensable reference for the bioethics teaching-learning process
Interdisciplinariedad : referencia indispensable del proceso de enseñanza-aprendizaje de la bioética
title Interdisciplinaridade : referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética
spellingShingle Interdisciplinaridade : referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética
Schwartzman, Ulises Prieto y
Bioética
Educação
Ensino
Aprendizagem
title_short Interdisciplinaridade : referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética
title_full Interdisciplinaridade : referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética
title_fullStr Interdisciplinaridade : referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade : referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética
title_sort Interdisciplinaridade : referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética
author Schwartzman, Ulises Prieto y
author_facet Schwartzman, Ulises Prieto y
Martins, Valney Claudino Sampaio
Ferreira, Luciana Souto
Garrafa, Volnei
author_role author
author2 Martins, Valney Claudino Sampaio
Ferreira, Luciana Souto
Garrafa, Volnei
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwartzman, Ulises Prieto y
Martins, Valney Claudino Sampaio
Ferreira, Luciana Souto
Garrafa, Volnei
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Bioética
Educação
Ensino
Aprendizagem
topic Bioética
Educação
Ensino
Aprendizagem
description A partir da formação multiprofissional dos pesquisadores e estudantes interessados em bioética, o referencial teórico-prático da interdisciplinaridade tornou-se ferramenta indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Mediante estudo retrospectivo de frequência foi pesquisado o perfil curricular dos alunos ingressados no programa de pós-graduação stricto sensu da Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília. Dos 145 estudantes matriculados no período entre 2008 e 2015, 57% ingressaram no mestrado; 41%, no doutorado e 2%, no pós-doutorado, provenientes de 15 estados e do Distrito Federal, de Argentina, Colômbia, Moçambique e Uruguai. Os alunos provêm de 29 graduações, sendo as principais: medicina (14%); direito e biologia (12% cada); odontologia (10%); psicologia e enfermagem (8% cada); fisioterapia e filosofia (7% cada). As áreas de conhecimento prevalentes foram ciências da saúde (58%); ciências humanas e sociais (34%) e ciências biológicas (4%). A epistemologia da bioética encontra na interdisciplinaridade o referencial inerente e fundamental para seu processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-04T19:15:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-04T19:15:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SCHWARTZMAN, Ulises Prieto y et al. Interdisciplinaridade: referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética. Revista Bioética, Brasília, v. 25, n. 3, p. 536-543, out./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000300536&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017253210. ______________________________________________________________________________________________________________________________________
SCHWARTZMAN, Ulises Prieto y et al. Interdisciplinarity: an indispensable reference for the bioethics teaching-learning process. Revista Bioética, Brasília, v. 25, n. 3, p. 536-543, out./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000300536&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017253210. ______________________________________________________________________________________________________________________________________
SCHWARTZMAN, Ulises Prieto y et al. Interdisciplinariedad: referencia indispensable del proceso de enseñanza-aprendizaje de la bioética. Revista Bioética, Brasília, v. 25, n. 3, p. 536-543, out./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000300536&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017253210.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/30900
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017253210
identifier_str_mv SCHWARTZMAN, Ulises Prieto y et al. Interdisciplinaridade: referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética. Revista Bioética, Brasília, v. 25, n. 3, p. 536-543, out./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000300536&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017253210. ______________________________________________________________________________________________________________________________________
SCHWARTZMAN, Ulises Prieto y et al. Interdisciplinarity: an indispensable reference for the bioethics teaching-learning process. Revista Bioética, Brasília, v. 25, n. 3, p. 536-543, out./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000300536&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017253210. ______________________________________________________________________________________________________________________________________
SCHWARTZMAN, Ulises Prieto y et al. Interdisciplinariedad: referencia indispensable del proceso de enseñanza-aprendizaje de la bioética. Revista Bioética, Brasília, v. 25, n. 3, p. 536-543, out./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000300536&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017253210.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30900
http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017253210
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30900/1/ARTIGO_%20InterdisciplinaridadeReferencialIndispensavel.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30900/2/ARTIGO_InterdisciplinarityIndispensableReference.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30900/3/ARTIGO_%20InterdisciplinariedadReferenciaIndispensable.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7967aa7451ccead317bf433eb9e50ab5
ea2898daf453953d33bd3cb28ae562b0
28b89ce8ab0bd98101e533ecfe19e6bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573372589703168