Percepções sobre o ensino de ética na medicina: estudo qualitativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Bioética (online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422019000200341 |
Resumo: | Resumo Por meio de pesquisa qualitativa, este trabalho buscou identificar as percepções de estudantes de medicina sobre o ensino da ética na graduação. Foram entrevistados 24 alunos de universidade pública e realizada análise categorial temática, preservando o anonimato das informações por códigos. Duas categorias foram destacadas. A primeira expõe a importância da reflexão sobre a complexidade do processo ensino-aprendizagem. Nela, entrevistados relatam a desvalorização e dissociação do ensino de ética em relação à prática, ressaltando a necessidade de qualificação dos docentes. A segunda categoria apresenta sugestões, como aprofundar e exigir o conteúdo em humanidades durante todo o curso. Conclui-se que, para qualificar o ensino de ética, é preciso criar mais oportunidades de interação entre educadores e estudantes, favorecendo assim a construção do conhecimento e o reconhecimento da abrangência dos problemas identificados. Dessa forma, o processo de ensino-aprendizagem aperfeiçoaria o indivíduo ao desenvolver a dimensão ética necessária aos profissionais de saúde. |
id |
CFM-1_7fc44b27aebeb8564521494e0ef8fb4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1983-80422019000200341 |
network_acronym_str |
CFM-1 |
network_name_str |
Revista Bioética (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções sobre o ensino de ética na medicina: estudo qualitativoBioéticaEnsinoEducação médicaPercepçãoEstudantes de medicinaResumo Por meio de pesquisa qualitativa, este trabalho buscou identificar as percepções de estudantes de medicina sobre o ensino da ética na graduação. Foram entrevistados 24 alunos de universidade pública e realizada análise categorial temática, preservando o anonimato das informações por códigos. Duas categorias foram destacadas. A primeira expõe a importância da reflexão sobre a complexidade do processo ensino-aprendizagem. Nela, entrevistados relatam a desvalorização e dissociação do ensino de ética em relação à prática, ressaltando a necessidade de qualificação dos docentes. A segunda categoria apresenta sugestões, como aprofundar e exigir o conteúdo em humanidades durante todo o curso. Conclui-se que, para qualificar o ensino de ética, é preciso criar mais oportunidades de interação entre educadores e estudantes, favorecendo assim a construção do conhecimento e o reconhecimento da abrangência dos problemas identificados. Dessa forma, o processo de ensino-aprendizagem aperfeiçoaria o indivíduo ao desenvolver a dimensão ética necessária aos profissionais de saúde.Conselho Federal de Medicina2019-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422019000200341Revista Bioética v.27 n.2 2019reponame:Revista Bioética (online)instname:Conselho Federal de Medicina (CFM)instacron:CFM10.1590/1983-80422019272318info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes,Márcia MendesMaia,Luciana ColaresAbreu,Mauro Henrique Nogueira Guimarães deSampaio,Cristina AndradeCosta,Simone de Melopor2019-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S1983-80422019000200341Revistahttp://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioeticaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com1983-80421983-8034opendoar:2019-06-28T00:00Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções sobre o ensino de ética na medicina: estudo qualitativo |
title |
Percepções sobre o ensino de ética na medicina: estudo qualitativo |
spellingShingle |
Percepções sobre o ensino de ética na medicina: estudo qualitativo Menezes,Márcia Mendes Bioética Ensino Educação médica Percepção Estudantes de medicina |
title_short |
Percepções sobre o ensino de ética na medicina: estudo qualitativo |
title_full |
Percepções sobre o ensino de ética na medicina: estudo qualitativo |
title_fullStr |
Percepções sobre o ensino de ética na medicina: estudo qualitativo |
title_full_unstemmed |
Percepções sobre o ensino de ética na medicina: estudo qualitativo |
title_sort |
Percepções sobre o ensino de ética na medicina: estudo qualitativo |
author |
Menezes,Márcia Mendes |
author_facet |
Menezes,Márcia Mendes Maia,Luciana Colares Abreu,Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Sampaio,Cristina Andrade Costa,Simone de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Maia,Luciana Colares Abreu,Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Sampaio,Cristina Andrade Costa,Simone de Melo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes,Márcia Mendes Maia,Luciana Colares Abreu,Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Sampaio,Cristina Andrade Costa,Simone de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bioética Ensino Educação médica Percepção Estudantes de medicina |
topic |
Bioética Ensino Educação médica Percepção Estudantes de medicina |
description |
Resumo Por meio de pesquisa qualitativa, este trabalho buscou identificar as percepções de estudantes de medicina sobre o ensino da ética na graduação. Foram entrevistados 24 alunos de universidade pública e realizada análise categorial temática, preservando o anonimato das informações por códigos. Duas categorias foram destacadas. A primeira expõe a importância da reflexão sobre a complexidade do processo ensino-aprendizagem. Nela, entrevistados relatam a desvalorização e dissociação do ensino de ética em relação à prática, ressaltando a necessidade de qualificação dos docentes. A segunda categoria apresenta sugestões, como aprofundar e exigir o conteúdo em humanidades durante todo o curso. Conclui-se que, para qualificar o ensino de ética, é preciso criar mais oportunidades de interação entre educadores e estudantes, favorecendo assim a construção do conhecimento e o reconhecimento da abrangência dos problemas identificados. Dessa forma, o processo de ensino-aprendizagem aperfeiçoaria o indivíduo ao desenvolver a dimensão ética necessária aos profissionais de saúde. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422019000200341 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422019000200341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1983-80422019272318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Bioética v.27 n.2 2019 reponame:Revista Bioética (online) instname:Conselho Federal de Medicina (CFM) instacron:CFM |
instname_str |
Conselho Federal de Medicina (CFM) |
instacron_str |
CFM |
institution |
CFM |
reponame_str |
Revista Bioética (online) |
collection |
Revista Bioética (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM) |
repository.mail.fl_str_mv |
bioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com |
_version_ |
1754122543089844224 |