Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400005 |
Resumo: | OBJETIVOS: Avaliar o interesse e o conhecimento sobre ética médica e bioética na graduação médica. MÉTODOS: Estudo transversal e descritivo. Foram utilizados dois questionários auto-aplicáveis, um para docentes e outro para discentes, com questões sobre o interesse em ética médica e bioética e conhecimento sobre o Código de Ética Médica (CEM). RESULTADOS: Foram avaliados 101 professores e 331 estudantes. O CEM brasileiro foi lido por 86,2% dos professores e 100% dos alunos. A importância dada à disciplina de ética médica, numa escala de 1 a 5, foi semelhante entre professores e estudantes (4,7 ± 0,7 vs. 4,5 ± 0,8; p = 0,086), enquanto o autoconhecimento sobre o tema foi maior no primeiro grupo (3,4 ± 0,9 vs. 3,2 ± 0,7; p = 0,017). De um total de nove questões avaliadas sobre o conhecimento do CEM, a média de acertos foi de 5,0 ± 1,9 questões para os professores e de 5,9 ± 1,5 para os acadêmicos (p < 0,001), sendo os acertos correlacionados positivamente com a leitura do código. CONCLUSÕES: Este estudo fornece um panorama inédito sobre a percepção de professores e estudantes de Medicina sobre a ética médica e bioética, podendo servir para fundamentar a melhora do ensino dessa disciplina em nossas faculdades. |
id |
ABEM-1_6ddb2d93a0e05a296f1de0763c1d6cb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022008000400005 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médicaÉtica MédicaBioéticaEducação MédicaEnsinoOBJETIVOS: Avaliar o interesse e o conhecimento sobre ética médica e bioética na graduação médica. MÉTODOS: Estudo transversal e descritivo. Foram utilizados dois questionários auto-aplicáveis, um para docentes e outro para discentes, com questões sobre o interesse em ética médica e bioética e conhecimento sobre o Código de Ética Médica (CEM). RESULTADOS: Foram avaliados 101 professores e 331 estudantes. O CEM brasileiro foi lido por 86,2% dos professores e 100% dos alunos. A importância dada à disciplina de ética médica, numa escala de 1 a 5, foi semelhante entre professores e estudantes (4,7 ± 0,7 vs. 4,5 ± 0,8; p = 0,086), enquanto o autoconhecimento sobre o tema foi maior no primeiro grupo (3,4 ± 0,9 vs. 3,2 ± 0,7; p = 0,017). De um total de nove questões avaliadas sobre o conhecimento do CEM, a média de acertos foi de 5,0 ± 1,9 questões para os professores e de 5,9 ± 1,5 para os acadêmicos (p < 0,001), sendo os acertos correlacionados positivamente com a leitura do código. CONCLUSÕES: Este estudo fornece um panorama inédito sobre a percepção de professores e estudantes de Medicina sobre a ética médica e bioética, podendo servir para fundamentar a melhora do ensino dessa disciplina em nossas faculdades.Associação Brasileira de Educação Médica2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400005Revista Brasileira de Educação Médica v.32 n.4 2008reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022008000400005info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Alessandro de MouraBitencourt,Almir Galvão VieiraNeves,Nedy Maria Branco CerqueiraNeves,Flávia Branco Cerqueira SerraLordelo,Marina da RochaLemos,Kleuber MoreiraNuñez,Geila RibeiroBarbetta,Marcelo CamposAthanazio,Rodrigo AbensurNery-Filho,Antôniopor2009-01-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022008000400005Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-01-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica |
title |
Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica |
spellingShingle |
Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica Almeida,Alessandro de Moura Ética Médica Bioética Educação Médica Ensino |
title_short |
Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica |
title_full |
Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica |
title_fullStr |
Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica |
title_full_unstemmed |
Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica |
title_sort |
Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica |
author |
Almeida,Alessandro de Moura |
author_facet |
Almeida,Alessandro de Moura Bitencourt,Almir Galvão Vieira Neves,Nedy Maria Branco Cerqueira Neves,Flávia Branco Cerqueira Serra Lordelo,Marina da Rocha Lemos,Kleuber Moreira Nuñez,Geila Ribeiro Barbetta,Marcelo Campos Athanazio,Rodrigo Abensur Nery-Filho,Antônio |
author_role |
author |
author2 |
Bitencourt,Almir Galvão Vieira Neves,Nedy Maria Branco Cerqueira Neves,Flávia Branco Cerqueira Serra Lordelo,Marina da Rocha Lemos,Kleuber Moreira Nuñez,Geila Ribeiro Barbetta,Marcelo Campos Athanazio,Rodrigo Abensur Nery-Filho,Antônio |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida,Alessandro de Moura Bitencourt,Almir Galvão Vieira Neves,Nedy Maria Branco Cerqueira Neves,Flávia Branco Cerqueira Serra Lordelo,Marina da Rocha Lemos,Kleuber Moreira Nuñez,Geila Ribeiro Barbetta,Marcelo Campos Athanazio,Rodrigo Abensur Nery-Filho,Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética Médica Bioética Educação Médica Ensino |
topic |
Ética Médica Bioética Educação Médica Ensino |
description |
OBJETIVOS: Avaliar o interesse e o conhecimento sobre ética médica e bioética na graduação médica. MÉTODOS: Estudo transversal e descritivo. Foram utilizados dois questionários auto-aplicáveis, um para docentes e outro para discentes, com questões sobre o interesse em ética médica e bioética e conhecimento sobre o Código de Ética Médica (CEM). RESULTADOS: Foram avaliados 101 professores e 331 estudantes. O CEM brasileiro foi lido por 86,2% dos professores e 100% dos alunos. A importância dada à disciplina de ética médica, numa escala de 1 a 5, foi semelhante entre professores e estudantes (4,7 ± 0,7 vs. 4,5 ± 0,8; p = 0,086), enquanto o autoconhecimento sobre o tema foi maior no primeiro grupo (3,4 ± 0,9 vs. 3,2 ± 0,7; p = 0,017). De um total de nove questões avaliadas sobre o conhecimento do CEM, a média de acertos foi de 5,0 ± 1,9 questões para os professores e de 5,9 ± 1,5 para os acadêmicos (p < 0,001), sendo os acertos correlacionados positivamente com a leitura do código. CONCLUSÕES: Este estudo fornece um panorama inédito sobre a percepção de professores e estudantes de Medicina sobre a ética médica e bioética, podendo servir para fundamentar a melhora do ensino dessa disciplina em nossas faculdades. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022008000400005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.32 n.4 2008 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003876130816 |