Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Alessandro de Moura
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Bitencourt,Almir Galvão Vieira, Neves,Nedy Maria Branco Cerqueira, Neves,Flávia Branco Cerqueira Serra, Lordelo,Marina da Rocha, Lemos,Kleuber Moreira, Nuñez,Geila Ribeiro, Barbetta,Marcelo Campos, Athanazio,Rodrigo Abensur, Nery-Filho,Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400005
Resumo: OBJETIVOS: Avaliar o interesse e o conhecimento sobre ética médica e bioética na graduação médica. MÉTODOS: Estudo transversal e descritivo. Foram utilizados dois questionários auto-aplicáveis, um para docentes e outro para discentes, com questões sobre o interesse em ética médica e bioética e conhecimento sobre o Código de Ética Médica (CEM). RESULTADOS: Foram avaliados 101 professores e 331 estudantes. O CEM brasileiro foi lido por 86,2% dos professores e 100% dos alunos. A importância dada à disciplina de ética médica, numa escala de 1 a 5, foi semelhante entre professores e estudantes (4,7 ± 0,7 vs. 4,5 ± 0,8; p = 0,086), enquanto o autoconhecimento sobre o tema foi maior no primeiro grupo (3,4 ± 0,9 vs. 3,2 ± 0,7; p = 0,017). De um total de nove questões avaliadas sobre o conhecimento do CEM, a média de acertos foi de 5,0 ± 1,9 questões para os professores e de 5,9 ± 1,5 para os acadêmicos (p < 0,001), sendo os acertos correlacionados positivamente com a leitura do código. CONCLUSÕES: Este estudo fornece um panorama inédito sobre a percepção de professores e estudantes de Medicina sobre a ética médica e bioética, podendo servir para fundamentar a melhora do ensino dessa disciplina em nossas faculdades.
id ABEM-1_6ddb2d93a0e05a296f1de0763c1d6cb2
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022008000400005
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médicaÉtica MédicaBioéticaEducação MédicaEnsinoOBJETIVOS: Avaliar o interesse e o conhecimento sobre ética médica e bioética na graduação médica. MÉTODOS: Estudo transversal e descritivo. Foram utilizados dois questionários auto-aplicáveis, um para docentes e outro para discentes, com questões sobre o interesse em ética médica e bioética e conhecimento sobre o Código de Ética Médica (CEM). RESULTADOS: Foram avaliados 101 professores e 331 estudantes. O CEM brasileiro foi lido por 86,2% dos professores e 100% dos alunos. A importância dada à disciplina de ética médica, numa escala de 1 a 5, foi semelhante entre professores e estudantes (4,7 ± 0,7 vs. 4,5 ± 0,8; p = 0,086), enquanto o autoconhecimento sobre o tema foi maior no primeiro grupo (3,4 ± 0,9 vs. 3,2 ± 0,7; p = 0,017). De um total de nove questões avaliadas sobre o conhecimento do CEM, a média de acertos foi de 5,0 ± 1,9 questões para os professores e de 5,9 ± 1,5 para os acadêmicos (p < 0,001), sendo os acertos correlacionados positivamente com a leitura do código. CONCLUSÕES: Este estudo fornece um panorama inédito sobre a percepção de professores e estudantes de Medicina sobre a ética médica e bioética, podendo servir para fundamentar a melhora do ensino dessa disciplina em nossas faculdades.Associação Brasileira de Educação Médica2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400005Revista Brasileira de Educação Médica v.32 n.4 2008reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022008000400005info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Alessandro de MouraBitencourt,Almir Galvão VieiraNeves,Nedy Maria Branco CerqueiraNeves,Flávia Branco Cerqueira SerraLordelo,Marina da RochaLemos,Kleuber MoreiraNuñez,Geila RibeiroBarbetta,Marcelo CamposAthanazio,Rodrigo AbensurNery-Filho,Antôniopor2009-01-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022008000400005Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-01-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica
title Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica
spellingShingle Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica
Almeida,Alessandro de Moura
Ética Médica
Bioética
Educação Médica
Ensino
title_short Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica
title_full Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica
title_fullStr Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica
title_full_unstemmed Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica
title_sort Conhecimento e interesse em ética médica e bioética na graduação médica
author Almeida,Alessandro de Moura
author_facet Almeida,Alessandro de Moura
Bitencourt,Almir Galvão Vieira
Neves,Nedy Maria Branco Cerqueira
Neves,Flávia Branco Cerqueira Serra
Lordelo,Marina da Rocha
Lemos,Kleuber Moreira
Nuñez,Geila Ribeiro
Barbetta,Marcelo Campos
Athanazio,Rodrigo Abensur
Nery-Filho,Antônio
author_role author
author2 Bitencourt,Almir Galvão Vieira
Neves,Nedy Maria Branco Cerqueira
Neves,Flávia Branco Cerqueira Serra
Lordelo,Marina da Rocha
Lemos,Kleuber Moreira
Nuñez,Geila Ribeiro
Barbetta,Marcelo Campos
Athanazio,Rodrigo Abensur
Nery-Filho,Antônio
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Alessandro de Moura
Bitencourt,Almir Galvão Vieira
Neves,Nedy Maria Branco Cerqueira
Neves,Flávia Branco Cerqueira Serra
Lordelo,Marina da Rocha
Lemos,Kleuber Moreira
Nuñez,Geila Ribeiro
Barbetta,Marcelo Campos
Athanazio,Rodrigo Abensur
Nery-Filho,Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Ética Médica
Bioética
Educação Médica
Ensino
topic Ética Médica
Bioética
Educação Médica
Ensino
description OBJETIVOS: Avaliar o interesse e o conhecimento sobre ética médica e bioética na graduação médica. MÉTODOS: Estudo transversal e descritivo. Foram utilizados dois questionários auto-aplicáveis, um para docentes e outro para discentes, com questões sobre o interesse em ética médica e bioética e conhecimento sobre o Código de Ética Médica (CEM). RESULTADOS: Foram avaliados 101 professores e 331 estudantes. O CEM brasileiro foi lido por 86,2% dos professores e 100% dos alunos. A importância dada à disciplina de ética médica, numa escala de 1 a 5, foi semelhante entre professores e estudantes (4,7 ± 0,7 vs. 4,5 ± 0,8; p = 0,086), enquanto o autoconhecimento sobre o tema foi maior no primeiro grupo (3,4 ± 0,9 vs. 3,2 ± 0,7; p = 0,017). De um total de nove questões avaliadas sobre o conhecimento do CEM, a média de acertos foi de 5,0 ± 1,9 questões para os professores e de 5,9 ± 1,5 para os acadêmicos (p < 0,001), sendo os acertos correlacionados positivamente com a leitura do código. CONCLUSÕES: Este estudo fornece um panorama inédito sobre a percepção de professores e estudantes de Medicina sobre a ética médica e bioética, podendo servir para fundamentar a melhora do ensino dessa disciplina em nossas faculdades.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022008000400005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.32 n.4 2008
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003876130816