Avaliação de uma intervenção em orientação profissional na perspectiva de ex-estagiários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alonso,Wadson do Carmo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Melo-Silva,Lucy Leal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000100008
Resumo: Este estudo objetivou avaliar processos e resultados de uma intervenção em orientação profissional desenvolvida em um serviço-escola de uma universidade pública na opinião de egressos. Participaram 33 ex-estagiários, no período de 2001-2006, que responderam a um questionário de avaliação enviado por correio eletrônico. O questionário foi construído com base em um sistema focalizando três dimensões de análise (inputs, processes, outputs) com questões estruturadas e espaços para comentários. Os dados foram tratados quantitativamente, por meio da estatística descritiva, e qualitativamente, por meio da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que as condições do serviço foram consideradas adequadas, os fatores processuais facilitadores para a tomada de decisão dos ex-usuários e os temas trabalhados pertinentes para a construção do projeto de vida dos ex-usuários. Da análise qualitativa dos comentários, foram sugeridas propostas para o aprimoramento das práticas do serviço, do instrumento de pesquisa e da formação do estagiário.
id CFP-1_168dbcb79663706380725f1065378c51
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932013000100008
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de uma intervenção em orientação profissional na perspectiva de ex-estagiáriosOrientação vocacionalDesenvolvimento profissionalIndentidade profissionalAspirações profissionaisEste estudo objetivou avaliar processos e resultados de uma intervenção em orientação profissional desenvolvida em um serviço-escola de uma universidade pública na opinião de egressos. Participaram 33 ex-estagiários, no período de 2001-2006, que responderam a um questionário de avaliação enviado por correio eletrônico. O questionário foi construído com base em um sistema focalizando três dimensões de análise (inputs, processes, outputs) com questões estruturadas e espaços para comentários. Os dados foram tratados quantitativamente, por meio da estatística descritiva, e qualitativamente, por meio da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que as condições do serviço foram consideradas adequadas, os fatores processuais facilitadores para a tomada de decisão dos ex-usuários e os temas trabalhados pertinentes para a construção do projeto de vida dos ex-usuários. Da análise qualitativa dos comentários, foram sugeridas propostas para o aprimoramento das práticas do serviço, do instrumento de pesquisa e da formação do estagiário.Conselho Federal de Psicologia2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000100008Psicologia: Ciência e Profissão v.33 n.1 2013reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932013000100008info:eu-repo/semantics/openAccessAlonso,Wadson do CarmoMelo-Silva,Lucy Lealpor2015-07-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932013000100008Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2015-07-28T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de uma intervenção em orientação profissional na perspectiva de ex-estagiários
title Avaliação de uma intervenção em orientação profissional na perspectiva de ex-estagiários
spellingShingle Avaliação de uma intervenção em orientação profissional na perspectiva de ex-estagiários
Alonso,Wadson do Carmo
Orientação vocacional
Desenvolvimento profissional
Indentidade profissional
Aspirações profissionais
title_short Avaliação de uma intervenção em orientação profissional na perspectiva de ex-estagiários
title_full Avaliação de uma intervenção em orientação profissional na perspectiva de ex-estagiários
title_fullStr Avaliação de uma intervenção em orientação profissional na perspectiva de ex-estagiários
title_full_unstemmed Avaliação de uma intervenção em orientação profissional na perspectiva de ex-estagiários
title_sort Avaliação de uma intervenção em orientação profissional na perspectiva de ex-estagiários
author Alonso,Wadson do Carmo
author_facet Alonso,Wadson do Carmo
Melo-Silva,Lucy Leal
author_role author
author2 Melo-Silva,Lucy Leal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alonso,Wadson do Carmo
Melo-Silva,Lucy Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação vocacional
Desenvolvimento profissional
Indentidade profissional
Aspirações profissionais
topic Orientação vocacional
Desenvolvimento profissional
Indentidade profissional
Aspirações profissionais
description Este estudo objetivou avaliar processos e resultados de uma intervenção em orientação profissional desenvolvida em um serviço-escola de uma universidade pública na opinião de egressos. Participaram 33 ex-estagiários, no período de 2001-2006, que responderam a um questionário de avaliação enviado por correio eletrônico. O questionário foi construído com base em um sistema focalizando três dimensões de análise (inputs, processes, outputs) com questões estruturadas e espaços para comentários. Os dados foram tratados quantitativamente, por meio da estatística descritiva, e qualitativamente, por meio da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que as condições do serviço foram consideradas adequadas, os fatores processuais facilitadores para a tomada de decisão dos ex-usuários e os temas trabalhados pertinentes para a construção do projeto de vida dos ex-usuários. Da análise qualitativa dos comentários, foram sugeridas propostas para o aprimoramento das práticas do serviço, do instrumento de pesquisa e da formação do estagiário.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932013000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.33 n.1 2013
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122429662232576