Avaliação de uma intervenção em orientação profissional na perspectiva de ex-estagiários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000100008 |
Resumo: | Este estudo objetivou avaliar processos e resultados de uma intervenção em orientação profissional desenvolvida em um serviço-escola de uma universidade pública na opinião de egressos. Participaram 33 ex-estagiários, no período de 2001-2006, que responderam a um questionário de avaliação enviado por correio eletrônico. O questionário foi construído com base em um sistema focalizando três dimensões de análise (inputs, processes, outputs) com questões estruturadas e espaços para comentários. Os dados foram tratados quantitativamente, por meio da estatística descritiva, e qualitativamente, por meio da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que as condições do serviço foram consideradas adequadas, os fatores processuais facilitadores para a tomada de decisão dos ex-usuários e os temas trabalhados pertinentes para a construção do projeto de vida dos ex-usuários. Da análise qualitativa dos comentários, foram sugeridas propostas para o aprimoramento das práticas do serviço, do instrumento de pesquisa e da formação do estagiário. |
id |
CFP-1_168dbcb79663706380725f1065378c51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932013000100008 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de uma intervenção em orientação profissional na perspectiva de ex-estagiáriosOrientação vocacionalDesenvolvimento profissionalIndentidade profissionalAspirações profissionaisEste estudo objetivou avaliar processos e resultados de uma intervenção em orientação profissional desenvolvida em um serviço-escola de uma universidade pública na opinião de egressos. Participaram 33 ex-estagiários, no período de 2001-2006, que responderam a um questionário de avaliação enviado por correio eletrônico. O questionário foi construído com base em um sistema focalizando três dimensões de análise (inputs, processes, outputs) com questões estruturadas e espaços para comentários. Os dados foram tratados quantitativamente, por meio da estatística descritiva, e qualitativamente, por meio da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que as condições do serviço foram consideradas adequadas, os fatores processuais facilitadores para a tomada de decisão dos ex-usuários e os temas trabalhados pertinentes para a construção do projeto de vida dos ex-usuários. Da análise qualitativa dos comentários, foram sugeridas propostas para o aprimoramento das práticas do serviço, do instrumento de pesquisa e da formação do estagiário.Conselho Federal de Psicologia2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000100008Psicologia: Ciência e Profissão v.33 n.1 2013reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932013000100008info:eu-repo/semantics/openAccessAlonso,Wadson do CarmoMelo-Silva,Lucy Lealpor2015-07-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932013000100008Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2015-07-28T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de uma intervenção em orientação profissional na perspectiva de ex-estagiários |
title |
Avaliação de uma intervenção em orientação profissional na perspectiva de ex-estagiários |
spellingShingle |
Avaliação de uma intervenção em orientação profissional na perspectiva de ex-estagiários Alonso,Wadson do Carmo Orientação vocacional Desenvolvimento profissional Indentidade profissional Aspirações profissionais |
title_short |
Avaliação de uma intervenção em orientação profissional na perspectiva de ex-estagiários |
title_full |
Avaliação de uma intervenção em orientação profissional na perspectiva de ex-estagiários |
title_fullStr |
Avaliação de uma intervenção em orientação profissional na perspectiva de ex-estagiários |
title_full_unstemmed |
Avaliação de uma intervenção em orientação profissional na perspectiva de ex-estagiários |
title_sort |
Avaliação de uma intervenção em orientação profissional na perspectiva de ex-estagiários |
author |
Alonso,Wadson do Carmo |
author_facet |
Alonso,Wadson do Carmo Melo-Silva,Lucy Leal |
author_role |
author |
author2 |
Melo-Silva,Lucy Leal |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alonso,Wadson do Carmo Melo-Silva,Lucy Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientação vocacional Desenvolvimento profissional Indentidade profissional Aspirações profissionais |
topic |
Orientação vocacional Desenvolvimento profissional Indentidade profissional Aspirações profissionais |
description |
Este estudo objetivou avaliar processos e resultados de uma intervenção em orientação profissional desenvolvida em um serviço-escola de uma universidade pública na opinião de egressos. Participaram 33 ex-estagiários, no período de 2001-2006, que responderam a um questionário de avaliação enviado por correio eletrônico. O questionário foi construído com base em um sistema focalizando três dimensões de análise (inputs, processes, outputs) com questões estruturadas e espaços para comentários. Os dados foram tratados quantitativamente, por meio da estatística descritiva, e qualitativamente, por meio da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que as condições do serviço foram consideradas adequadas, os fatores processuais facilitadores para a tomada de decisão dos ex-usuários e os temas trabalhados pertinentes para a construção do projeto de vida dos ex-usuários. Da análise qualitativa dos comentários, foram sugeridas propostas para o aprimoramento das práticas do serviço, do instrumento de pesquisa e da formação do estagiário. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-98932013000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.33 n.1 2013 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122429662232576 |