Inclusão Escolar: Concepções dos Profissionais da Escola sobre o Surdo e a Surdez

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Carine Mendes da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva,Danielle Sousa da, Monteiro,Rosa, Silva,Daniele Nunes Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000300465
Resumo: Resumo A inclusão educacional de surdos tem sido frequentemente debatida, especialmente, pela condição bilíngue e bicultural dos alunos, que exige práticas diferenciadas de ensino que partem da Libras. O objetivo do estudo foi entender o que os profissionais da escola dizem sobre o papel dessa língua. Participaram: a diretora, o supervisor pedagógico, a coordenadora de linguagens e códigos, a coordenadora de humanas, o coordenador de exatas, o professor de português como segunda língua, a professora da sala de recursos e a intérprete de Libras. O trabalho de campo foi realizado em uma escola de ensino médio da rede pública do Distrito Federal. O método de pesquisa baseou-se construção de dados organizados a partir de entrevistas semiestruturadas, seguindo os pressupostos teóricos do materialismo histórico dialético. Desta forma, os significados compartilhados entre o pesquisador e o entrevistador compuseram um texto para a análise da palavra e os significados que lhes são atribuídos, considerando as condições materiais em que é produzida. Depois de transcritas, as entrevistas formaram um texto em que a palavra é considerada como uma unidade de análise categórica. Das análises depreendeu-se um eixo intitulado: a concepção dos profissionais sobre o surdo e a surdez. As bases conclusivas do estudo apontam que há uma lacuna na formação profissional dos educadores no que tange as especificidades dos alunos.
id CFP-1_1a6e21c441dabffdb0e64d61085e3a39
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932018000300465
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Inclusão Escolar: Concepções dos Profissionais da Escola sobre o Surdo e a SurdezInclusãoBilinguismoSurdosEducadoresResumo A inclusão educacional de surdos tem sido frequentemente debatida, especialmente, pela condição bilíngue e bicultural dos alunos, que exige práticas diferenciadas de ensino que partem da Libras. O objetivo do estudo foi entender o que os profissionais da escola dizem sobre o papel dessa língua. Participaram: a diretora, o supervisor pedagógico, a coordenadora de linguagens e códigos, a coordenadora de humanas, o coordenador de exatas, o professor de português como segunda língua, a professora da sala de recursos e a intérprete de Libras. O trabalho de campo foi realizado em uma escola de ensino médio da rede pública do Distrito Federal. O método de pesquisa baseou-se construção de dados organizados a partir de entrevistas semiestruturadas, seguindo os pressupostos teóricos do materialismo histórico dialético. Desta forma, os significados compartilhados entre o pesquisador e o entrevistador compuseram um texto para a análise da palavra e os significados que lhes são atribuídos, considerando as condições materiais em que é produzida. Depois de transcritas, as entrevistas formaram um texto em que a palavra é considerada como uma unidade de análise categórica. Das análises depreendeu-se um eixo intitulado: a concepção dos profissionais sobre o surdo e a surdez. As bases conclusivas do estudo apontam que há uma lacuna na formação profissional dos educadores no que tange as especificidades dos alunos.Conselho Federal de Psicologia2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000300465Psicologia: Ciência e Profissão v.38 n.3 2018reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-37030002652017info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Carine Mendes daSilva,Danielle Sousa daMonteiro,RosaSilva,Daniele Nunes Henriquepor2018-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932018000300465Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2018-10-09T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão Escolar: Concepções dos Profissionais da Escola sobre o Surdo e a Surdez
title Inclusão Escolar: Concepções dos Profissionais da Escola sobre o Surdo e a Surdez
spellingShingle Inclusão Escolar: Concepções dos Profissionais da Escola sobre o Surdo e a Surdez
Silva,Carine Mendes da
Inclusão
Bilinguismo
Surdos
Educadores
title_short Inclusão Escolar: Concepções dos Profissionais da Escola sobre o Surdo e a Surdez
title_full Inclusão Escolar: Concepções dos Profissionais da Escola sobre o Surdo e a Surdez
title_fullStr Inclusão Escolar: Concepções dos Profissionais da Escola sobre o Surdo e a Surdez
title_full_unstemmed Inclusão Escolar: Concepções dos Profissionais da Escola sobre o Surdo e a Surdez
title_sort Inclusão Escolar: Concepções dos Profissionais da Escola sobre o Surdo e a Surdez
author Silva,Carine Mendes da
author_facet Silva,Carine Mendes da
Silva,Danielle Sousa da
Monteiro,Rosa
Silva,Daniele Nunes Henrique
author_role author
author2 Silva,Danielle Sousa da
Monteiro,Rosa
Silva,Daniele Nunes Henrique
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Carine Mendes da
Silva,Danielle Sousa da
Monteiro,Rosa
Silva,Daniele Nunes Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Bilinguismo
Surdos
Educadores
topic Inclusão
Bilinguismo
Surdos
Educadores
description Resumo A inclusão educacional de surdos tem sido frequentemente debatida, especialmente, pela condição bilíngue e bicultural dos alunos, que exige práticas diferenciadas de ensino que partem da Libras. O objetivo do estudo foi entender o que os profissionais da escola dizem sobre o papel dessa língua. Participaram: a diretora, o supervisor pedagógico, a coordenadora de linguagens e códigos, a coordenadora de humanas, o coordenador de exatas, o professor de português como segunda língua, a professora da sala de recursos e a intérprete de Libras. O trabalho de campo foi realizado em uma escola de ensino médio da rede pública do Distrito Federal. O método de pesquisa baseou-se construção de dados organizados a partir de entrevistas semiestruturadas, seguindo os pressupostos teóricos do materialismo histórico dialético. Desta forma, os significados compartilhados entre o pesquisador e o entrevistador compuseram um texto para a análise da palavra e os significados que lhes são atribuídos, considerando as condições materiais em que é produzida. Depois de transcritas, as entrevistas formaram um texto em que a palavra é considerada como uma unidade de análise categórica. Das análises depreendeu-se um eixo intitulado: a concepção dos profissionais sobre o surdo e a surdez. As bases conclusivas do estudo apontam que há uma lacuna na formação profissional dos educadores no que tange as especificidades dos alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000300465
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000300465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-37030002652017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.38 n.3 2018
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122431312691200