Inclusão e processos de escolarização: narrativas de surdos sobre estratégias pedagógicas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Carine Mendes da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva,Daniele Nunes Henrique e, Silva,Renata Carolina da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000200009
Resumo: O que dizem os alunos surdos sobre as estratégias pedagógicas empregadas ao longo de sua escolarização? Quais docentes marcaram sua trajetória escolar? Por quê? Estas foram as indagações que nortearam a presente investigação, metodologicamente organizada no formato de entrevista semiestruturada. Nela foram entrevistados seis alunos do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal. Na análise dos relatos foram identificadas as estratégias pedagógicas docentes (positivas e negativas) vivenciadas pelos participantes, bem como as expectativas dos estudantes com relação aos seus processos de escolarização. Reafirma-se, na conclusão da análise, a centralidade da Libras para a aprendizagem dos surdos e o uso de recursos imagéticos como estratégia pedagógica fundamental para o êxito acadêmico desse alunado. Outros desdobramentos interessantes foram o papel de instrutores e professores surdos na escolarização e a urgência de se criarem políticas educacionais que viabilizem uma escola de surdos, para surdos e com surdos.
id PUC_RIO-24_392d7669025470aae4ec4ab89df723ba
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722014000200009
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Inclusão e processos de escolarização: narrativas de surdos sobre estratégias pedagógicas docentesSurdobilinguismoinclusão escolarO que dizem os alunos surdos sobre as estratégias pedagógicas empregadas ao longo de sua escolarização? Quais docentes marcaram sua trajetória escolar? Por quê? Estas foram as indagações que nortearam a presente investigação, metodologicamente organizada no formato de entrevista semiestruturada. Nela foram entrevistados seis alunos do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal. Na análise dos relatos foram identificadas as estratégias pedagógicas docentes (positivas e negativas) vivenciadas pelos participantes, bem como as expectativas dos estudantes com relação aos seus processos de escolarização. Reafirma-se, na conclusão da análise, a centralidade da Libras para a aprendizagem dos surdos e o uso de recursos imagéticos como estratégia pedagógica fundamental para o êxito acadêmico desse alunado. Outros desdobramentos interessantes foram o papel de instrutores e professores surdos na escolarização e a urgência de se criarem políticas educacionais que viabilizem uma escola de surdos, para surdos e com surdos.Universidade Estadual de Maringá2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000200009Psicologia em Estudo v.19 n.2 2014reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/1413-737222245009info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Carine Mendes daSilva,Daniele Nunes Henrique eSilva,Renata Carolina dapor2014-10-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722014000200009Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2014-10-13T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão e processos de escolarização: narrativas de surdos sobre estratégias pedagógicas docentes
title Inclusão e processos de escolarização: narrativas de surdos sobre estratégias pedagógicas docentes
spellingShingle Inclusão e processos de escolarização: narrativas de surdos sobre estratégias pedagógicas docentes
Silva,Carine Mendes da
Surdo
bilinguismo
inclusão escolar
title_short Inclusão e processos de escolarização: narrativas de surdos sobre estratégias pedagógicas docentes
title_full Inclusão e processos de escolarização: narrativas de surdos sobre estratégias pedagógicas docentes
title_fullStr Inclusão e processos de escolarização: narrativas de surdos sobre estratégias pedagógicas docentes
title_full_unstemmed Inclusão e processos de escolarização: narrativas de surdos sobre estratégias pedagógicas docentes
title_sort Inclusão e processos de escolarização: narrativas de surdos sobre estratégias pedagógicas docentes
author Silva,Carine Mendes da
author_facet Silva,Carine Mendes da
Silva,Daniele Nunes Henrique e
Silva,Renata Carolina da
author_role author
author2 Silva,Daniele Nunes Henrique e
Silva,Renata Carolina da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Carine Mendes da
Silva,Daniele Nunes Henrique e
Silva,Renata Carolina da
dc.subject.por.fl_str_mv Surdo
bilinguismo
inclusão escolar
topic Surdo
bilinguismo
inclusão escolar
description O que dizem os alunos surdos sobre as estratégias pedagógicas empregadas ao longo de sua escolarização? Quais docentes marcaram sua trajetória escolar? Por quê? Estas foram as indagações que nortearam a presente investigação, metodologicamente organizada no formato de entrevista semiestruturada. Nela foram entrevistados seis alunos do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal. Na análise dos relatos foram identificadas as estratégias pedagógicas docentes (positivas e negativas) vivenciadas pelos participantes, bem como as expectativas dos estudantes com relação aos seus processos de escolarização. Reafirma-se, na conclusão da análise, a centralidade da Libras para a aprendizagem dos surdos e o uso de recursos imagéticos como estratégia pedagógica fundamental para o êxito acadêmico desse alunado. Outros desdobramentos interessantes foram o papel de instrutores e professores surdos na escolarização e a urgência de se criarem políticas educacionais que viabilizem uma escola de surdos, para surdos e com surdos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-737222245009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.19 n.2 2014
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127906132262912