Conceitos de avaliação psicológica: conhecimento de estudantes e profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes,Lorena Samara
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Nakano,Tatiana de Cássia, Silva,Izabella Brito, Sampaio,Maria Helena de Lemos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000200013
Resumo: A avaliação psicológica tem recebido bastante destaque nos últimos anos, embora diversos problemas relacionados à atuação profissional inadequada na área, bem como problemas de formação, venham sendo apontados na literatura. Nesse sentido, o presente trabalho visou a investigar o domínio de alguns conceitos essenciais da avaliação psicológica por parte de estudantes e de profissionais. Uma amostra composta por 40 profissionais formados e 40 estudantes de graduação respondeu a um questionário contendo seis questões abertas que investigavam temáticas como definição da avaliação psicológica, métodos que podem ser utilizados durante esse processo, o sistema de avaliação dos testes psicológicos (SATEPSI), os requisitos mínimos para a aprovação de um instrumento, definição de validade e precisão. Os resultados confirmaram as preocupações encontradas na literatura ao apontarem que, de forma surpreendente, não puderam ser notadas diferenças importantes entre os dois grupos pesquisados em relação ao domínio das questões investigadas, bem como também não apontaram maior conhecimento dos conceitos por parte dos profissionais. Inúmeras respostas equivocadas foram encontradas, bem como várias respostas em branco ou respostas que representavam o desconhecimento do que estava sendo questionado, de forma a indicar a necessidade de maior cuidado com a formação profissional e a atualização constante dos profissionais que se encontram atuando na área.
id CFP-1_2b43750ab3ba8f4d2e405f678861c99a
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932013000200013
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Conceitos de avaliação psicológica: conhecimento de estudantes e profissionaisAvaliação psicológicaFormação do psicólogoFormação profissionalPsicologiaA avaliação psicológica tem recebido bastante destaque nos últimos anos, embora diversos problemas relacionados à atuação profissional inadequada na área, bem como problemas de formação, venham sendo apontados na literatura. Nesse sentido, o presente trabalho visou a investigar o domínio de alguns conceitos essenciais da avaliação psicológica por parte de estudantes e de profissionais. Uma amostra composta por 40 profissionais formados e 40 estudantes de graduação respondeu a um questionário contendo seis questões abertas que investigavam temáticas como definição da avaliação psicológica, métodos que podem ser utilizados durante esse processo, o sistema de avaliação dos testes psicológicos (SATEPSI), os requisitos mínimos para a aprovação de um instrumento, definição de validade e precisão. Os resultados confirmaram as preocupações encontradas na literatura ao apontarem que, de forma surpreendente, não puderam ser notadas diferenças importantes entre os dois grupos pesquisados em relação ao domínio das questões investigadas, bem como também não apontaram maior conhecimento dos conceitos por parte dos profissionais. Inúmeras respostas equivocadas foram encontradas, bem como várias respostas em branco ou respostas que representavam o desconhecimento do que estava sendo questionado, de forma a indicar a necessidade de maior cuidado com a formação profissional e a atualização constante dos profissionais que se encontram atuando na área.Conselho Federal de Psicologia2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000200013Psicologia: Ciência e Profissão v.33 n.2 2013reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932013000200013info:eu-repo/semantics/openAccessMendes,Lorena SamaraNakano,Tatiana de CássiaSilva,Izabella BritoSampaio,Maria Helena de Lemospor2015-07-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932013000200013Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2015-07-28T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos de avaliação psicológica: conhecimento de estudantes e profissionais
title Conceitos de avaliação psicológica: conhecimento de estudantes e profissionais
spellingShingle Conceitos de avaliação psicológica: conhecimento de estudantes e profissionais
Mendes,Lorena Samara
Avaliação psicológica
Formação do psicólogo
Formação profissional
Psicologia
title_short Conceitos de avaliação psicológica: conhecimento de estudantes e profissionais
title_full Conceitos de avaliação psicológica: conhecimento de estudantes e profissionais
title_fullStr Conceitos de avaliação psicológica: conhecimento de estudantes e profissionais
title_full_unstemmed Conceitos de avaliação psicológica: conhecimento de estudantes e profissionais
title_sort Conceitos de avaliação psicológica: conhecimento de estudantes e profissionais
author Mendes,Lorena Samara
author_facet Mendes,Lorena Samara
Nakano,Tatiana de Cássia
Silva,Izabella Brito
Sampaio,Maria Helena de Lemos
author_role author
author2 Nakano,Tatiana de Cássia
Silva,Izabella Brito
Sampaio,Maria Helena de Lemos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes,Lorena Samara
Nakano,Tatiana de Cássia
Silva,Izabella Brito
Sampaio,Maria Helena de Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação psicológica
Formação do psicólogo
Formação profissional
Psicologia
topic Avaliação psicológica
Formação do psicólogo
Formação profissional
Psicologia
description A avaliação psicológica tem recebido bastante destaque nos últimos anos, embora diversos problemas relacionados à atuação profissional inadequada na área, bem como problemas de formação, venham sendo apontados na literatura. Nesse sentido, o presente trabalho visou a investigar o domínio de alguns conceitos essenciais da avaliação psicológica por parte de estudantes e de profissionais. Uma amostra composta por 40 profissionais formados e 40 estudantes de graduação respondeu a um questionário contendo seis questões abertas que investigavam temáticas como definição da avaliação psicológica, métodos que podem ser utilizados durante esse processo, o sistema de avaliação dos testes psicológicos (SATEPSI), os requisitos mínimos para a aprovação de um instrumento, definição de validade e precisão. Os resultados confirmaram as preocupações encontradas na literatura ao apontarem que, de forma surpreendente, não puderam ser notadas diferenças importantes entre os dois grupos pesquisados em relação ao domínio das questões investigadas, bem como também não apontaram maior conhecimento dos conceitos por parte dos profissionais. Inúmeras respostas equivocadas foram encontradas, bem como várias respostas em branco ou respostas que representavam o desconhecimento do que estava sendo questionado, de forma a indicar a necessidade de maior cuidado com a formação profissional e a atualização constante dos profissionais que se encontram atuando na área.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932013000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.33 n.2 2013
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122429698932736