Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noronha,Ana Paula Porto
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Baldo,Camila Rafaela, Almeida,Marília Cristina de, Freitas,Joseane Vasconcellos de, Barbin,Patrícia Fagnani, Cozoli,Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200012
Resumo: O objeto de estudo do presente trabalho é a formação em avaliação psicológica. O ensino de avaliação tem sido considerado um problema central na formação em psicologia, tendo-se em vista que diferentes autores têm apontado para uma relação entre atuações profissionais impróprias e formação inconsistente na área. O trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento que estudantes de psicologia e de engenharia têm a respeito de conteúdos relativos à avaliação psicológica. Participaram 193 sujeitos, sendo 47 do curso de engenharia e 146 do curso de psicologia de uma instituição privada do Interior paulista. Para a realização do estudo elaborou-se um questionário contendo 35 itens dicotômicos, abordando questões sobre o conceito de avaliação psicológica, aprendizagem e uso de instrumentos. As aplicações ocorreram coletivamente em sala de aula. Os resultados evidenciaram que o Grupo 2 (psicologia) apresentou melhor desempenho que o Grupo 1 (engenharia) em grande parte das questões, tendo havido diferença significativa entre os grupos em 20 deles.
id PUC_RIO-24_44d91f4bae2ae22d8906b2f7fcc1ed76
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722004000200012
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológicaavaliação psicológicaformação profissionaltestes psicológicosO objeto de estudo do presente trabalho é a formação em avaliação psicológica. O ensino de avaliação tem sido considerado um problema central na formação em psicologia, tendo-se em vista que diferentes autores têm apontado para uma relação entre atuações profissionais impróprias e formação inconsistente na área. O trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento que estudantes de psicologia e de engenharia têm a respeito de conteúdos relativos à avaliação psicológica. Participaram 193 sujeitos, sendo 47 do curso de engenharia e 146 do curso de psicologia de uma instituição privada do Interior paulista. Para a realização do estudo elaborou-se um questionário contendo 35 itens dicotômicos, abordando questões sobre o conceito de avaliação psicológica, aprendizagem e uso de instrumentos. As aplicações ocorreram coletivamente em sala de aula. Os resultados evidenciaram que o Grupo 2 (psicologia) apresentou melhor desempenho que o Grupo 1 (engenharia) em grande parte das questões, tendo havido diferença significativa entre os grupos em 20 deles.Universidade Estadual de Maringá2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200012Psicologia em Estudo v.9 n.2 2004reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722004000200012info:eu-repo/semantics/openAccessNoronha,Ana Paula PortoBaldo,Camila RafaelaAlmeida,Marília Cristina deFreitas,Joseane Vasconcellos deBarbin,Patrícia FagnaniCozoli,Julianapor2005-10-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722004000200012Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2005-10-06T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica
title Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica
spellingShingle Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica
Noronha,Ana Paula Porto
avaliação psicológica
formação profissional
testes psicológicos
title_short Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica
title_full Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica
title_fullStr Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica
title_full_unstemmed Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica
title_sort Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica
author Noronha,Ana Paula Porto
author_facet Noronha,Ana Paula Porto
Baldo,Camila Rafaela
Almeida,Marília Cristina de
Freitas,Joseane Vasconcellos de
Barbin,Patrícia Fagnani
Cozoli,Juliana
author_role author
author2 Baldo,Camila Rafaela
Almeida,Marília Cristina de
Freitas,Joseane Vasconcellos de
Barbin,Patrícia Fagnani
Cozoli,Juliana
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Noronha,Ana Paula Porto
Baldo,Camila Rafaela
Almeida,Marília Cristina de
Freitas,Joseane Vasconcellos de
Barbin,Patrícia Fagnani
Cozoli,Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação psicológica
formação profissional
testes psicológicos
topic avaliação psicológica
formação profissional
testes psicológicos
description O objeto de estudo do presente trabalho é a formação em avaliação psicológica. O ensino de avaliação tem sido considerado um problema central na formação em psicologia, tendo-se em vista que diferentes autores têm apontado para uma relação entre atuações profissionais impróprias e formação inconsistente na área. O trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento que estudantes de psicologia e de engenharia têm a respeito de conteúdos relativos à avaliação psicológica. Participaram 193 sujeitos, sendo 47 do curso de engenharia e 146 do curso de psicologia de uma instituição privada do Interior paulista. Para a realização do estudo elaborou-se um questionário contendo 35 itens dicotômicos, abordando questões sobre o conceito de avaliação psicológica, aprendizagem e uso de instrumentos. As aplicações ocorreram coletivamente em sala de aula. Os resultados evidenciaram que o Grupo 2 (psicologia) apresentou melhor desempenho que o Grupo 1 (engenharia) em grande parte das questões, tendo havido diferença significativa entre os grupos em 20 deles.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722004000200012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.9 n.2 2004
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127903434276864