A Relação Universidade-Escola na Formação de Professores: Reflexões de uma Pesquisa-Intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000200301 |
Resumo: | Resumo O presente trabalho traz uma reflexão crítica acerca da relação normalmente construída dentro dos muros acadêmicos a ser aplicada no cotidiano escolar. O artigo tem como objetivo discutir a formação de professores de educação básica como possível analisador da relação Universidade-Escola, a partir de uma pesquisa-intervenção realizada numa escola pública estadual no município de Fortaleza-CE. A partir das bases epistemológicas, políticas e éticas da pesquisa-intervenção, sobretudo da Análise Institucional e da Cartografia, discute-se a possibilidade de pesquisar COM a escola e não SOBRE a escola, enfatizando a micropolítica de seu cotidiano institucional. Com base na análise de implicação dos pesquisadores, os resultados envolvem a um só tempo, a reflexão acerca de como normalmente ocorre a entrada da universidade na escola como locusde pesquisa, e por outro lado, como a escola também acaba por habitar a universidade durante o processo de pesquisa. Tal discussão pretende contribuir para a formação de profissionais e pesquisadores psi. Logo, analisam-se as reverberações da pesquisa-intervenção sobre as mudanças nas práticas pedagógicas dos professores participantes e na formação universitária dos psicólogos. |
id |
CFP-1_2efe08140dd4deb1df16d05d7e59b541 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932018000200301 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Relação Universidade-Escola na Formação de Professores: Reflexões de uma Pesquisa-IntervençãoPesquisa-intervençãoFormação de ProfessoresEscola PúblicaUniversidadeResumo O presente trabalho traz uma reflexão crítica acerca da relação normalmente construída dentro dos muros acadêmicos a ser aplicada no cotidiano escolar. O artigo tem como objetivo discutir a formação de professores de educação básica como possível analisador da relação Universidade-Escola, a partir de uma pesquisa-intervenção realizada numa escola pública estadual no município de Fortaleza-CE. A partir das bases epistemológicas, políticas e éticas da pesquisa-intervenção, sobretudo da Análise Institucional e da Cartografia, discute-se a possibilidade de pesquisar COM a escola e não SOBRE a escola, enfatizando a micropolítica de seu cotidiano institucional. Com base na análise de implicação dos pesquisadores, os resultados envolvem a um só tempo, a reflexão acerca de como normalmente ocorre a entrada da universidade na escola como locusde pesquisa, e por outro lado, como a escola também acaba por habitar a universidade durante o processo de pesquisa. Tal discussão pretende contribuir para a formação de profissionais e pesquisadores psi. Logo, analisam-se as reverberações da pesquisa-intervenção sobre as mudanças nas práticas pedagógicas dos professores participantes e na formação universitária dos psicólogos.Conselho Federal de Psicologia2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000200301Psicologia: Ciência e Profissão v.38 n.2 2018reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703005172017info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda,Luciana LoboOliveira,Priscila Sanches NerySouza Filho,José Alves deSousa,Suzana Kérzia Rocha Bezerrapor2018-10-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932018000200301Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2018-10-05T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Relação Universidade-Escola na Formação de Professores: Reflexões de uma Pesquisa-Intervenção |
title |
A Relação Universidade-Escola na Formação de Professores: Reflexões de uma Pesquisa-Intervenção |
spellingShingle |
A Relação Universidade-Escola na Formação de Professores: Reflexões de uma Pesquisa-Intervenção Miranda,Luciana Lobo Pesquisa-intervenção Formação de Professores Escola Pública Universidade |
title_short |
A Relação Universidade-Escola na Formação de Professores: Reflexões de uma Pesquisa-Intervenção |
title_full |
A Relação Universidade-Escola na Formação de Professores: Reflexões de uma Pesquisa-Intervenção |
title_fullStr |
A Relação Universidade-Escola na Formação de Professores: Reflexões de uma Pesquisa-Intervenção |
title_full_unstemmed |
A Relação Universidade-Escola na Formação de Professores: Reflexões de uma Pesquisa-Intervenção |
title_sort |
A Relação Universidade-Escola na Formação de Professores: Reflexões de uma Pesquisa-Intervenção |
author |
Miranda,Luciana Lobo |
author_facet |
Miranda,Luciana Lobo Oliveira,Priscila Sanches Nery Souza Filho,José Alves de Sousa,Suzana Kérzia Rocha Bezerra |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Priscila Sanches Nery Souza Filho,José Alves de Sousa,Suzana Kérzia Rocha Bezerra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda,Luciana Lobo Oliveira,Priscila Sanches Nery Souza Filho,José Alves de Sousa,Suzana Kérzia Rocha Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa-intervenção Formação de Professores Escola Pública Universidade |
topic |
Pesquisa-intervenção Formação de Professores Escola Pública Universidade |
description |
Resumo O presente trabalho traz uma reflexão crítica acerca da relação normalmente construída dentro dos muros acadêmicos a ser aplicada no cotidiano escolar. O artigo tem como objetivo discutir a formação de professores de educação básica como possível analisador da relação Universidade-Escola, a partir de uma pesquisa-intervenção realizada numa escola pública estadual no município de Fortaleza-CE. A partir das bases epistemológicas, políticas e éticas da pesquisa-intervenção, sobretudo da Análise Institucional e da Cartografia, discute-se a possibilidade de pesquisar COM a escola e não SOBRE a escola, enfatizando a micropolítica de seu cotidiano institucional. Com base na análise de implicação dos pesquisadores, os resultados envolvem a um só tempo, a reflexão acerca de como normalmente ocorre a entrada da universidade na escola como locusde pesquisa, e por outro lado, como a escola também acaba por habitar a universidade durante o processo de pesquisa. Tal discussão pretende contribuir para a formação de profissionais e pesquisadores psi. Logo, analisam-se as reverberações da pesquisa-intervenção sobre as mudanças nas práticas pedagógicas dos professores participantes e na formação universitária dos psicólogos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000200301 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000200301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-3703005172017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.38 n.2 2018 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122431295913984 |