A Relação Universidade-Escola na Formação de Professores: Reflexões de uma Pesquisa-Intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda,Luciana Lobo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira,Priscila Sanches Nery, Souza Filho,José Alves de, Sousa,Suzana Kérzia Rocha Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000200301
Resumo: Resumo O presente trabalho traz uma reflexão crítica acerca da relação normalmente construída dentro dos muros acadêmicos a ser aplicada no cotidiano escolar. O artigo tem como objetivo discutir a formação de professores de educação básica como possível analisador da relação Universidade-Escola, a partir de uma pesquisa-intervenção realizada numa escola pública estadual no município de Fortaleza-CE. A partir das bases epistemológicas, políticas e éticas da pesquisa-intervenção, sobretudo da Análise Institucional e da Cartografia, discute-se a possibilidade de pesquisar COM a escola e não SOBRE a escola, enfatizando a micropolítica de seu cotidiano institucional. Com base na análise de implicação dos pesquisadores, os resultados envolvem a um só tempo, a reflexão acerca de como normalmente ocorre a entrada da universidade na escola como locusde pesquisa, e por outro lado, como a escola também acaba por habitar a universidade durante o processo de pesquisa. Tal discussão pretende contribuir para a formação de profissionais e pesquisadores psi. Logo, analisam-se as reverberações da pesquisa-intervenção sobre as mudanças nas práticas pedagógicas dos professores participantes e na formação universitária dos psicólogos.
id CFP-1_2efe08140dd4deb1df16d05d7e59b541
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932018000200301
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling A Relação Universidade-Escola na Formação de Professores: Reflexões de uma Pesquisa-IntervençãoPesquisa-intervençãoFormação de ProfessoresEscola PúblicaUniversidadeResumo O presente trabalho traz uma reflexão crítica acerca da relação normalmente construída dentro dos muros acadêmicos a ser aplicada no cotidiano escolar. O artigo tem como objetivo discutir a formação de professores de educação básica como possível analisador da relação Universidade-Escola, a partir de uma pesquisa-intervenção realizada numa escola pública estadual no município de Fortaleza-CE. A partir das bases epistemológicas, políticas e éticas da pesquisa-intervenção, sobretudo da Análise Institucional e da Cartografia, discute-se a possibilidade de pesquisar COM a escola e não SOBRE a escola, enfatizando a micropolítica de seu cotidiano institucional. Com base na análise de implicação dos pesquisadores, os resultados envolvem a um só tempo, a reflexão acerca de como normalmente ocorre a entrada da universidade na escola como locusde pesquisa, e por outro lado, como a escola também acaba por habitar a universidade durante o processo de pesquisa. Tal discussão pretende contribuir para a formação de profissionais e pesquisadores psi. Logo, analisam-se as reverberações da pesquisa-intervenção sobre as mudanças nas práticas pedagógicas dos professores participantes e na formação universitária dos psicólogos.Conselho Federal de Psicologia2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000200301Psicologia: Ciência e Profissão v.38 n.2 2018reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703005172017info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda,Luciana LoboOliveira,Priscila Sanches NerySouza Filho,José Alves deSousa,Suzana Kérzia Rocha Bezerrapor2018-10-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932018000200301Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2018-10-05T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Relação Universidade-Escola na Formação de Professores: Reflexões de uma Pesquisa-Intervenção
title A Relação Universidade-Escola na Formação de Professores: Reflexões de uma Pesquisa-Intervenção
spellingShingle A Relação Universidade-Escola na Formação de Professores: Reflexões de uma Pesquisa-Intervenção
Miranda,Luciana Lobo
Pesquisa-intervenção
Formação de Professores
Escola Pública
Universidade
title_short A Relação Universidade-Escola na Formação de Professores: Reflexões de uma Pesquisa-Intervenção
title_full A Relação Universidade-Escola na Formação de Professores: Reflexões de uma Pesquisa-Intervenção
title_fullStr A Relação Universidade-Escola na Formação de Professores: Reflexões de uma Pesquisa-Intervenção
title_full_unstemmed A Relação Universidade-Escola na Formação de Professores: Reflexões de uma Pesquisa-Intervenção
title_sort A Relação Universidade-Escola na Formação de Professores: Reflexões de uma Pesquisa-Intervenção
author Miranda,Luciana Lobo
author_facet Miranda,Luciana Lobo
Oliveira,Priscila Sanches Nery
Souza Filho,José Alves de
Sousa,Suzana Kérzia Rocha Bezerra
author_role author
author2 Oliveira,Priscila Sanches Nery
Souza Filho,José Alves de
Sousa,Suzana Kérzia Rocha Bezerra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda,Luciana Lobo
Oliveira,Priscila Sanches Nery
Souza Filho,José Alves de
Sousa,Suzana Kérzia Rocha Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa-intervenção
Formação de Professores
Escola Pública
Universidade
topic Pesquisa-intervenção
Formação de Professores
Escola Pública
Universidade
description Resumo O presente trabalho traz uma reflexão crítica acerca da relação normalmente construída dentro dos muros acadêmicos a ser aplicada no cotidiano escolar. O artigo tem como objetivo discutir a formação de professores de educação básica como possível analisador da relação Universidade-Escola, a partir de uma pesquisa-intervenção realizada numa escola pública estadual no município de Fortaleza-CE. A partir das bases epistemológicas, políticas e éticas da pesquisa-intervenção, sobretudo da Análise Institucional e da Cartografia, discute-se a possibilidade de pesquisar COM a escola e não SOBRE a escola, enfatizando a micropolítica de seu cotidiano institucional. Com base na análise de implicação dos pesquisadores, os resultados envolvem a um só tempo, a reflexão acerca de como normalmente ocorre a entrada da universidade na escola como locusde pesquisa, e por outro lado, como a escola também acaba por habitar a universidade durante o processo de pesquisa. Tal discussão pretende contribuir para a formação de profissionais e pesquisadores psi. Logo, analisam-se as reverberações da pesquisa-intervenção sobre as mudanças nas práticas pedagógicas dos professores participantes e na formação universitária dos psicólogos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000200301
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000200301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703005172017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.38 n.2 2018
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122431295913984