Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda,Luciana Lobo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira,Eveline Nogueira Pinheiro de, Shioga,Júlia Evangelista Mota, Rodrigues,Denise Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200245
Resumo: Resumo O artigo tece reflexões sobre a Psicologia Educacional a partir da construção de um processo de pesquisa em duas escolas públicas da periferia de Fortaleza-CE. A pesquisa adotou a perspectiva teórico-metodológica da pesquisa-intervenção com base na Análise Institucional francesa e propôs investigar o entrelaçamento entre escola pública, mídia e juventude. O objetivo do artigo foi discutir as relações intraescolares evidenciadas na dinâmica da pesquisa, com ênfase no aspecto metodológico, no processo de pesquisar com as escolas. Os procedimentos utilizados foram restituições, observações participantes, conversas com gestores e oficina de vídeo. Acontecimentos analisadores evidenciaram relações intraescolares atravessadas pela indisciplina e pelos usos não autorizados da mídia em sala de aula, assim como repercussões do mundo laboral no cotidiano escolar: competição, profissionalização e falta de tempo. A análise do processo de pesquisar COM jovens e COM escolas trouxe diversos questionamentos e a compreensão de que a invenção de novas práticas e a (re)invenção da pesquisa são fundamentais.
id ABRAPEE-1_c51827908ffc7f658f593f5640f96f73
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572016000200245
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolaresEscolapesquisa-intervençãojuventudeResumo O artigo tece reflexões sobre a Psicologia Educacional a partir da construção de um processo de pesquisa em duas escolas públicas da periferia de Fortaleza-CE. A pesquisa adotou a perspectiva teórico-metodológica da pesquisa-intervenção com base na Análise Institucional francesa e propôs investigar o entrelaçamento entre escola pública, mídia e juventude. O objetivo do artigo foi discutir as relações intraescolares evidenciadas na dinâmica da pesquisa, com ênfase no aspecto metodológico, no processo de pesquisar com as escolas. Os procedimentos utilizados foram restituições, observações participantes, conversas com gestores e oficina de vídeo. Acontecimentos analisadores evidenciaram relações intraescolares atravessadas pela indisciplina e pelos usos não autorizados da mídia em sala de aula, assim como repercussões do mundo laboral no cotidiano escolar: competição, profissionalização e falta de tempo. A análise do processo de pesquisar COM jovens e COM escolas trouxe diversos questionamentos e a compreensão de que a invenção de novas práticas e a (re)invenção da pesquisa são fundamentais.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200245Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.2 2016reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-353920150202958info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda,Luciana LoboOliveira,Eveline Nogueira Pinheiro deShioga,Júlia Evangelista MotaRodrigues,Denise Costapor2016-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572016000200245Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2016-09-30T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolares
title Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolares
spellingShingle Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolares
Miranda,Luciana Lobo
Escola
pesquisa-intervenção
juventude
title_short Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolares
title_full Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolares
title_fullStr Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolares
title_full_unstemmed Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolares
title_sort Pesquisando com jovens na escola: desafios da pesquisa-intervenção em dois contextos escolares
author Miranda,Luciana Lobo
author_facet Miranda,Luciana Lobo
Oliveira,Eveline Nogueira Pinheiro de
Shioga,Júlia Evangelista Mota
Rodrigues,Denise Costa
author_role author
author2 Oliveira,Eveline Nogueira Pinheiro de
Shioga,Júlia Evangelista Mota
Rodrigues,Denise Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda,Luciana Lobo
Oliveira,Eveline Nogueira Pinheiro de
Shioga,Júlia Evangelista Mota
Rodrigues,Denise Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
pesquisa-intervenção
juventude
topic Escola
pesquisa-intervenção
juventude
description Resumo O artigo tece reflexões sobre a Psicologia Educacional a partir da construção de um processo de pesquisa em duas escolas públicas da periferia de Fortaleza-CE. A pesquisa adotou a perspectiva teórico-metodológica da pesquisa-intervenção com base na Análise Institucional francesa e propôs investigar o entrelaçamento entre escola pública, mídia e juventude. O objetivo do artigo foi discutir as relações intraescolares evidenciadas na dinâmica da pesquisa, com ênfase no aspecto metodológico, no processo de pesquisar com as escolas. Os procedimentos utilizados foram restituições, observações participantes, conversas com gestores e oficina de vídeo. Acontecimentos analisadores evidenciaram relações intraescolares atravessadas pela indisciplina e pelos usos não autorizados da mídia em sala de aula, assim como repercussões do mundo laboral no cotidiano escolar: competição, profissionalização e falta de tempo. A análise do processo de pesquisar COM jovens e COM escolas trouxe diversos questionamentos e a compreensão de que a invenção de novas práticas e a (re)invenção da pesquisa são fundamentais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200245
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-353920150202958
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.2 2016
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606467375104