Modos de Ler Livros em Meios Digitais: Transformações da Experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dadico,Luciana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000300725
Resumo: Resumo Este artigo apresenta uma pesquisa empírica cujo objetivo foi descobrir como leitores leem livros na tela digital. Uma teoria da experiência constituída no âmbito da chamada “escola de Frankfurt” contribuiu para o desenho do método que balizou este estudo. Foram entrevistados individualmente quatro leitores adultos, residentes no estado de São Paulo, de forma semiaberta, gravada e sem uso de questionário. Estas entrevistas produziram imagens dos objetos em foco na pesquisa, a partir das quais investigou-se a apercepção de tais objetos e as relações estabelecidas com eles pelos leitores. Os modos como os leitores liam livros na tela foram destacados e articulados às categorias imanentes do livro em tela, permitindo individuar padrões que participam da experiência de leitura. Emergiram como modos de ler livros em tela a leitura flutuante, a leitura frenética e a leitura eficiente, ancoradas em elementos específicos da obra e empreendidas por um leitor utilitarista e receoso de aventurar-se em experiências novas. Considera-se que as tendências de leitura apontadas participam de e na estruturação de novas formas da experiência, bem como da formação cultural do indivíduo na era digital.
id CFP-1_3131db7c2873852e0979bf4ff49bff47
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932017000300725
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Modos de Ler Livros em Meios Digitais: Transformações da ExperiênciaLeituraLivros-textoNovas MídiasExperiênciaTeoria CríticaResumo Este artigo apresenta uma pesquisa empírica cujo objetivo foi descobrir como leitores leem livros na tela digital. Uma teoria da experiência constituída no âmbito da chamada “escola de Frankfurt” contribuiu para o desenho do método que balizou este estudo. Foram entrevistados individualmente quatro leitores adultos, residentes no estado de São Paulo, de forma semiaberta, gravada e sem uso de questionário. Estas entrevistas produziram imagens dos objetos em foco na pesquisa, a partir das quais investigou-se a apercepção de tais objetos e as relações estabelecidas com eles pelos leitores. Os modos como os leitores liam livros na tela foram destacados e articulados às categorias imanentes do livro em tela, permitindo individuar padrões que participam da experiência de leitura. Emergiram como modos de ler livros em tela a leitura flutuante, a leitura frenética e a leitura eficiente, ancoradas em elementos específicos da obra e empreendidas por um leitor utilitarista e receoso de aventurar-se em experiências novas. Considera-se que as tendências de leitura apontadas participam de e na estruturação de novas formas da experiência, bem como da formação cultural do indivíduo na era digital.Conselho Federal de Psicologia2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000300725Psicologia: Ciência e Profissão v.37 n.3 2017reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703004662016info:eu-repo/semantics/openAccessDadico,Lucianapor2017-12-21T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932017000300725Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2017-12-21T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modos de Ler Livros em Meios Digitais: Transformações da Experiência
title Modos de Ler Livros em Meios Digitais: Transformações da Experiência
spellingShingle Modos de Ler Livros em Meios Digitais: Transformações da Experiência
Dadico,Luciana
Leitura
Livros-texto
Novas Mídias
Experiência
Teoria Crítica
title_short Modos de Ler Livros em Meios Digitais: Transformações da Experiência
title_full Modos de Ler Livros em Meios Digitais: Transformações da Experiência
title_fullStr Modos de Ler Livros em Meios Digitais: Transformações da Experiência
title_full_unstemmed Modos de Ler Livros em Meios Digitais: Transformações da Experiência
title_sort Modos de Ler Livros em Meios Digitais: Transformações da Experiência
author Dadico,Luciana
author_facet Dadico,Luciana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dadico,Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Livros-texto
Novas Mídias
Experiência
Teoria Crítica
topic Leitura
Livros-texto
Novas Mídias
Experiência
Teoria Crítica
description Resumo Este artigo apresenta uma pesquisa empírica cujo objetivo foi descobrir como leitores leem livros na tela digital. Uma teoria da experiência constituída no âmbito da chamada “escola de Frankfurt” contribuiu para o desenho do método que balizou este estudo. Foram entrevistados individualmente quatro leitores adultos, residentes no estado de São Paulo, de forma semiaberta, gravada e sem uso de questionário. Estas entrevistas produziram imagens dos objetos em foco na pesquisa, a partir das quais investigou-se a apercepção de tais objetos e as relações estabelecidas com eles pelos leitores. Os modos como os leitores liam livros na tela foram destacados e articulados às categorias imanentes do livro em tela, permitindo individuar padrões que participam da experiência de leitura. Emergiram como modos de ler livros em tela a leitura flutuante, a leitura frenética e a leitura eficiente, ancoradas em elementos específicos da obra e empreendidas por um leitor utilitarista e receoso de aventurar-se em experiências novas. Considera-se que as tendências de leitura apontadas participam de e na estruturação de novas formas da experiência, bem como da formação cultural do indivíduo na era digital.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000300725
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000300725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703004662016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.37 n.3 2017
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122430945689600