O processo de leitura realizado pela fórmula “estudo do texto” no livro didático de língua portuguesa
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4376 |
Resumo: | Este artigo apresenta reflexões sobre o trabalho com a compreensão de leitura apresentado pelos livros didáticos de Língua Portuguesa. Partindo de um estudo anterior, realizado por Marcuschi (2001), em que uma taxionomia das perguntas que mais apareceram no Estudo do Texto dos livros didáticos foi elaborada, investigamos, ancorados ao arcabouço teórico da Linguística Aplicada, o Estudo do Texto da obra Linguagem Nova – 5º série (FARACO & MOURA, 2004), sendo esse um dos livros mais adotados nas escolas da rede pública de ensino no Norte do Paraná. Este artigo, portanto, tem o objetivo de apresentar a expansão das tipologias demarcadas por Marcuschi (2001). O resultado demonstra que a expansão ocorreu, principalmente, sobre as questões enquadradas na perspectiva interacionista de leitura (KATO, 1990, SILVA, 1990; SOLÉ, 1998; LEFFA, 1999). |
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Este artigo apresenta reflexões sobre o trabalho com a compreensão de leitura apresentado pelos livros didáticos de Língua Portuguesa. Partindo de um estudo anterior, realizado por Marcuschi (2001), em que uma taxionomia das perguntas que mais apareceram no Estudo do Texto dos livros didáticos foi elaborada, investigamos, ancorados ao arcabouço teórico da Linguística Aplicada, o Estudo do Texto da obra Linguagem Nova – 5º série (FARACO & MOURA, 2004), sendo esse um dos livros mais adotados nas escolas da rede pública de ensino no Norte do Paraná. Este artigo, portanto, tem o objetivo de apresentar a expansão das tipologias demarcadas por Marcuschi (2001). O resultado demonstra que a expansão ocorreu, principalmente, sobre as questões enquadradas na perspectiva interacionista de leitura (KATO, 1990, SILVA, 1990; SOLÉ, 1998; LEFFA, 1999). |
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