Comprovando a hipótese do compromisso convencional: influência dos pares socionormativos sobre as condutas desviantes em jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Formiga,Nilton Soares
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932005000400009
Resumo: As explicações sobre as condutas dos adolescentes têm sido relacionadas às diferenças individuais e psicossociais, porém, o foco na dinâmica funcional e estrutural da família vem pretendendo explicar esse fenômeno com maior consistência. Neste trabalho, procura-se avaliar a relação entre identidade com os pares socionormativos (pai, mãe e professores) e as condutas anti-sociais e delitivas. 901 jovens das cidades de João Pessoa e Palmas, entre 15 e 21 anos, de ambos os sexos, responderam a escala de condutas anti-sociais e delitivas e da identidade com pares socio-normativos (pai, mãe e professores).Foi encontrada uma correlação direta entre identidade com o pai, mãe e professor; por sua vez, esses pares relacionaram-se negativamente com ambas as condutas. A identificação com o pai, mãe e professores, além de contribuir para formação social e normativa dos jovens, contribuirá para o contínuo escola-família em direção a um fator de proteção juvenil.
id CFP-1_37e6d5a25d71ab7f1654bff30c546bbd
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932005000400009
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Comprovando a hipótese do compromisso convencional: influência dos pares socionormativos sobre as condutas desviantes em jovensCompromisso convencionalParesCondutas anti-sociais e delitivasJovensAs explicações sobre as condutas dos adolescentes têm sido relacionadas às diferenças individuais e psicossociais, porém, o foco na dinâmica funcional e estrutural da família vem pretendendo explicar esse fenômeno com maior consistência. Neste trabalho, procura-se avaliar a relação entre identidade com os pares socionormativos (pai, mãe e professores) e as condutas anti-sociais e delitivas. 901 jovens das cidades de João Pessoa e Palmas, entre 15 e 21 anos, de ambos os sexos, responderam a escala de condutas anti-sociais e delitivas e da identidade com pares socio-normativos (pai, mãe e professores).Foi encontrada uma correlação direta entre identidade com o pai, mãe e professor; por sua vez, esses pares relacionaram-se negativamente com ambas as condutas. A identificação com o pai, mãe e professores, além de contribuir para formação social e normativa dos jovens, contribuirá para o contínuo escola-família em direção a um fator de proteção juvenil.Conselho Federal de Psicologia2005-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932005000400009Psicologia: Ciência e Profissão v.25 n.4 2005reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932005000400009info:eu-repo/semantics/openAccessFormiga,Nilton Soarespor2012-08-20T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932005000400009Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-08-20T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comprovando a hipótese do compromisso convencional: influência dos pares socionormativos sobre as condutas desviantes em jovens
title Comprovando a hipótese do compromisso convencional: influência dos pares socionormativos sobre as condutas desviantes em jovens
spellingShingle Comprovando a hipótese do compromisso convencional: influência dos pares socionormativos sobre as condutas desviantes em jovens
Formiga,Nilton Soares
Compromisso convencional
Pares
Condutas anti-sociais e delitivas
Jovens
title_short Comprovando a hipótese do compromisso convencional: influência dos pares socionormativos sobre as condutas desviantes em jovens
title_full Comprovando a hipótese do compromisso convencional: influência dos pares socionormativos sobre as condutas desviantes em jovens
title_fullStr Comprovando a hipótese do compromisso convencional: influência dos pares socionormativos sobre as condutas desviantes em jovens
title_full_unstemmed Comprovando a hipótese do compromisso convencional: influência dos pares socionormativos sobre as condutas desviantes em jovens
title_sort Comprovando a hipótese do compromisso convencional: influência dos pares socionormativos sobre as condutas desviantes em jovens
author Formiga,Nilton Soares
author_facet Formiga,Nilton Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Formiga,Nilton Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Compromisso convencional
Pares
Condutas anti-sociais e delitivas
Jovens
topic Compromisso convencional
Pares
Condutas anti-sociais e delitivas
Jovens
description As explicações sobre as condutas dos adolescentes têm sido relacionadas às diferenças individuais e psicossociais, porém, o foco na dinâmica funcional e estrutural da família vem pretendendo explicar esse fenômeno com maior consistência. Neste trabalho, procura-se avaliar a relação entre identidade com os pares socionormativos (pai, mãe e professores) e as condutas anti-sociais e delitivas. 901 jovens das cidades de João Pessoa e Palmas, entre 15 e 21 anos, de ambos os sexos, responderam a escala de condutas anti-sociais e delitivas e da identidade com pares socio-normativos (pai, mãe e professores).Foi encontrada uma correlação direta entre identidade com o pai, mãe e professor; por sua vez, esses pares relacionaram-se negativamente com ambas as condutas. A identificação com o pai, mãe e professores, além de contribuir para formação social e normativa dos jovens, contribuirá para o contínuo escola-família em direção a um fator de proteção juvenil.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932005000400009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932005000400009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932005000400009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.25 n.4 2005
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122427791572992