Psicologia escolar: um duplo desafio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valle,Luiza Elena Leite Ribeiro do
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932003000100004
Resumo: A educação representa a capacidade de um povo organizar-se e construir seu futuro, portanto, não se realiza ao acaso, mas como consequência de um esforço expressivo. A Psicologia Escolar pretende facilitar o desenvolvimento humano, mas ainda permanece pouco conhecida. O sucesso no desempenho do psicólogo escolar exige uma imagem clara de seus principais propósitos, enfrentando um duplo desafio: ser aceito na escola (sem ter seu papel limitado na busca da promoção do desenvolvimento infantil) e ser apoiado na organização de atividades preventivas que afetam o curso do desenvolvimento da criança (envolvendo o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e físico e o enriquecimento da interação social da criança). Brevemente, o propósito deste estudo é focalizar de forma prática um campo mais eficiente, amplo e satisfatório para a Psicologia Escolar.
id CFP-1_3829e0c9253cbe95e81c7c1b68cc75e1
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932003000100004
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Psicologia escolar: um duplo desafioPsicologia EscolarEducaçãoDesenvolvimento infantilA educação representa a capacidade de um povo organizar-se e construir seu futuro, portanto, não se realiza ao acaso, mas como consequência de um esforço expressivo. A Psicologia Escolar pretende facilitar o desenvolvimento humano, mas ainda permanece pouco conhecida. O sucesso no desempenho do psicólogo escolar exige uma imagem clara de seus principais propósitos, enfrentando um duplo desafio: ser aceito na escola (sem ter seu papel limitado na busca da promoção do desenvolvimento infantil) e ser apoiado na organização de atividades preventivas que afetam o curso do desenvolvimento da criança (envolvendo o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e físico e o enriquecimento da interação social da criança). Brevemente, o propósito deste estudo é focalizar de forma prática um campo mais eficiente, amplo e satisfatório para a Psicologia Escolar.Conselho Federal de Psicologia2003-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932003000100004Psicologia: Ciência e Profissão v.23 n.1 2003reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932003000100004info:eu-repo/semantics/openAccessValle,Luiza Elena Leite Ribeiro dopor2012-08-30T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932003000100004Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-08-30T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia escolar: um duplo desafio
title Psicologia escolar: um duplo desafio
spellingShingle Psicologia escolar: um duplo desafio
Valle,Luiza Elena Leite Ribeiro do
Psicologia Escolar
Educação
Desenvolvimento infantil
title_short Psicologia escolar: um duplo desafio
title_full Psicologia escolar: um duplo desafio
title_fullStr Psicologia escolar: um duplo desafio
title_full_unstemmed Psicologia escolar: um duplo desafio
title_sort Psicologia escolar: um duplo desafio
author Valle,Luiza Elena Leite Ribeiro do
author_facet Valle,Luiza Elena Leite Ribeiro do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valle,Luiza Elena Leite Ribeiro do
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Escolar
Educação
Desenvolvimento infantil
topic Psicologia Escolar
Educação
Desenvolvimento infantil
description A educação representa a capacidade de um povo organizar-se e construir seu futuro, portanto, não se realiza ao acaso, mas como consequência de um esforço expressivo. A Psicologia Escolar pretende facilitar o desenvolvimento humano, mas ainda permanece pouco conhecida. O sucesso no desempenho do psicólogo escolar exige uma imagem clara de seus principais propósitos, enfrentando um duplo desafio: ser aceito na escola (sem ter seu papel limitado na busca da promoção do desenvolvimento infantil) e ser apoiado na organização de atividades preventivas que afetam o curso do desenvolvimento da criança (envolvendo o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e físico e o enriquecimento da interação social da criança). Brevemente, o propósito deste estudo é focalizar de forma prática um campo mais eficiente, amplo e satisfatório para a Psicologia Escolar.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932003000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932003000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932003000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.23 n.1 2003
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122427410939904