Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroga,Fabiana
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Borges-Andrade,Jairo Eduardo, Miranda,Rodrigo Araújo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000400011
Resumo: Livros de texto para o ensino superior muito raramente são objeto de avaliação formativa. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar para o contexto brasileiro um instrumento para a captação de dados de avaliação formativa, visto que no Brasil ainda são escassas as tentativas de aplicação de avaliações dessa natureza. Contou-se com a participação de duas turmas de estudantes da graduação do curso de Psicologia e duas do curso de Administração de uma universidade pública federal. Após ser submetido a uma análise fatorial exploratória, o instrumento apresentou indicadores psicométricos que apontaram evidências de validade de construto, sendo útil para a avaliação de materiais instrucionais. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fortalecimento do processo de avaliação formativa de materiais didáticos no contexto brasileiro.
id CFP-1_46dd4705c8783781ec949ded23cff3b1
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932009000400011
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucionalQualidade da educaçãoEnsino em PsicologiaMateriais didáticosLivros de texto para o ensino superior muito raramente são objeto de avaliação formativa. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar para o contexto brasileiro um instrumento para a captação de dados de avaliação formativa, visto que no Brasil ainda são escassas as tentativas de aplicação de avaliações dessa natureza. Contou-se com a participação de duas turmas de estudantes da graduação do curso de Psicologia e duas do curso de Administração de uma universidade pública federal. Após ser submetido a uma análise fatorial exploratória, o instrumento apresentou indicadores psicométricos que apontaram evidências de validade de construto, sendo útil para a avaliação de materiais instrucionais. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fortalecimento do processo de avaliação formativa de materiais didáticos no contexto brasileiro.Conselho Federal de Psicologia2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000400011Psicologia: Ciência e Profissão v.29 n.4 2009reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932009000400011info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroga,FabianaBorges-Andrade,Jairo EduardoMiranda,Rodrigo Araújo depor2012-03-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932009000400011Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-03-05T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional
title Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional
spellingShingle Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional
Queiroga,Fabiana
Qualidade da educação
Ensino em Psicologia
Materiais didáticos
title_short Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional
title_full Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional
title_fullStr Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional
title_full_unstemmed Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional
title_sort Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional
author Queiroga,Fabiana
author_facet Queiroga,Fabiana
Borges-Andrade,Jairo Eduardo
Miranda,Rodrigo Araújo de
author_role author
author2 Borges-Andrade,Jairo Eduardo
Miranda,Rodrigo Araújo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroga,Fabiana
Borges-Andrade,Jairo Eduardo
Miranda,Rodrigo Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade da educação
Ensino em Psicologia
Materiais didáticos
topic Qualidade da educação
Ensino em Psicologia
Materiais didáticos
description Livros de texto para o ensino superior muito raramente são objeto de avaliação formativa. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar para o contexto brasileiro um instrumento para a captação de dados de avaliação formativa, visto que no Brasil ainda são escassas as tentativas de aplicação de avaliações dessa natureza. Contou-se com a participação de duas turmas de estudantes da graduação do curso de Psicologia e duas do curso de Administração de uma universidade pública federal. Após ser submetido a uma análise fatorial exploratória, o instrumento apresentou indicadores psicométricos que apontaram evidências de validade de construto, sendo útil para a avaliação de materiais instrucionais. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fortalecimento do processo de avaliação formativa de materiais didáticos no contexto brasileiro.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000400011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932009000400011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.29 n.4 2009
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122428598976512