Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000400011 |
Resumo: | Livros de texto para o ensino superior muito raramente são objeto de avaliação formativa. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar para o contexto brasileiro um instrumento para a captação de dados de avaliação formativa, visto que no Brasil ainda são escassas as tentativas de aplicação de avaliações dessa natureza. Contou-se com a participação de duas turmas de estudantes da graduação do curso de Psicologia e duas do curso de Administração de uma universidade pública federal. Após ser submetido a uma análise fatorial exploratória, o instrumento apresentou indicadores psicométricos que apontaram evidências de validade de construto, sendo útil para a avaliação de materiais instrucionais. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fortalecimento do processo de avaliação formativa de materiais didáticos no contexto brasileiro. |
id |
CFP-1_46dd4705c8783781ec949ded23cff3b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932009000400011 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucionalQualidade da educaçãoEnsino em PsicologiaMateriais didáticosLivros de texto para o ensino superior muito raramente são objeto de avaliação formativa. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar para o contexto brasileiro um instrumento para a captação de dados de avaliação formativa, visto que no Brasil ainda são escassas as tentativas de aplicação de avaliações dessa natureza. Contou-se com a participação de duas turmas de estudantes da graduação do curso de Psicologia e duas do curso de Administração de uma universidade pública federal. Após ser submetido a uma análise fatorial exploratória, o instrumento apresentou indicadores psicométricos que apontaram evidências de validade de construto, sendo útil para a avaliação de materiais instrucionais. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fortalecimento do processo de avaliação formativa de materiais didáticos no contexto brasileiro.Conselho Federal de Psicologia2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000400011Psicologia: Ciência e Profissão v.29 n.4 2009reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932009000400011info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroga,FabianaBorges-Andrade,Jairo EduardoMiranda,Rodrigo Araújo depor2012-03-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932009000400011Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-03-05T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional |
title |
Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional |
spellingShingle |
Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional Queiroga,Fabiana Qualidade da educação Ensino em Psicologia Materiais didáticos |
title_short |
Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional |
title_full |
Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional |
title_fullStr |
Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional |
title_full_unstemmed |
Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional |
title_sort |
Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional |
author |
Queiroga,Fabiana |
author_facet |
Queiroga,Fabiana Borges-Andrade,Jairo Eduardo Miranda,Rodrigo Araújo de |
author_role |
author |
author2 |
Borges-Andrade,Jairo Eduardo Miranda,Rodrigo Araújo de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroga,Fabiana Borges-Andrade,Jairo Eduardo Miranda,Rodrigo Araújo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade da educação Ensino em Psicologia Materiais didáticos |
topic |
Qualidade da educação Ensino em Psicologia Materiais didáticos |
description |
Livros de texto para o ensino superior muito raramente são objeto de avaliação formativa. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar para o contexto brasileiro um instrumento para a captação de dados de avaliação formativa, visto que no Brasil ainda são escassas as tentativas de aplicação de avaliações dessa natureza. Contou-se com a participação de duas turmas de estudantes da graduação do curso de Psicologia e duas do curso de Administração de uma universidade pública federal. Após ser submetido a uma análise fatorial exploratória, o instrumento apresentou indicadores psicométricos que apontaram evidências de validade de construto, sendo útil para a avaliação de materiais instrucionais. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fortalecimento do processo de avaliação formativa de materiais didáticos no contexto brasileiro. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000400011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000400011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-98932009000400011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.29 n.4 2009 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122428598976512 |