Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroga, Fabiana
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Borges-Andrade, Jairo Eduardo, Miranda, Rodrigo Araújo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27558
https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011
Resumo: Livros de texto para o ensino superior muito raramente são objeto de avaliação formativa. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar para o contexto brasileiro um instrumento para a captação de dados de avaliação formativa, visto que no Brasil ainda são escassas as tentativas de aplicação de avaliações dessa natureza. Contou-se com a participação de duas turmas de estudantes da graduação do curso de Psicologia e duas do curso de Administração de uma universidade pública federal. Após ser submetido a uma análise fatorial exploratória, o instrumento apresentou indicadores psicométricos que apontaram evidências de validade de construto, sendo útil para a avaliação de materiais instrucionais. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fortalecimento do processo de avaliação formativa de materiais didáticos no contexto brasileiro.
id UNB_43c11d053d08e60616892ae6b2147412
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/27558
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucionalFormative evaluation in Psychology : instrument for instructional material analysisEvaluación formativa en Psicología : instrumento para análisis de material instrucionalQualidade (Educação)Psicologia - estudo e ensinoMateriais didáticosLivros de texto para o ensino superior muito raramente são objeto de avaliação formativa. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar para o contexto brasileiro um instrumento para a captação de dados de avaliação formativa, visto que no Brasil ainda são escassas as tentativas de aplicação de avaliações dessa natureza. Contou-se com a participação de duas turmas de estudantes da graduação do curso de Psicologia e duas do curso de Administração de uma universidade pública federal. Após ser submetido a uma análise fatorial exploratória, o instrumento apresentou indicadores psicométricos que apontaram evidências de validade de construto, sendo útil para a avaliação de materiais instrucionais. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fortalecimento do processo de avaliação formativa de materiais didáticos no contexto brasileiro.Text books for undergraduation are seldom the focus of formative evaluation. The goal of this study was to develop and validate for the Brazilian context an instrument for data collection in formative evaluation. Brazil has scarce attempts of this nature. Participants of the study were psychology and management undergraduate students in a federal public university. Data collected with these participants were submitted to an exploratory factor analysis and the results have pointed out evidences of construct validity. The instrument may be useful for the evaluation of instructional materials. This study may contribute for the strengthening of the process of formative evaluation of teaching materials.Libros de texto para la enseñanza superior muy raramente son objeto de evaluación formativa. Este estudio tuvo como objetivo desarrollar y validar para el contexto brasileño un instrumento para la captación de datos de evaluación formativa, visto que en Brasil aún son escasos los intentos de aplicación de evaluaciones de esa naturaleza. Se contó con la participación de dos grupos de estudiantes de la graduación del curso de Psicología y dos del curso de Administración de una universidad pública federal. Después de ser sometido a un análisis factorial exploratorio, el instrumento presentó indicadores psicométricos que señalaron evidencias de validez de constructo, siendo útil para la evaluación de materiales de instrucción. Se espera que este estudio pueda contribuir con el fortalecimiento del proceso de evaluación formativa de materiales didácticos en el contexto brasileño.Conselho Federal de Psicologia2017-12-07T04:52:15Z2017-12-07T04:52:15Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfQUEIROGA, Fabiana; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; MIRANDA, Rodrigo Araújo de. Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 29, n. 4, p. 796-811, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/fyPdDSwSTFGdhLXjsGhHZXD/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27558https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011Psicologia: Ciência e Profissão - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY). Fonte: https://www.scielo.br/j/pcp/a/fyPdDSwSTFGdhLXjsGhHZXD/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroga, FabianaBorges-Andrade, Jairo EduardoMiranda, Rodrigo Araújo deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/27558Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional
Formative evaluation in Psychology : instrument for instructional material analysis
Evaluación formativa en Psicología : instrumento para análisis de material instrucional
title Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional
spellingShingle Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional
Queiroga, Fabiana
Qualidade (Educação)
Psicologia - estudo e ensino
Materiais didáticos
title_short Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional
title_full Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional
title_fullStr Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional
title_full_unstemmed Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional
title_sort Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional
author Queiroga, Fabiana
author_facet Queiroga, Fabiana
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Miranda, Rodrigo Araújo de
author_role author
author2 Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Miranda, Rodrigo Araújo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroga, Fabiana
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Miranda, Rodrigo Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade (Educação)
Psicologia - estudo e ensino
Materiais didáticos
topic Qualidade (Educação)
Psicologia - estudo e ensino
Materiais didáticos
description Livros de texto para o ensino superior muito raramente são objeto de avaliação formativa. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar para o contexto brasileiro um instrumento para a captação de dados de avaliação formativa, visto que no Brasil ainda são escassas as tentativas de aplicação de avaliações dessa natureza. Contou-se com a participação de duas turmas de estudantes da graduação do curso de Psicologia e duas do curso de Administração de uma universidade pública federal. Após ser submetido a uma análise fatorial exploratória, o instrumento apresentou indicadores psicométricos que apontaram evidências de validade de construto, sendo útil para a avaliação de materiais instrucionais. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fortalecimento do processo de avaliação formativa de materiais didáticos no contexto brasileiro.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2017-12-07T04:52:15Z
2017-12-07T04:52:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUEIROGA, Fabiana; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; MIRANDA, Rodrigo Araújo de. Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 29, n. 4, p. 796-811, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/fyPdDSwSTFGdhLXjsGhHZXD/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27558
https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011
identifier_str_mv QUEIROGA, Fabiana; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; MIRANDA, Rodrigo Araújo de. Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 29, n. 4, p. 796-811, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/fyPdDSwSTFGdhLXjsGhHZXD/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27558
https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508371577929728