Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27558 https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011 |
Resumo: | Livros de texto para o ensino superior muito raramente são objeto de avaliação formativa. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar para o contexto brasileiro um instrumento para a captação de dados de avaliação formativa, visto que no Brasil ainda são escassas as tentativas de aplicação de avaliações dessa natureza. Contou-se com a participação de duas turmas de estudantes da graduação do curso de Psicologia e duas do curso de Administração de uma universidade pública federal. Após ser submetido a uma análise fatorial exploratória, o instrumento apresentou indicadores psicométricos que apontaram evidências de validade de construto, sendo útil para a avaliação de materiais instrucionais. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fortalecimento do processo de avaliação formativa de materiais didáticos no contexto brasileiro. |
id |
UNB_43c11d053d08e60616892ae6b2147412 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/27558 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucionalFormative evaluation in Psychology : instrument for instructional material analysisEvaluación formativa en Psicología : instrumento para análisis de material instrucionalQualidade (Educação)Psicologia - estudo e ensinoMateriais didáticosLivros de texto para o ensino superior muito raramente são objeto de avaliação formativa. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar para o contexto brasileiro um instrumento para a captação de dados de avaliação formativa, visto que no Brasil ainda são escassas as tentativas de aplicação de avaliações dessa natureza. Contou-se com a participação de duas turmas de estudantes da graduação do curso de Psicologia e duas do curso de Administração de uma universidade pública federal. Após ser submetido a uma análise fatorial exploratória, o instrumento apresentou indicadores psicométricos que apontaram evidências de validade de construto, sendo útil para a avaliação de materiais instrucionais. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fortalecimento do processo de avaliação formativa de materiais didáticos no contexto brasileiro.Text books for undergraduation are seldom the focus of formative evaluation. The goal of this study was to develop and validate for the Brazilian context an instrument for data collection in formative evaluation. Brazil has scarce attempts of this nature. Participants of the study were psychology and management undergraduate students in a federal public university. Data collected with these participants were submitted to an exploratory factor analysis and the results have pointed out evidences of construct validity. The instrument may be useful for the evaluation of instructional materials. This study may contribute for the strengthening of the process of formative evaluation of teaching materials.Libros de texto para la enseñanza superior muy raramente son objeto de evaluación formativa. Este estudio tuvo como objetivo desarrollar y validar para el contexto brasileño un instrumento para la captación de datos de evaluación formativa, visto que en Brasil aún son escasos los intentos de aplicación de evaluaciones de esa naturaleza. Se contó con la participación de dos grupos de estudiantes de la graduación del curso de Psicología y dos del curso de Administración de una universidad pública federal. Después de ser sometido a un análisis factorial exploratorio, el instrumento presentó indicadores psicométricos que señalaron evidencias de validez de constructo, siendo útil para la evaluación de materiales de instrucción. Se espera que este estudio pueda contribuir con el fortalecimiento del proceso de evaluación formativa de materiales didácticos en el contexto brasileño.Conselho Federal de Psicologia2017-12-07T04:52:15Z2017-12-07T04:52:15Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfQUEIROGA, Fabiana; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; MIRANDA, Rodrigo Araújo de. Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 29, n. 4, p. 796-811, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/fyPdDSwSTFGdhLXjsGhHZXD/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27558https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011Psicologia: Ciência e Profissão - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY). Fonte: https://www.scielo.br/j/pcp/a/fyPdDSwSTFGdhLXjsGhHZXD/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroga, FabianaBorges-Andrade, Jairo EduardoMiranda, Rodrigo Araújo deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/27558Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional Formative evaluation in Psychology : instrument for instructional material analysis Evaluación formativa en Psicología : instrumento para análisis de material instrucional |
title |
Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional |
spellingShingle |
Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional Queiroga, Fabiana Qualidade (Educação) Psicologia - estudo e ensino Materiais didáticos |
title_short |
Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional |
title_full |
Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional |
title_fullStr |
Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional |
title_full_unstemmed |
Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional |
title_sort |
Avaliação formativa em Psicologia : instrumento para análise de material instrucional |
author |
Queiroga, Fabiana |
author_facet |
Queiroga, Fabiana Borges-Andrade, Jairo Eduardo Miranda, Rodrigo Araújo de |
author_role |
author |
author2 |
Borges-Andrade, Jairo Eduardo Miranda, Rodrigo Araújo de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroga, Fabiana Borges-Andrade, Jairo Eduardo Miranda, Rodrigo Araújo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade (Educação) Psicologia - estudo e ensino Materiais didáticos |
topic |
Qualidade (Educação) Psicologia - estudo e ensino Materiais didáticos |
description |
Livros de texto para o ensino superior muito raramente são objeto de avaliação formativa. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar para o contexto brasileiro um instrumento para a captação de dados de avaliação formativa, visto que no Brasil ainda são escassas as tentativas de aplicação de avaliações dessa natureza. Contou-se com a participação de duas turmas de estudantes da graduação do curso de Psicologia e duas do curso de Administração de uma universidade pública federal. Após ser submetido a uma análise fatorial exploratória, o instrumento apresentou indicadores psicométricos que apontaram evidências de validade de construto, sendo útil para a avaliação de materiais instrucionais. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fortalecimento do processo de avaliação formativa de materiais didáticos no contexto brasileiro. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2017-12-07T04:52:15Z 2017-12-07T04:52:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
QUEIROGA, Fabiana; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; MIRANDA, Rodrigo Araújo de. Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 29, n. 4, p. 796-811, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/fyPdDSwSTFGdhLXjsGhHZXD/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/27558 https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011 |
identifier_str_mv |
QUEIROGA, Fabiana; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; MIRANDA, Rodrigo Araújo de. Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 29, n. 4, p. 796-811, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/fyPdDSwSTFGdhLXjsGhHZXD/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27558 https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932009000400011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508371577929728 |