Pesquisa Qualitativa: Grupo Focal e Intervenções Psicológicas com Idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti,Ana Lúcia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Witter,Carla, Gil,Claúdia Aranha, Vitorino,Sueli dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100020
Resumo: A realização de pesquisas qualitativas é bastante frequente nas ciências sociais, entretanto pouco comum para investigar o processo de envelhecimento no Brasil, embora haja o esforço dos pesquisadores na utilização de métodos tais como: grupo focal, grupos operativos e oficinas psicoterapêuticas. O objetivo deste ensaio teórico foi conceituar e discutir criticamente a utilização dessa modalidade de investigação na produção de conhecimento científico sobre idosos. Com base na literatura e na reflexão dos próprios autores, discutem-se questões pertinentes aos métodos qualitativos referidos, especialmente na condução de estudos e intervenções fundamentados no método clínico. Para embasar e aprofundar o conhecimento sobre a utilização da técnica de grupo focal com idosos em pesquisas, foi feito levantamento da produção científica na SciELO, LILACS e PsycINFO sobre o tema, sendo discutidos os 18 artigos capturados. Para exemplificar o uso de intervenções psicológicas com idosos nas pesquisas qualitativas, são descritos o aporte teórico, os métodos e os resultados gerais de uma intervenção psicológica e de uma oficina terapêutica. Concluiu-se que as pesquisas qualitativas agregam conhecimento importante sobre os idosos e seu processo de envelhecimento, sendo destacado o benefício das intervenções e a possibilidade de aprofundar o assunto com a utilização de métodos qualitativos.
id CFP-1_48e7854d117413fafa2bdae867edf93d
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932015000100020
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Pesquisa Qualitativa: Grupo Focal e Intervenções Psicológicas com IdososMetodologiaPsicoterapiaGerontologiaEnvelhecimentoA realização de pesquisas qualitativas é bastante frequente nas ciências sociais, entretanto pouco comum para investigar o processo de envelhecimento no Brasil, embora haja o esforço dos pesquisadores na utilização de métodos tais como: grupo focal, grupos operativos e oficinas psicoterapêuticas. O objetivo deste ensaio teórico foi conceituar e discutir criticamente a utilização dessa modalidade de investigação na produção de conhecimento científico sobre idosos. Com base na literatura e na reflexão dos próprios autores, discutem-se questões pertinentes aos métodos qualitativos referidos, especialmente na condução de estudos e intervenções fundamentados no método clínico. Para embasar e aprofundar o conhecimento sobre a utilização da técnica de grupo focal com idosos em pesquisas, foi feito levantamento da produção científica na SciELO, LILACS e PsycINFO sobre o tema, sendo discutidos os 18 artigos capturados. Para exemplificar o uso de intervenções psicológicas com idosos nas pesquisas qualitativas, são descritos o aporte teórico, os métodos e os resultados gerais de uma intervenção psicológica e de uma oficina terapêutica. Concluiu-se que as pesquisas qualitativas agregam conhecimento importante sobre os idosos e seu processo de envelhecimento, sendo destacado o benefício das intervenções e a possibilidade de aprofundar o assunto com a utilização de métodos qualitativos.Conselho Federal de Psicologia2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100020Psicologia: Ciência e Profissão v.35 n.1 2015reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703002382013info:eu-repo/semantics/openAccessGatti,Ana LúciaWitter,CarlaGil,Claúdia AranhaVitorino,Sueli dos Santospor2015-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932015000100020Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2015-09-15T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa Qualitativa: Grupo Focal e Intervenções Psicológicas com Idosos
title Pesquisa Qualitativa: Grupo Focal e Intervenções Psicológicas com Idosos
spellingShingle Pesquisa Qualitativa: Grupo Focal e Intervenções Psicológicas com Idosos
Gatti,Ana Lúcia
Metodologia
Psicoterapia
Gerontologia
Envelhecimento
title_short Pesquisa Qualitativa: Grupo Focal e Intervenções Psicológicas com Idosos
title_full Pesquisa Qualitativa: Grupo Focal e Intervenções Psicológicas com Idosos
title_fullStr Pesquisa Qualitativa: Grupo Focal e Intervenções Psicológicas com Idosos
title_full_unstemmed Pesquisa Qualitativa: Grupo Focal e Intervenções Psicológicas com Idosos
title_sort Pesquisa Qualitativa: Grupo Focal e Intervenções Psicológicas com Idosos
author Gatti,Ana Lúcia
author_facet Gatti,Ana Lúcia
Witter,Carla
Gil,Claúdia Aranha
Vitorino,Sueli dos Santos
author_role author
author2 Witter,Carla
Gil,Claúdia Aranha
Vitorino,Sueli dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti,Ana Lúcia
Witter,Carla
Gil,Claúdia Aranha
Vitorino,Sueli dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia
Psicoterapia
Gerontologia
Envelhecimento
topic Metodologia
Psicoterapia
Gerontologia
Envelhecimento
description A realização de pesquisas qualitativas é bastante frequente nas ciências sociais, entretanto pouco comum para investigar o processo de envelhecimento no Brasil, embora haja o esforço dos pesquisadores na utilização de métodos tais como: grupo focal, grupos operativos e oficinas psicoterapêuticas. O objetivo deste ensaio teórico foi conceituar e discutir criticamente a utilização dessa modalidade de investigação na produção de conhecimento científico sobre idosos. Com base na literatura e na reflexão dos próprios autores, discutem-se questões pertinentes aos métodos qualitativos referidos, especialmente na condução de estudos e intervenções fundamentados no método clínico. Para embasar e aprofundar o conhecimento sobre a utilização da técnica de grupo focal com idosos em pesquisas, foi feito levantamento da produção científica na SciELO, LILACS e PsycINFO sobre o tema, sendo discutidos os 18 artigos capturados. Para exemplificar o uso de intervenções psicológicas com idosos nas pesquisas qualitativas, são descritos o aporte teórico, os métodos e os resultados gerais de uma intervenção psicológica e de uma oficina terapêutica. Concluiu-se que as pesquisas qualitativas agregam conhecimento importante sobre os idosos e seu processo de envelhecimento, sendo destacado o benefício das intervenções e a possibilidade de aprofundar o assunto com a utilização de métodos qualitativos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703002382013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.35 n.1 2015
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122430146674688