A Questão Ambiental no CRAS: Promoção de Qualidade de Vida e Sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bôlla,Kelly Daiane Savariz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Milioli,Geraldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100157
Resumo: Resumo Este estudo teórico tem como objetivo discutir a relevância de abordar a questão ambiental nas oficinas com famílias desenvolvidas no âmbito dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), equipamentos de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no Brasil. Visa ainda propor reflexões acerca do trabalho social que pode ser desenvolvido pelas equipes de referência do CRAS, compostas obrigatoriamente por profissionais da Psicologia, com vistas à promoção da qualidade de vida e à sustentabilidade. Esta discussão fundamenta-se nas normativas do CRAS, no referencial teórico das Ciências Ambientais, da Psicologia Social e das áreas da Psicologia voltadas à sustentabilidade. A crise ambiental é uma problemática atual, complexa e interdisciplinar, com grande potencial de impactar o ambiente de vida de todos, sobretudo, daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O reconhecimento, pelo SUAS, da necessidade de abordar o direito ao meio ambiente saudável nas oficinas realizadas no CRAS permite que sejam trabalhadas relevantes questões ambientais, de acordo com o diagnóstico do território de abrangência do equipamento e o interesse das famílias atendidas. Conclui-se que o desenvolvimento do trabalho social sobre a questão ambiental, a partir da reflexão, da sensibilização e da difusão de conhecimentos, saberes e técnicas, é uma possibilidade de intervenção transformadora, capaz de empoderar a população para a busca por melhorias da qualidade ambiental do território e para o desenvolvimento de um modo de vida mais sustentável e saudável, além de poder contribuir para o fortalecimento da autonomia e do sentimento de comunidade.
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