A Questão Ambiental no CRAS: Promoção de Qualidade de Vida e Sustentabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100157 |
Resumo: | Resumo Este estudo teórico tem como objetivo discutir a relevância de abordar a questão ambiental nas oficinas com famílias desenvolvidas no âmbito dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), equipamentos de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no Brasil. Visa ainda propor reflexões acerca do trabalho social que pode ser desenvolvido pelas equipes de referência do CRAS, compostas obrigatoriamente por profissionais da Psicologia, com vistas à promoção da qualidade de vida e à sustentabilidade. Esta discussão fundamenta-se nas normativas do CRAS, no referencial teórico das Ciências Ambientais, da Psicologia Social e das áreas da Psicologia voltadas à sustentabilidade. A crise ambiental é uma problemática atual, complexa e interdisciplinar, com grande potencial de impactar o ambiente de vida de todos, sobretudo, daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O reconhecimento, pelo SUAS, da necessidade de abordar o direito ao meio ambiente saudável nas oficinas realizadas no CRAS permite que sejam trabalhadas relevantes questões ambientais, de acordo com o diagnóstico do território de abrangência do equipamento e o interesse das famílias atendidas. Conclui-se que o desenvolvimento do trabalho social sobre a questão ambiental, a partir da reflexão, da sensibilização e da difusão de conhecimentos, saberes e técnicas, é uma possibilidade de intervenção transformadora, capaz de empoderar a população para a busca por melhorias da qualidade ambiental do território e para o desenvolvimento de um modo de vida mais sustentável e saudável, além de poder contribuir para o fortalecimento da autonomia e do sentimento de comunidade. |
id |
CFP-1_5c77125d51e0da12534bd2d19106e926 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932019000100157 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Questão Ambiental no CRAS: Promoção de Qualidade de Vida e SustentabilidadeQualidade de vidaPsicologia SocialPsicologia AmbientalDesenvolvimento SustentávelMudança socialResumo Este estudo teórico tem como objetivo discutir a relevância de abordar a questão ambiental nas oficinas com famílias desenvolvidas no âmbito dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), equipamentos de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no Brasil. Visa ainda propor reflexões acerca do trabalho social que pode ser desenvolvido pelas equipes de referência do CRAS, compostas obrigatoriamente por profissionais da Psicologia, com vistas à promoção da qualidade de vida e à sustentabilidade. Esta discussão fundamenta-se nas normativas do CRAS, no referencial teórico das Ciências Ambientais, da Psicologia Social e das áreas da Psicologia voltadas à sustentabilidade. A crise ambiental é uma problemática atual, complexa e interdisciplinar, com grande potencial de impactar o ambiente de vida de todos, sobretudo, daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O reconhecimento, pelo SUAS, da necessidade de abordar o direito ao meio ambiente saudável nas oficinas realizadas no CRAS permite que sejam trabalhadas relevantes questões ambientais, de acordo com o diagnóstico do território de abrangência do equipamento e o interesse das famílias atendidas. Conclui-se que o desenvolvimento do trabalho social sobre a questão ambiental, a partir da reflexão, da sensibilização e da difusão de conhecimentos, saberes e técnicas, é uma possibilidade de intervenção transformadora, capaz de empoderar a população para a busca por melhorias da qualidade ambiental do território e para o desenvolvimento de um modo de vida mais sustentável e saudável, além de poder contribuir para o fortalecimento da autonomia e do sentimento de comunidade.Conselho Federal de Psicologia2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100157Psicologia: Ciência e Profissão v.39 2019reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003188719info:eu-repo/semantics/openAccessBôlla,Kelly Daiane SavarizMilioli,Geraldopor2019-12-09T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932019000100157Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2019-12-09T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Questão Ambiental no CRAS: Promoção de Qualidade de Vida e Sustentabilidade |
title |
A Questão Ambiental no CRAS: Promoção de Qualidade de Vida e Sustentabilidade |
spellingShingle |
A Questão Ambiental no CRAS: Promoção de Qualidade de Vida e Sustentabilidade Bôlla,Kelly Daiane Savariz Qualidade de vida Psicologia Social Psicologia Ambiental Desenvolvimento Sustentável Mudança social |
title_short |
A Questão Ambiental no CRAS: Promoção de Qualidade de Vida e Sustentabilidade |
title_full |
A Questão Ambiental no CRAS: Promoção de Qualidade de Vida e Sustentabilidade |
title_fullStr |
A Questão Ambiental no CRAS: Promoção de Qualidade de Vida e Sustentabilidade |
title_full_unstemmed |
A Questão Ambiental no CRAS: Promoção de Qualidade de Vida e Sustentabilidade |
title_sort |
A Questão Ambiental no CRAS: Promoção de Qualidade de Vida e Sustentabilidade |
author |
Bôlla,Kelly Daiane Savariz |
author_facet |
Bôlla,Kelly Daiane Savariz Milioli,Geraldo |
author_role |
author |
author2 |
Milioli,Geraldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bôlla,Kelly Daiane Savariz Milioli,Geraldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade de vida Psicologia Social Psicologia Ambiental Desenvolvimento Sustentável Mudança social |
topic |
Qualidade de vida Psicologia Social Psicologia Ambiental Desenvolvimento Sustentável Mudança social |
description |
Resumo Este estudo teórico tem como objetivo discutir a relevância de abordar a questão ambiental nas oficinas com famílias desenvolvidas no âmbito dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), equipamentos de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no Brasil. Visa ainda propor reflexões acerca do trabalho social que pode ser desenvolvido pelas equipes de referência do CRAS, compostas obrigatoriamente por profissionais da Psicologia, com vistas à promoção da qualidade de vida e à sustentabilidade. Esta discussão fundamenta-se nas normativas do CRAS, no referencial teórico das Ciências Ambientais, da Psicologia Social e das áreas da Psicologia voltadas à sustentabilidade. A crise ambiental é uma problemática atual, complexa e interdisciplinar, com grande potencial de impactar o ambiente de vida de todos, sobretudo, daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O reconhecimento, pelo SUAS, da necessidade de abordar o direito ao meio ambiente saudável nas oficinas realizadas no CRAS permite que sejam trabalhadas relevantes questões ambientais, de acordo com o diagnóstico do território de abrangência do equipamento e o interesse das famílias atendidas. Conclui-se que o desenvolvimento do trabalho social sobre a questão ambiental, a partir da reflexão, da sensibilização e da difusão de conhecimentos, saberes e técnicas, é uma possibilidade de intervenção transformadora, capaz de empoderar a população para a busca por melhorias da qualidade ambiental do território e para o desenvolvimento de um modo de vida mais sustentável e saudável, além de poder contribuir para o fortalecimento da autonomia e do sentimento de comunidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100157 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-3703003188719 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.39 2019 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122431764627456 |