Resolução da situação-problema e desfecho em histórias de crianças de 7 e 9 Anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000200011 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi analisar a influência da situação de produção de textos narrativos, elaborados por crianças de 7 e 9 anos, em uma perspectiva psicogenética. Participaram deste estudo 23 alunos da primeira série e 50 da terceira. Após a escrita de uma história em situação livre, foram realizadas três sessões individuais com atividades de consciência metatextual, a saber: na sessão 1, apresentaram-se histórias curtas com suas partes constituintes marcadas em cores diferentes; na sessão seguinte, montou-se um quebra-cabeça em analogia às partes de uma história. Finalmente, houve a montagem de um baralho de história, e depois escreveu-se outra história em situação livre. Foi feita a comparação dos níveis da narrativa e características, da resolução da situação-problema e do desfecho, antes e depois da intervenção. Entre o pré e o pós-teste, os resultados da primeira série sinalizaram o aparecimento de histórias e de desfechos mais elaborados. Na terceira série, também houve aumento do número de histórias mais elaboradas, bem como da característica resolução da situação-problema, que se mostrou mais explicada. Conclui-se que as sessões de consciência metatextual aumentaram as habilidades de escrita das histórias, especialmente na terceira série, sendo mais apreciáveis nas características do que nos níveis das narrativas. |
id |
CFP-1_717754f74db6017c7f2a01ceab9be805 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932012000200011 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Resolução da situação-problema e desfecho em histórias de crianças de 7 e 9 AnosCrianças em idade escolarEstudantes do ensino fundamentalHabilidades para escritaMetalinguísticaNarrativasO objetivo deste trabalho foi analisar a influência da situação de produção de textos narrativos, elaborados por crianças de 7 e 9 anos, em uma perspectiva psicogenética. Participaram deste estudo 23 alunos da primeira série e 50 da terceira. Após a escrita de uma história em situação livre, foram realizadas três sessões individuais com atividades de consciência metatextual, a saber: na sessão 1, apresentaram-se histórias curtas com suas partes constituintes marcadas em cores diferentes; na sessão seguinte, montou-se um quebra-cabeça em analogia às partes de uma história. Finalmente, houve a montagem de um baralho de história, e depois escreveu-se outra história em situação livre. Foi feita a comparação dos níveis da narrativa e características, da resolução da situação-problema e do desfecho, antes e depois da intervenção. Entre o pré e o pós-teste, os resultados da primeira série sinalizaram o aparecimento de histórias e de desfechos mais elaborados. Na terceira série, também houve aumento do número de histórias mais elaboradas, bem como da característica resolução da situação-problema, que se mostrou mais explicada. Conclui-se que as sessões de consciência metatextual aumentaram as habilidades de escrita das histórias, especialmente na terceira série, sendo mais apreciáveis nas características do que nos níveis das narrativas.Conselho Federal de Psicologia2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000200011Psicologia: Ciência e Profissão v.32 n.2 2012reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932012000200011info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Maria do Rosário de FátimaVilela,Fernanda Costapor2012-07-30T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932012000200011Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-07-30T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resolução da situação-problema e desfecho em histórias de crianças de 7 e 9 Anos |
title |
Resolução da situação-problema e desfecho em histórias de crianças de 7 e 9 Anos |
spellingShingle |
Resolução da situação-problema e desfecho em histórias de crianças de 7 e 9 Anos Rodrigues,Maria do Rosário de Fátima Crianças em idade escolar Estudantes do ensino fundamental Habilidades para escrita Metalinguística Narrativas |
title_short |
Resolução da situação-problema e desfecho em histórias de crianças de 7 e 9 Anos |
title_full |
Resolução da situação-problema e desfecho em histórias de crianças de 7 e 9 Anos |
title_fullStr |
Resolução da situação-problema e desfecho em histórias de crianças de 7 e 9 Anos |
title_full_unstemmed |
Resolução da situação-problema e desfecho em histórias de crianças de 7 e 9 Anos |
title_sort |
Resolução da situação-problema e desfecho em histórias de crianças de 7 e 9 Anos |
author |
Rodrigues,Maria do Rosário de Fátima |
author_facet |
Rodrigues,Maria do Rosário de Fátima Vilela,Fernanda Costa |
author_role |
author |
author2 |
Vilela,Fernanda Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues,Maria do Rosário de Fátima Vilela,Fernanda Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças em idade escolar Estudantes do ensino fundamental Habilidades para escrita Metalinguística Narrativas |
topic |
Crianças em idade escolar Estudantes do ensino fundamental Habilidades para escrita Metalinguística Narrativas |
description |
O objetivo deste trabalho foi analisar a influência da situação de produção de textos narrativos, elaborados por crianças de 7 e 9 anos, em uma perspectiva psicogenética. Participaram deste estudo 23 alunos da primeira série e 50 da terceira. Após a escrita de uma história em situação livre, foram realizadas três sessões individuais com atividades de consciência metatextual, a saber: na sessão 1, apresentaram-se histórias curtas com suas partes constituintes marcadas em cores diferentes; na sessão seguinte, montou-se um quebra-cabeça em analogia às partes de uma história. Finalmente, houve a montagem de um baralho de história, e depois escreveu-se outra história em situação livre. Foi feita a comparação dos níveis da narrativa e características, da resolução da situação-problema e do desfecho, antes e depois da intervenção. Entre o pré e o pós-teste, os resultados da primeira série sinalizaram o aparecimento de histórias e de desfechos mais elaborados. Na terceira série, também houve aumento do número de histórias mais elaboradas, bem como da característica resolução da situação-problema, que se mostrou mais explicada. Conclui-se que as sessões de consciência metatextual aumentaram as habilidades de escrita das histórias, especialmente na terceira série, sendo mais apreciáveis nas características do que nos níveis das narrativas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000200011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000200011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-98932012000200011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.32 n.2 2012 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122429315153920 |