Psicologia e educação a distância: uma revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França,Cristineide Leandro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Matta,Karen Weizenmann da, Alves,Elioenai Dornelles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000100002
Resumo: O presente estudo investigou as contribuições da Psicologia para a educação a distância - EAD. Para isso, realizou-se revisão bibliográfica de publicações nacionais, entre 1999 e 2009, nas bases de dados SciELO, Lilacs, PsycINFO, BVS e Google Acadêmico. Foram selecionados 69 estudos, dos quais se excluíram 15, por não serem compatíveis com a pesquisa. Os resultados evidenciaram nove eixos temáticos: (1) tecnologia educacional a distância com fundamentos psicológicos, (2) afeição, (3) papel do tutor/professor, (4) teorias psicológicas, (5) interatividade, (6) evasão, (7) relatos de experiências, (8) avaliação de treinamento, desenvolvimento e educação a distância e (9) outros. Os temas tecnologia educacional a distância com fundamentos psicológicos e afeição obtiveram maior frequência nas publicações. Neste estudo, registrou-se, também, que, embora em ascensão desde 2006, os anos de maiores publicações da Psicologia na educação a distância foram 2008 e 2009. Sugere-se que estudos futuros ampliem esta pesquisa para incluir bases de dados internacionais.
id CFP-1_76dbe98012d25ff5d9fad8abc52f596a
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932012000100002
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Psicologia e educação a distância: uma revisão bibliográficaPsicologiaEducação a distânciaTecnologia educacionalAfeiçãoO presente estudo investigou as contribuições da Psicologia para a educação a distância - EAD. Para isso, realizou-se revisão bibliográfica de publicações nacionais, entre 1999 e 2009, nas bases de dados SciELO, Lilacs, PsycINFO, BVS e Google Acadêmico. Foram selecionados 69 estudos, dos quais se excluíram 15, por não serem compatíveis com a pesquisa. Os resultados evidenciaram nove eixos temáticos: (1) tecnologia educacional a distância com fundamentos psicológicos, (2) afeição, (3) papel do tutor/professor, (4) teorias psicológicas, (5) interatividade, (6) evasão, (7) relatos de experiências, (8) avaliação de treinamento, desenvolvimento e educação a distância e (9) outros. Os temas tecnologia educacional a distância com fundamentos psicológicos e afeição obtiveram maior frequência nas publicações. Neste estudo, registrou-se, também, que, embora em ascensão desde 2006, os anos de maiores publicações da Psicologia na educação a distância foram 2008 e 2009. Sugere-se que estudos futuros ampliem esta pesquisa para incluir bases de dados internacionais.Conselho Federal de Psicologia2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000100002Psicologia: Ciência e Profissão v.32 n.1 2012reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932012000100002info:eu-repo/semantics/openAccessFrança,Cristineide LeandroMatta,Karen Weizenmann daAlves,Elioenai Dornellespor2012-06-18T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932012000100002Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-06-18T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia e educação a distância: uma revisão bibliográfica
title Psicologia e educação a distância: uma revisão bibliográfica
spellingShingle Psicologia e educação a distância: uma revisão bibliográfica
França,Cristineide Leandro
Psicologia
Educação a distância
Tecnologia educacional
Afeição
title_short Psicologia e educação a distância: uma revisão bibliográfica
title_full Psicologia e educação a distância: uma revisão bibliográfica
title_fullStr Psicologia e educação a distância: uma revisão bibliográfica
title_full_unstemmed Psicologia e educação a distância: uma revisão bibliográfica
title_sort Psicologia e educação a distância: uma revisão bibliográfica
author França,Cristineide Leandro
author_facet França,Cristineide Leandro
Matta,Karen Weizenmann da
Alves,Elioenai Dornelles
author_role author
author2 Matta,Karen Weizenmann da
Alves,Elioenai Dornelles
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv França,Cristineide Leandro
Matta,Karen Weizenmann da
Alves,Elioenai Dornelles
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Educação a distância
Tecnologia educacional
Afeição
topic Psicologia
Educação a distância
Tecnologia educacional
Afeição
description O presente estudo investigou as contribuições da Psicologia para a educação a distância - EAD. Para isso, realizou-se revisão bibliográfica de publicações nacionais, entre 1999 e 2009, nas bases de dados SciELO, Lilacs, PsycINFO, BVS e Google Acadêmico. Foram selecionados 69 estudos, dos quais se excluíram 15, por não serem compatíveis com a pesquisa. Os resultados evidenciaram nove eixos temáticos: (1) tecnologia educacional a distância com fundamentos psicológicos, (2) afeição, (3) papel do tutor/professor, (4) teorias psicológicas, (5) interatividade, (6) evasão, (7) relatos de experiências, (8) avaliação de treinamento, desenvolvimento e educação a distância e (9) outros. Os temas tecnologia educacional a distância com fundamentos psicológicos e afeição obtiveram maior frequência nas publicações. Neste estudo, registrou-se, também, que, embora em ascensão desde 2006, os anos de maiores publicações da Psicologia na educação a distância foram 2008 e 2009. Sugere-se que estudos futuros ampliem esta pesquisa para incluir bases de dados internacionais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932012000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.32 n.1 2012
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122429277405184