Psicologia e educação a distância : uma revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Cristineide Leandro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Matta, Karen Weizenmann da, Alves, Elioenai Dornelles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12437
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000100002
Resumo: O presente estudo investigou as contribuições da Psicologia para a educação a distância – EAD. Para isso, realizou-se revisão bibliográfica de publicações nacionais, entre 1999 e 2009, nas bases de dados SciELO, Lilacs, PsycINFO, BVS e Google Acadêmico. Foram selecionados 69 estudos, dos quais se excluíram 15, por não serem compatíveis com a pesquisa. Os resultados evidenciaram nove eixos temáticos: (1) tecnologia educacional a distância com fundamentos psicológicos, (2) afeição, (3) papel do tutor/professor, (4) teorias psicológicas, (5) interatividade, (6) evasão, (7) relatos de experiências, (8) avaliação de treinamento, desenvolvimento e educação a distância e (9) outros. Os temas tecnologia educacional a distância com fundamentos psicológicos e afeição obtiveram maior frequência nas publicações. Neste estudo, registrou-se, também, que, embora em ascensão desde 2006, os anos de maiores publicações da Psicologia na educação a distância foram 2008 e 2009. Sugere-se que estudos futuros ampliem esta pesquisa para incluir bases de dados internacionais.
id UNB_2417866ab49cd2b26e2eff173828f737
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/12437
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling França, Cristineide LeandroMatta, Karen Weizenmann daAlves, Elioenai Dornelles2013-03-11T20:28:40Z2013-03-11T20:28:40Z2012FRANÇA, Cristineide Leandro; MATTA, Karen Weizenmann da; ALVES, Elioenai Dornelles. Psicologia e educação a distância: uma revisão bibliográfica. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 32, n. 1, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 8 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000100002http://repositorio.unb.br/handle/10482/12437http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000100002O presente estudo investigou as contribuições da Psicologia para a educação a distância – EAD. Para isso, realizou-se revisão bibliográfica de publicações nacionais, entre 1999 e 2009, nas bases de dados SciELO, Lilacs, PsycINFO, BVS e Google Acadêmico. Foram selecionados 69 estudos, dos quais se excluíram 15, por não serem compatíveis com a pesquisa. Os resultados evidenciaram nove eixos temáticos: (1) tecnologia educacional a distância com fundamentos psicológicos, (2) afeição, (3) papel do tutor/professor, (4) teorias psicológicas, (5) interatividade, (6) evasão, (7) relatos de experiências, (8) avaliação de treinamento, desenvolvimento e educação a distância e (9) outros. Os temas tecnologia educacional a distância com fundamentos psicológicos e afeição obtiveram maior frequência nas publicações. Neste estudo, registrou-se, também, que, embora em ascensão desde 2006, os anos de maiores publicações da Psicologia na educação a distância foram 2008 e 2009. Sugere-se que estudos futuros ampliem esta pesquisa para incluir bases de dados internacionais.This study investigated the contributions of Psychology to Distance Learning. A literature review of national publications between 1999 to 2009 was made in the electronic databases SciELO, LILACS, PsycINFO, BVS and Google Scholar. From the 69 studies selected, 15 were excluded because they were not compatible with the research. The results showed nine themes: (1) the distance learning technology with psychological grounding, (2) affection, (3)the role of the tutor/professor, (4) psychological theories, (5) interactivity, (6) dropout, (7) reports of experiences, (8) assessment of distance training, development and education and (9) others. The topics distance education technology with psychological grounding and affection had a larger frequency in the publications. Since 2006, there was an increasing number of publications in psychology distance education, but the years of major publications were from 2008 to 2009. It is suggested that future studies expand this research including international databases.El presente estudio investigó las contribuciones de la Psicología para la Educación a Distancia – EAD. Para eso, fue realizada una revisión bibliográfica de publicaciones nacionales, entre 1999 y 2009 en las bases de datos SciELO, Lilacs, PsycINFO, BVS y Google Académico. Fueron seleccionados 69 estudios, de los cuales se excluyeron 15, por no ser compatibles con la pesquisa. Los resultados evidenciaron nueve ejes temáticos (1) tecnología educacional la distancia con fundamentos psicológicos; (2) afección; (3) papel del tutor/profesor; (4) teorías psicológicas; (5) interactividad; (6) evasión; (7) relatos de experiencias, (8) evaluación de entrenamiento, desarrollo y educación distancia y (9) otros. Los temas tecnología educacional a distancia con fundamentos psicológicos y afección obtuvieron mayor frecuencia en las publicaciones. En ese estudio se registró, también, que, aunque en ascensión desde 2006, los años de mayores publicaciones de la psicología en la educación a distancia, fueron 2008 y 2009. Se sugiere que estudios futuros amplíen esa pesquisa para incluir bases de datos internacionales.Conselho Federal de PsicologiaPsicologia: Ciência e Profissão - Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 8 mar. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologia e educação a distância : uma revisão bibliográficaPsychology and distance education : a literature reviewPsicología Y educación a distancia : una revisión de la literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePsicologia da aprendizagemPsicologia educacionalEnsino a distânciaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PsicologiaEducacaoDistancia.pdfARTIGO_PsicologiaEducacaoDistancia.pdfapplication/pdf1868226http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12437/1/ARTIGO_PsicologiaEducacaoDistancia.pdf958f5c8f7d4dbf6f65dce729f0b492afMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain257http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12437/2/license.txt72867362626062d53abf2f4bf7932774MD52open accessTEXTARTIGO_PsicologiaEducacaoDistancia.pdf.txtARTIGO_PsicologiaEducacaoDistancia.pdf.txtExtracted texttext/plain44220http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12437/3/ARTIGO_PsicologiaEducacaoDistancia.pdf.txt32d795d00b4689d1c0357705fe3d06d4MD53open access10482/124372023-05-23 21:05:38.774open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/12437TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IFJpY2FyZG8gVGF2YXJlcyAocmljYXJkb3NvYXJlc0BiY2UudW5iLmJyKSBvbiAyMDEzLTAzLTA4VDIwOjQ4OjE3WiAoR01UKToKClN1Ym1pc3PDo28gZWZldGl2YWRhIHBvciBpbnRlZ3JhbnRlIGRhIGVxdWlwZSBkbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbkIgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4=Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-24T00:05:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Psicologia e educação a distância : uma revisão bibliográfica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Psychology and distance education : a literature review
Psicología Y educación a distancia : una revisión de la literatura
title Psicologia e educação a distância : uma revisão bibliográfica
spellingShingle Psicologia e educação a distância : uma revisão bibliográfica
França, Cristineide Leandro
Psicologia da aprendizagem
Psicologia educacional
Ensino a distância
title_short Psicologia e educação a distância : uma revisão bibliográfica
title_full Psicologia e educação a distância : uma revisão bibliográfica
title_fullStr Psicologia e educação a distância : uma revisão bibliográfica
title_full_unstemmed Psicologia e educação a distância : uma revisão bibliográfica
title_sort Psicologia e educação a distância : uma revisão bibliográfica
author França, Cristineide Leandro
author_facet França, Cristineide Leandro
Matta, Karen Weizenmann da
Alves, Elioenai Dornelles
author_role author
author2 Matta, Karen Weizenmann da
Alves, Elioenai Dornelles
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Cristineide Leandro
Matta, Karen Weizenmann da
Alves, Elioenai Dornelles
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Psicologia da aprendizagem
Psicologia educacional
Ensino a distância
topic Psicologia da aprendizagem
Psicologia educacional
Ensino a distância
description O presente estudo investigou as contribuições da Psicologia para a educação a distância – EAD. Para isso, realizou-se revisão bibliográfica de publicações nacionais, entre 1999 e 2009, nas bases de dados SciELO, Lilacs, PsycINFO, BVS e Google Acadêmico. Foram selecionados 69 estudos, dos quais se excluíram 15, por não serem compatíveis com a pesquisa. Os resultados evidenciaram nove eixos temáticos: (1) tecnologia educacional a distância com fundamentos psicológicos, (2) afeição, (3) papel do tutor/professor, (4) teorias psicológicas, (5) interatividade, (6) evasão, (7) relatos de experiências, (8) avaliação de treinamento, desenvolvimento e educação a distância e (9) outros. Os temas tecnologia educacional a distância com fundamentos psicológicos e afeição obtiveram maior frequência nas publicações. Neste estudo, registrou-se, também, que, embora em ascensão desde 2006, os anos de maiores publicações da Psicologia na educação a distância foram 2008 e 2009. Sugere-se que estudos futuros ampliem esta pesquisa para incluir bases de dados internacionais.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-11T20:28:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-03-11T20:28:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRANÇA, Cristineide Leandro; MATTA, Karen Weizenmann da; ALVES, Elioenai Dornelles. Psicologia e educação a distância: uma revisão bibliográfica. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 32, n. 1, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 8 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000100002
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/12437
dc.identifier.doi.en.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000100002
identifier_str_mv FRANÇA, Cristineide Leandro; MATTA, Karen Weizenmann da; ALVES, Elioenai Dornelles. Psicologia e educação a distância: uma revisão bibliográfica. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 32, n. 1, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 8 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000100002
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12437
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12437/1/ARTIGO_PsicologiaEducacaoDistancia.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12437/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12437/3/ARTIGO_PsicologiaEducacaoDistancia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 958f5c8f7d4dbf6f65dce729f0b492af
72867362626062d53abf2f4bf7932774
32d795d00b4689d1c0357705fe3d06d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864266099195904