A construção da identidade profissional docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932004000200003 |
Resumo: | O artigo discute teoricamente sobre o conceito de identidade e propõe elementos para a pesquisa sobre identidade profissional, considerada como inserida no jogo do reconhecimento constituído por dois pólos, o do auto-reconhecimento e o do alter-reconhecimento. Participaram do estudo, docentes do ensino fundamental de Recife. Os dados constam de entrevistas individuais com os docentes e material jornalístico. Sugere-se que os docentes vivenciam momento de conflito na identidade profissional, não comprometendo suas relações pessoais com o trabalho, mas dificultando uma vivência da identidade coletiva. |
id |
CFP-1_7ef3487d7270a41d60a4bf8a5afcf1cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932004000200003 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção da identidade profissional docenteIdentidade profissionalIdentidade docenteEnsino fundamentalO artigo discute teoricamente sobre o conceito de identidade e propõe elementos para a pesquisa sobre identidade profissional, considerada como inserida no jogo do reconhecimento constituído por dois pólos, o do auto-reconhecimento e o do alter-reconhecimento. Participaram do estudo, docentes do ensino fundamental de Recife. Os dados constam de entrevistas individuais com os docentes e material jornalístico. Sugere-se que os docentes vivenciam momento de conflito na identidade profissional, não comprometendo suas relações pessoais com o trabalho, mas dificultando uma vivência da identidade coletiva.Conselho Federal de Psicologia2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932004000200003Psicologia: Ciência e Profissão v.24 n.2 2004reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932004000200003info:eu-repo/semantics/openAccessGalindo,Wedna Cristina Marinhopor2012-08-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932004000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-08-28T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da identidade profissional docente |
title |
A construção da identidade profissional docente |
spellingShingle |
A construção da identidade profissional docente Galindo,Wedna Cristina Marinho Identidade profissional Identidade docente Ensino fundamental |
title_short |
A construção da identidade profissional docente |
title_full |
A construção da identidade profissional docente |
title_fullStr |
A construção da identidade profissional docente |
title_full_unstemmed |
A construção da identidade profissional docente |
title_sort |
A construção da identidade profissional docente |
author |
Galindo,Wedna Cristina Marinho |
author_facet |
Galindo,Wedna Cristina Marinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galindo,Wedna Cristina Marinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade profissional Identidade docente Ensino fundamental |
topic |
Identidade profissional Identidade docente Ensino fundamental |
description |
O artigo discute teoricamente sobre o conceito de identidade e propõe elementos para a pesquisa sobre identidade profissional, considerada como inserida no jogo do reconhecimento constituído por dois pólos, o do auto-reconhecimento e o do alter-reconhecimento. Participaram do estudo, docentes do ensino fundamental de Recife. Os dados constam de entrevistas individuais com os docentes e material jornalístico. Sugere-se que os docentes vivenciam momento de conflito na identidade profissional, não comprometendo suas relações pessoais com o trabalho, mas dificultando uma vivência da identidade coletiva. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932004000200003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932004000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-98932004000200003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.24 n.2 2004 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122427474903040 |