A construção da identidade profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galindo,Wedna Cristina Marinho
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932004000200003
Resumo: O artigo discute teoricamente sobre o conceito de identidade e propõe elementos para a pesquisa sobre identidade profissional, considerada como inserida no jogo do reconhecimento constituído por dois pólos, o do auto-reconhecimento e o do alter-reconhecimento. Participaram do estudo, docentes do ensino fundamental de Recife. Os dados constam de entrevistas individuais com os docentes e material jornalístico. Sugere-se que os docentes vivenciam momento de conflito na identidade profissional, não comprometendo suas relações pessoais com o trabalho, mas dificultando uma vivência da identidade coletiva.
id CFP-1_7ef3487d7270a41d60a4bf8a5afcf1cd
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932004000200003
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling A construção da identidade profissional docenteIdentidade profissionalIdentidade docenteEnsino fundamentalO artigo discute teoricamente sobre o conceito de identidade e propõe elementos para a pesquisa sobre identidade profissional, considerada como inserida no jogo do reconhecimento constituído por dois pólos, o do auto-reconhecimento e o do alter-reconhecimento. Participaram do estudo, docentes do ensino fundamental de Recife. Os dados constam de entrevistas individuais com os docentes e material jornalístico. Sugere-se que os docentes vivenciam momento de conflito na identidade profissional, não comprometendo suas relações pessoais com o trabalho, mas dificultando uma vivência da identidade coletiva.Conselho Federal de Psicologia2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932004000200003Psicologia: Ciência e Profissão v.24 n.2 2004reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932004000200003info:eu-repo/semantics/openAccessGalindo,Wedna Cristina Marinhopor2012-08-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932004000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-08-28T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da identidade profissional docente
title A construção da identidade profissional docente
spellingShingle A construção da identidade profissional docente
Galindo,Wedna Cristina Marinho
Identidade profissional
Identidade docente
Ensino fundamental
title_short A construção da identidade profissional docente
title_full A construção da identidade profissional docente
title_fullStr A construção da identidade profissional docente
title_full_unstemmed A construção da identidade profissional docente
title_sort A construção da identidade profissional docente
author Galindo,Wedna Cristina Marinho
author_facet Galindo,Wedna Cristina Marinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galindo,Wedna Cristina Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade profissional
Identidade docente
Ensino fundamental
topic Identidade profissional
Identidade docente
Ensino fundamental
description O artigo discute teoricamente sobre o conceito de identidade e propõe elementos para a pesquisa sobre identidade profissional, considerada como inserida no jogo do reconhecimento constituído por dois pólos, o do auto-reconhecimento e o do alter-reconhecimento. Participaram do estudo, docentes do ensino fundamental de Recife. Os dados constam de entrevistas individuais com os docentes e material jornalístico. Sugere-se que os docentes vivenciam momento de conflito na identidade profissional, não comprometendo suas relações pessoais com o trabalho, mas dificultando uma vivência da identidade coletiva.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932004000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932004000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932004000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.24 n.2 2004
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122427474903040