IDENTIDADE E PROFISSIONALISMO DOCENTE – UMA REVISÃO DA ABORDAGEM NARRATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2521 |
Resumo: | Este estudo insere-se num projeto de investigação sobre o desenvolvimento do sentido de identidade e do profissionalismo dos professores no curso das suas vidas. Em forma de estado da arte, propõe analisar de que formas a investigação (auto)biográfica tem contribuído para a construção de conhecimento sobre as questões da identidade e do profissionalismo docente. Nesse sentido, apresenta-se como uma síntese dos trabalhos de natureza empírica realizados sobre estas temáticas, e metodologicamente ancorados na pesquisa biográfica, entre 2005 e 2015, no Brasil e em Portugal. A recolha de dados foi realizada a partir de bases de dados de repositórios científicos dos dois países (OASIS; RCAAP; SCIELO), utilizando como conceitos-chave identidade profissional; narrativas biográficas; histórias de vida e profissionalismo docente. Definimos como critério de seleção dos artigos a publicação em revistas da área da Educação com revisão de pares. Selecionamos e analisamos 17 artigos e 12 teses de doutoramento. Os resultados do estudo manifestam a produtividade das pesquisas (auto)biográficas, quer numa perspetiva de pesquisa quer como práticas de formação. Encontramos e mapeamos uma grande diversidade de referenciais teóricos, de apropriações e aproximações à pesquisa (auto)biográfica, nos investigadores de ambos os países. Encontramos no universo brasileiro um maior número de investigações de caráter interventivo, com o uso de estratégias metodológicas apostadas na construção da identidade dos sujeitos-professores e nas investigações de pesquisa-formação. |
id |
BIO-1_42d0a5a3b50dc3f824097b52c6d2cfea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/2521 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
IDENTIDADE E PROFISSIONALISMO DOCENTE – UMA REVISÃO DA ABORDAGEM NARRATIVAProfissionalismo docente. Narrativas. Identidade profissional.Este estudo insere-se num projeto de investigação sobre o desenvolvimento do sentido de identidade e do profissionalismo dos professores no curso das suas vidas. Em forma de estado da arte, propõe analisar de que formas a investigação (auto)biográfica tem contribuído para a construção de conhecimento sobre as questões da identidade e do profissionalismo docente. Nesse sentido, apresenta-se como uma síntese dos trabalhos de natureza empírica realizados sobre estas temáticas, e metodologicamente ancorados na pesquisa biográfica, entre 2005 e 2015, no Brasil e em Portugal. A recolha de dados foi realizada a partir de bases de dados de repositórios científicos dos dois países (OASIS; RCAAP; SCIELO), utilizando como conceitos-chave identidade profissional; narrativas biográficas; histórias de vida e profissionalismo docente. Definimos como critério de seleção dos artigos a publicação em revistas da área da Educação com revisão de pares. Selecionamos e analisamos 17 artigos e 12 teses de doutoramento. Os resultados do estudo manifestam a produtividade das pesquisas (auto)biográficas, quer numa perspetiva de pesquisa quer como práticas de formação. Encontramos e mapeamos uma grande diversidade de referenciais teóricos, de apropriações e aproximações à pesquisa (auto)biográfica, nos investigadores de ambos os países. Encontramos no universo brasileiro um maior número de investigações de caráter interventivo, com o uso de estratégias metodológicas apostadas na construção da identidade dos sujeitos-professores e nas investigações de pesquisa-formação. Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2016-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/252110.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p61-74Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 61-74REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 1 No 1 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 61-74Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 1 n. 1 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 61-742525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v1.n1reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2521/1706Matos, Raquel Sofia dos Santos Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-29T17:43:12Zoai:ojs.192.168.5.50:article/2521Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2018-11-29T17:43:12Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IDENTIDADE E PROFISSIONALISMO DOCENTE – UMA REVISÃO DA ABORDAGEM NARRATIVA |
title |
IDENTIDADE E PROFISSIONALISMO DOCENTE – UMA REVISÃO DA ABORDAGEM NARRATIVA |
spellingShingle |
IDENTIDADE E PROFISSIONALISMO DOCENTE – UMA REVISÃO DA ABORDAGEM NARRATIVA Matos, Raquel Sofia dos Santos Macedo Profissionalismo docente. Narrativas. Identidade profissional. |
title_short |
IDENTIDADE E PROFISSIONALISMO DOCENTE – UMA REVISÃO DA ABORDAGEM NARRATIVA |
title_full |
IDENTIDADE E PROFISSIONALISMO DOCENTE – UMA REVISÃO DA ABORDAGEM NARRATIVA |
title_fullStr |
IDENTIDADE E PROFISSIONALISMO DOCENTE – UMA REVISÃO DA ABORDAGEM NARRATIVA |
title_full_unstemmed |
IDENTIDADE E PROFISSIONALISMO DOCENTE – UMA REVISÃO DA ABORDAGEM NARRATIVA |
title_sort |
IDENTIDADE E PROFISSIONALISMO DOCENTE – UMA REVISÃO DA ABORDAGEM NARRATIVA |
author |
Matos, Raquel Sofia dos Santos Macedo |
author_facet |
Matos, Raquel Sofia dos Santos Macedo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Raquel Sofia dos Santos Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissionalismo docente. Narrativas. Identidade profissional. |
topic |
Profissionalismo docente. Narrativas. Identidade profissional. |
description |
Este estudo insere-se num projeto de investigação sobre o desenvolvimento do sentido de identidade e do profissionalismo dos professores no curso das suas vidas. Em forma de estado da arte, propõe analisar de que formas a investigação (auto)biográfica tem contribuído para a construção de conhecimento sobre as questões da identidade e do profissionalismo docente. Nesse sentido, apresenta-se como uma síntese dos trabalhos de natureza empírica realizados sobre estas temáticas, e metodologicamente ancorados na pesquisa biográfica, entre 2005 e 2015, no Brasil e em Portugal. A recolha de dados foi realizada a partir de bases de dados de repositórios científicos dos dois países (OASIS; RCAAP; SCIELO), utilizando como conceitos-chave identidade profissional; narrativas biográficas; histórias de vida e profissionalismo docente. Definimos como critério de seleção dos artigos a publicação em revistas da área da Educação com revisão de pares. Selecionamos e analisamos 17 artigos e 12 teses de doutoramento. Os resultados do estudo manifestam a produtividade das pesquisas (auto)biográficas, quer numa perspetiva de pesquisa quer como práticas de formação. Encontramos e mapeamos uma grande diversidade de referenciais teóricos, de apropriações e aproximações à pesquisa (auto)biográfica, nos investigadores de ambos os países. Encontramos no universo brasileiro um maior número de investigações de caráter interventivo, com o uso de estratégias metodológicas apostadas na construção da identidade dos sujeitos-professores e nas investigações de pesquisa-formação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2521 10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p61-74 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2521 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p61-74 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2521/1706 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 61-74 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 1 No 1 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 61-74 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 1 n. 1 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 61-74 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v1.n1 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325189268733952 |