A concepção de violência segundo atores do cotidiano de uma escola particular: uma análise psicológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro,Ana Carla Amorim Moura
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Queiroz,Sávio Silveira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932005000400005
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar as concepções de violência escolar da equipe pedagógica, dos auxiliares de disciplina e de um grupo de estudantes de uma escola particular na Grande Vitória e analisar como lidam com a violência nesse espaço. A maioria dos entrevistados vê a violência na escola sob dois aspectos: o físico e o verbal. As causas da violência na escola foram relacionadas primeiramente à família desestruturada e ao ambiente em que o aluno ou a escola está inserido, o que indica uma visão pouco crítica das dinâmicas tecidas dentro da escola.
id CFP-1_80a4868152461f5c223c98444e120444
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932005000400005
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling A concepção de violência segundo atores do cotidiano de uma escola particular: uma análise psicológicaViolência na escolaEscola particularAutonomia moralO objetivo desta pesquisa foi verificar as concepções de violência escolar da equipe pedagógica, dos auxiliares de disciplina e de um grupo de estudantes de uma escola particular na Grande Vitória e analisar como lidam com a violência nesse espaço. A maioria dos entrevistados vê a violência na escola sob dois aspectos: o físico e o verbal. As causas da violência na escola foram relacionadas primeiramente à família desestruturada e ao ambiente em que o aluno ou a escola está inserido, o que indica uma visão pouco crítica das dinâmicas tecidas dentro da escola.Conselho Federal de Psicologia2005-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932005000400005Psicologia: Ciência e Profissão v.25 n.4 2005reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932005000400005info:eu-repo/semantics/openAccessLoureiro,Ana Carla Amorim MouraQueiroz,Sávio Silveira depor2012-08-20T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932005000400005Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-08-20T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv A concepção de violência segundo atores do cotidiano de uma escola particular: uma análise psicológica
title A concepção de violência segundo atores do cotidiano de uma escola particular: uma análise psicológica
spellingShingle A concepção de violência segundo atores do cotidiano de uma escola particular: uma análise psicológica
Loureiro,Ana Carla Amorim Moura
Violência na escola
Escola particular
Autonomia moral
title_short A concepção de violência segundo atores do cotidiano de uma escola particular: uma análise psicológica
title_full A concepção de violência segundo atores do cotidiano de uma escola particular: uma análise psicológica
title_fullStr A concepção de violência segundo atores do cotidiano de uma escola particular: uma análise psicológica
title_full_unstemmed A concepção de violência segundo atores do cotidiano de uma escola particular: uma análise psicológica
title_sort A concepção de violência segundo atores do cotidiano de uma escola particular: uma análise psicológica
author Loureiro,Ana Carla Amorim Moura
author_facet Loureiro,Ana Carla Amorim Moura
Queiroz,Sávio Silveira de
author_role author
author2 Queiroz,Sávio Silveira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro,Ana Carla Amorim Moura
Queiroz,Sávio Silveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Violência na escola
Escola particular
Autonomia moral
topic Violência na escola
Escola particular
Autonomia moral
description O objetivo desta pesquisa foi verificar as concepções de violência escolar da equipe pedagógica, dos auxiliares de disciplina e de um grupo de estudantes de uma escola particular na Grande Vitória e analisar como lidam com a violência nesse espaço. A maioria dos entrevistados vê a violência na escola sob dois aspectos: o físico e o verbal. As causas da violência na escola foram relacionadas primeiramente à família desestruturada e ao ambiente em que o aluno ou a escola está inserido, o que indica uma visão pouco crítica das dinâmicas tecidas dentro da escola.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932005000400005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932005000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932005000400005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.25 n.4 2005
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122427787378688