Os Processos de Identificação na Adolescência e sua Relação com Obras Literárias: Relato de Pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Marina Gonçalves Gonzaga dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Casetto,Sidnei José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100402
Resumo: Resumo A adolescência corresponde a um fenômeno cultural e moderno, que implicou uma mudança na sensibilidade relativa à puberdade e à infância. A ela associou-se o surgimento de uma moratória social como imposição da espera de aproximadamente dez anos para os púberes atingirem a condição de adultos. Quanto ao aspecto psíquico, a adolescência se caracteriza pelo retorno de questões de caráter edípico, o que a torna um período de conflitos e afetos a serem elaborados. Freud destaca a importância da identificação na formação do Eu e da personalidade. As obras literárias podem constituir-se em meio de comunicação com aspectos inconscientes, auxiliando na representação de seus conteúdos. Este trabalho tem como objetivo analisar os processos de identificação com personagens literários na adolescência. Foram realizadas entrevistas com estudantes do Ensino Médio: a primeira entrevista, semiestruturada, contou com a participação de 26 adolescentes; para a segunda entrevista, não estruturada, foram selecionados quatro estudantes dentre esses 26. Com a análise das entrevistas foram encontrados três principais tipos de aspectos de identificação com personagens literários: identificação com quem já se é; identificação com quem se gostaria de ser; e identificação com quem se gostaria de ter como par. Foi possível perceber também aspectos identificatórios de reparação narcísica, pela eleição de personagens que vencem os obstáculos que lhes são impostos. Tais narrativas parecem auxiliar a equacionar a moratória social imposta aos adolescentes. Também se percebeu que a literatura pode servir como um recurso transicional, de forma a oferecer acesso a possibilidades de vida social, amorosa e profissional.
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