A Relevância da Transmissão da Pesquisa Científica em Psicanálise para a Graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100104 |
Resumo: | Resumo Constata-se, a partir da experiência dos autores enquanto psicólogos recém-graduados por diferentes universidades brasileiras, uma desproporção tanto nas oportunidades oferecidas aos graduandos para que se envolvam com pesquisas quanto no que diz respeito à comunicação daquilo que se produz na pós-graduação. Fazendo uso da metodologia de relato de experiência, objetiva-se refletir de que maneira a interlocução entre ensino e pesquisa contribui para a integração entre a graduação e a pós-graduação. Com isso, pretende-se discutir a inserção da psicanálise enquanto método de pesquisa e de produção de saber na universidade, problematizando a relação entre o campo científico e os psicanalistas que se dedicam à atividade de pesquisa. Uma vez que os programas de pós-graduação e os órgãos de fomento de pesquisa priorizam candidatos que tenham experiência em pesquisa científica a fim de selecionar pesquisadores melhor preparados, é fundamental entender como se dá a transmissão da pesquisa em psicanálise para alunos da graduação. A aposta deste trabalho é que a transmissão da pesquisa acadêmica pode suscitar o interesse e a qualificação necessária nos graduandos para o ingresso na pós-graduação, bem como o desenvolvimento da psicanálise enquanto método de pesquisa acadêmica. |
id |
CFP-1_9bb1e4bf17eb6520992c276347c01838 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932020000100104 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Relevância da Transmissão da Pesquisa Científica em Psicanálise para a GraduaçãoPsicologiaPesquisa CientíficaPesquisa em PsicanáliseGraduaçãoPós-GraduaçãoResumo Constata-se, a partir da experiência dos autores enquanto psicólogos recém-graduados por diferentes universidades brasileiras, uma desproporção tanto nas oportunidades oferecidas aos graduandos para que se envolvam com pesquisas quanto no que diz respeito à comunicação daquilo que se produz na pós-graduação. Fazendo uso da metodologia de relato de experiência, objetiva-se refletir de que maneira a interlocução entre ensino e pesquisa contribui para a integração entre a graduação e a pós-graduação. Com isso, pretende-se discutir a inserção da psicanálise enquanto método de pesquisa e de produção de saber na universidade, problematizando a relação entre o campo científico e os psicanalistas que se dedicam à atividade de pesquisa. Uma vez que os programas de pós-graduação e os órgãos de fomento de pesquisa priorizam candidatos que tenham experiência em pesquisa científica a fim de selecionar pesquisadores melhor preparados, é fundamental entender como se dá a transmissão da pesquisa em psicanálise para alunos da graduação. A aposta deste trabalho é que a transmissão da pesquisa acadêmica pode suscitar o interesse e a qualificação necessária nos graduandos para o ingresso na pós-graduação, bem como o desenvolvimento da psicanálise enquanto método de pesquisa acadêmica.Conselho Federal de Psicologia2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100104Psicologia: Ciência e Profissão v.40 2020reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003198099info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Isis Graziele daBechara,Laura CarrasqueiraHentz,Rita DambrosPizzimenti,Enzo ClétoAguiar,Gabriela Medeiros Rodriguespor2020-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932020000100104Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2020-06-08T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Relevância da Transmissão da Pesquisa Científica em Psicanálise para a Graduação |
title |
A Relevância da Transmissão da Pesquisa Científica em Psicanálise para a Graduação |
spellingShingle |
A Relevância da Transmissão da Pesquisa Científica em Psicanálise para a Graduação Silva,Isis Graziele da Psicologia Pesquisa Científica Pesquisa em Psicanálise Graduação Pós-Graduação |
title_short |
A Relevância da Transmissão da Pesquisa Científica em Psicanálise para a Graduação |
title_full |
A Relevância da Transmissão da Pesquisa Científica em Psicanálise para a Graduação |
title_fullStr |
A Relevância da Transmissão da Pesquisa Científica em Psicanálise para a Graduação |
title_full_unstemmed |
A Relevância da Transmissão da Pesquisa Científica em Psicanálise para a Graduação |
title_sort |
A Relevância da Transmissão da Pesquisa Científica em Psicanálise para a Graduação |
author |
Silva,Isis Graziele da |
author_facet |
Silva,Isis Graziele da Bechara,Laura Carrasqueira Hentz,Rita Dambros Pizzimenti,Enzo Cléto Aguiar,Gabriela Medeiros Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Bechara,Laura Carrasqueira Hentz,Rita Dambros Pizzimenti,Enzo Cléto Aguiar,Gabriela Medeiros Rodrigues |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Isis Graziele da Bechara,Laura Carrasqueira Hentz,Rita Dambros Pizzimenti,Enzo Cléto Aguiar,Gabriela Medeiros Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Pesquisa Científica Pesquisa em Psicanálise Graduação Pós-Graduação |
topic |
Psicologia Pesquisa Científica Pesquisa em Psicanálise Graduação Pós-Graduação |
description |
Resumo Constata-se, a partir da experiência dos autores enquanto psicólogos recém-graduados por diferentes universidades brasileiras, uma desproporção tanto nas oportunidades oferecidas aos graduandos para que se envolvam com pesquisas quanto no que diz respeito à comunicação daquilo que se produz na pós-graduação. Fazendo uso da metodologia de relato de experiência, objetiva-se refletir de que maneira a interlocução entre ensino e pesquisa contribui para a integração entre a graduação e a pós-graduação. Com isso, pretende-se discutir a inserção da psicanálise enquanto método de pesquisa e de produção de saber na universidade, problematizando a relação entre o campo científico e os psicanalistas que se dedicam à atividade de pesquisa. Uma vez que os programas de pós-graduação e os órgãos de fomento de pesquisa priorizam candidatos que tenham experiência em pesquisa científica a fim de selecionar pesquisadores melhor preparados, é fundamental entender como se dá a transmissão da pesquisa em psicanálise para alunos da graduação. A aposta deste trabalho é que a transmissão da pesquisa acadêmica pode suscitar o interesse e a qualificação necessária nos graduandos para o ingresso na pós-graduação, bem como o desenvolvimento da psicanálise enquanto método de pesquisa acadêmica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100104 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-3703003198099 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.40 2020 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122431851659264 |