Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-SP: mútua contribuição para o compromisso social na pesquisa e qualificação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Revista (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/46819 |
Resumo: | O artigo objetiva apresentar as mútuas relações e contribuições entre os Programas de Pós-Graduação stricto sensu e a Graduação em Psicologia da PUC-SP, para a construção do conhecimento da Psicologia como ciência, profissão e interdisciplinaridade. A fim de subsidiar a proposta, apresenta-se uma breve retomada histórica da implantação da Pós-Graduação na PUC-SP, a memória dos Programas de Psicologia: Social (1972), Clínica (1976) e Experimental - Análise do Comportamento (1999), e do Programa de Educação: Psicologia da Educação (1969) - um dos três primeiros da PUC-SP. Acrescentam-se dois exemplos de trabalhos pioneiros iniciados na, então, Faculdade de Psicologia e incorporados à Pós-Graduação da PUC-SP que se mantêm como referências nacional e internacional: o Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto - LELu, iniciativa da professora Maria Helena Pereira Franco, e a inserção da Psicologia Ambiental articulada à Saúde, pela professora Marlise Aparecida Bassani. Enfatiza-se o movimento de contribuições de docentes da Graduação em Psicologia titulados pelos Programas de Pós-Graduação da Universidade e a integração Pós-Graduação – Graduação na formação de profissionais de Psicologia, pesquisadores e docentes comprometidos com as questões e transformações sociais, na promoção de diálogos mais articulados com outras áreas do Saber, para avanços da ciência psicológica. |
id |
PUC_SP-14_aeb7cd0ed94457893812f29731929ea9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46819 |
network_acronym_str |
PUC_SP-14 |
network_name_str |
Psicologia Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-SP: mútua contribuição para o compromisso social na pesquisa e qualificação docenteGraduação em PsicologiaPós-graduação em PsicologiaPesquisa e EnsinoPUC-SPO artigo objetiva apresentar as mútuas relações e contribuições entre os Programas de Pós-Graduação stricto sensu e a Graduação em Psicologia da PUC-SP, para a construção do conhecimento da Psicologia como ciência, profissão e interdisciplinaridade. A fim de subsidiar a proposta, apresenta-se uma breve retomada histórica da implantação da Pós-Graduação na PUC-SP, a memória dos Programas de Psicologia: Social (1972), Clínica (1976) e Experimental - Análise do Comportamento (1999), e do Programa de Educação: Psicologia da Educação (1969) - um dos três primeiros da PUC-SP. Acrescentam-se dois exemplos de trabalhos pioneiros iniciados na, então, Faculdade de Psicologia e incorporados à Pós-Graduação da PUC-SP que se mantêm como referências nacional e internacional: o Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto - LELu, iniciativa da professora Maria Helena Pereira Franco, e a inserção da Psicologia Ambiental articulada à Saúde, pela professora Marlise Aparecida Bassani. Enfatiza-se o movimento de contribuições de docentes da Graduação em Psicologia titulados pelos Programas de Pós-Graduação da Universidade e a integração Pós-Graduação – Graduação na formação de profissionais de Psicologia, pesquisadores e docentes comprometidos com as questões e transformações sociais, na promoção de diálogos mais articulados com outras áreas do Saber, para avanços da ciência psicológica.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2020-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/4681910.23925/2594-3871.2019v28i3p681-696Psicologia Revista; v. 28 (2019): 55 anos do curso de Graduação em Psicologia da PUC-SP; 681-6962594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/46819/31319Copyright (c) 2020 Marlise A. Bassanihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBassani, Marlise A.2020-01-16T12:34:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46819Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2020-01-16T12:34:20Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-SP: mútua contribuição para o compromisso social na pesquisa e qualificação docente |
title |
Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-SP: mútua contribuição para o compromisso social na pesquisa e qualificação docente |
spellingShingle |
Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-SP: mútua contribuição para o compromisso social na pesquisa e qualificação docente Bassani, Marlise A. Graduação em Psicologia Pós-graduação em Psicologia Pesquisa e Ensino PUC-SP |
title_short |
Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-SP: mútua contribuição para o compromisso social na pesquisa e qualificação docente |
title_full |
Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-SP: mútua contribuição para o compromisso social na pesquisa e qualificação docente |
title_fullStr |
Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-SP: mútua contribuição para o compromisso social na pesquisa e qualificação docente |
title_full_unstemmed |
Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-SP: mútua contribuição para o compromisso social na pesquisa e qualificação docente |
title_sort |
Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-SP: mútua contribuição para o compromisso social na pesquisa e qualificação docente |
author |
Bassani, Marlise A. |
author_facet |
Bassani, Marlise A. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bassani, Marlise A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia Pós-graduação em Psicologia Pesquisa e Ensino PUC-SP |
topic |
Graduação em Psicologia Pós-graduação em Psicologia Pesquisa e Ensino PUC-SP |
description |
O artigo objetiva apresentar as mútuas relações e contribuições entre os Programas de Pós-Graduação stricto sensu e a Graduação em Psicologia da PUC-SP, para a construção do conhecimento da Psicologia como ciência, profissão e interdisciplinaridade. A fim de subsidiar a proposta, apresenta-se uma breve retomada histórica da implantação da Pós-Graduação na PUC-SP, a memória dos Programas de Psicologia: Social (1972), Clínica (1976) e Experimental - Análise do Comportamento (1999), e do Programa de Educação: Psicologia da Educação (1969) - um dos três primeiros da PUC-SP. Acrescentam-se dois exemplos de trabalhos pioneiros iniciados na, então, Faculdade de Psicologia e incorporados à Pós-Graduação da PUC-SP que se mantêm como referências nacional e internacional: o Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto - LELu, iniciativa da professora Maria Helena Pereira Franco, e a inserção da Psicologia Ambiental articulada à Saúde, pela professora Marlise Aparecida Bassani. Enfatiza-se o movimento de contribuições de docentes da Graduação em Psicologia titulados pelos Programas de Pós-Graduação da Universidade e a integração Pós-Graduação – Graduação na formação de profissionais de Psicologia, pesquisadores e docentes comprometidos com as questões e transformações sociais, na promoção de diálogos mais articulados com outras áreas do Saber, para avanços da ciência psicológica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/46819 10.23925/2594-3871.2019v28i3p681-696 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/46819 |
identifier_str_mv |
10.23925/2594-3871.2019v28i3p681-696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/46819/31319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Marlise A. Bassani https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Marlise A. Bassani https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Revista; v. 28 (2019): 55 anos do curso de Graduação em Psicologia da PUC-SP; 681-696 2594-3871 1413-4063 reponame:Psicologia Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Psicologia Revista (Online) |
collection |
Psicologia Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
psicorevista@pucsp.br |
_version_ |
1796797336627707904 |