Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-SP: mútua contribuição para o compromisso social na pesquisa e qualificação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassani, Marlise A.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Revista (Online)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/46819
Resumo: O artigo objetiva apresentar as mútuas relações e contribuições entre os Programas de Pós-Graduação stricto sensu e a Graduação em Psicologia da PUC-SP, para a construção do conhecimento da Psicologia como ciência, profissão e interdisciplinaridade. A fim de subsidiar a proposta, apresenta-se uma breve retomada histórica da implantação da Pós-Graduação na PUC-SP, a memória dos Programas de Psicologia: Social (1972), Clínica (1976) e Experimental - Análise do Comportamento (1999), e do Programa de Educação: Psicologia da Educação (1969) - um dos três primeiros da PUC-SP. Acrescentam-se dois exemplos de trabalhos pioneiros iniciados na, então, Faculdade de Psicologia e incorporados à Pós-Graduação da PUC-SP que se mantêm como referências nacional e internacional: o Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto - LELu, iniciativa da professora Maria Helena Pereira Franco, e a inserção da Psicologia Ambiental articulada à Saúde, pela professora Marlise Aparecida Bassani. Enfatiza-se o movimento de contribuições de docentes da Graduação em Psicologia titulados pelos Programas de Pós-Graduação da Universidade e a integração Pós-Graduação – Graduação na formação de profissionais de Psicologia, pesquisadores e docentes comprometidos com as questões e transformações sociais, na promoção de diálogos mais articulados com outras áreas do Saber, para avanços da ciência psicológica.
id PUC_SP-14_aeb7cd0ed94457893812f29731929ea9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46819
network_acronym_str PUC_SP-14
network_name_str Psicologia Revista (Online)
repository_id_str
spelling Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-SP: mútua contribuição para o compromisso social na pesquisa e qualificação docenteGraduação em PsicologiaPós-graduação em PsicologiaPesquisa e EnsinoPUC-SPO artigo objetiva apresentar as mútuas relações e contribuições entre os Programas de Pós-Graduação stricto sensu e a Graduação em Psicologia da PUC-SP, para a construção do conhecimento da Psicologia como ciência, profissão e interdisciplinaridade. A fim de subsidiar a proposta, apresenta-se uma breve retomada histórica da implantação da Pós-Graduação na PUC-SP, a memória dos Programas de Psicologia: Social (1972), Clínica (1976) e Experimental - Análise do Comportamento (1999), e do Programa de Educação: Psicologia da Educação (1969) - um dos três primeiros da PUC-SP. Acrescentam-se dois exemplos de trabalhos pioneiros iniciados na, então, Faculdade de Psicologia e incorporados à Pós-Graduação da PUC-SP que se mantêm como referências nacional e internacional: o Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto - LELu, iniciativa da professora Maria Helena Pereira Franco, e a inserção da Psicologia Ambiental articulada à Saúde, pela professora Marlise Aparecida Bassani. Enfatiza-se o movimento de contribuições de docentes da Graduação em Psicologia titulados pelos Programas de Pós-Graduação da Universidade e a integração Pós-Graduação – Graduação na formação de profissionais de Psicologia, pesquisadores e docentes comprometidos com as questões e transformações sociais, na promoção de diálogos mais articulados com outras áreas do Saber, para avanços da ciência psicológica.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde2020-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/4681910.23925/2594-3871.2019v28i3p681-696Psicologia Revista; v. 28 (2019): 55 anos do curso de Graduação em Psicologia da PUC-SP; 681-6962594-38711413-4063reponame:Psicologia Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/46819/31319Copyright (c) 2020 Marlise A. Bassanihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBassani, Marlise A.2020-01-16T12:34:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46819Revistahttps://revistas.pucsp.br/psicorevistaPRIhttps://revistas.pucsp.br/psicorevista/oaipsicorevista@pucsp.br2594-38711413-4063opendoar:2020-01-16T12:34:20Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-SP: mútua contribuição para o compromisso social na pesquisa e qualificação docente
title Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-SP: mútua contribuição para o compromisso social na pesquisa e qualificação docente
spellingShingle Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-SP: mútua contribuição para o compromisso social na pesquisa e qualificação docente
Bassani, Marlise A.
Graduação em Psicologia
Pós-graduação em Psicologia
Pesquisa e Ensino
PUC-SP
title_short Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-SP: mútua contribuição para o compromisso social na pesquisa e qualificação docente
title_full Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-SP: mútua contribuição para o compromisso social na pesquisa e qualificação docente
title_fullStr Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-SP: mútua contribuição para o compromisso social na pesquisa e qualificação docente
title_full_unstemmed Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-SP: mútua contribuição para o compromisso social na pesquisa e qualificação docente
title_sort Graduação e Pós-Graduação em Psicologia na PUC-SP: mútua contribuição para o compromisso social na pesquisa e qualificação docente
author Bassani, Marlise A.
author_facet Bassani, Marlise A.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bassani, Marlise A.
dc.subject.por.fl_str_mv Graduação em Psicologia
Pós-graduação em Psicologia
Pesquisa e Ensino
PUC-SP
topic Graduação em Psicologia
Pós-graduação em Psicologia
Pesquisa e Ensino
PUC-SP
description O artigo objetiva apresentar as mútuas relações e contribuições entre os Programas de Pós-Graduação stricto sensu e a Graduação em Psicologia da PUC-SP, para a construção do conhecimento da Psicologia como ciência, profissão e interdisciplinaridade. A fim de subsidiar a proposta, apresenta-se uma breve retomada histórica da implantação da Pós-Graduação na PUC-SP, a memória dos Programas de Psicologia: Social (1972), Clínica (1976) e Experimental - Análise do Comportamento (1999), e do Programa de Educação: Psicologia da Educação (1969) - um dos três primeiros da PUC-SP. Acrescentam-se dois exemplos de trabalhos pioneiros iniciados na, então, Faculdade de Psicologia e incorporados à Pós-Graduação da PUC-SP que se mantêm como referências nacional e internacional: o Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto - LELu, iniciativa da professora Maria Helena Pereira Franco, e a inserção da Psicologia Ambiental articulada à Saúde, pela professora Marlise Aparecida Bassani. Enfatiza-se o movimento de contribuições de docentes da Graduação em Psicologia titulados pelos Programas de Pós-Graduação da Universidade e a integração Pós-Graduação – Graduação na formação de profissionais de Psicologia, pesquisadores e docentes comprometidos com as questões e transformações sociais, na promoção de diálogos mais articulados com outras áreas do Saber, para avanços da ciência psicológica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/46819
10.23925/2594-3871.2019v28i3p681-696
url https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/46819
identifier_str_mv 10.23925/2594-3871.2019v28i3p681-696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/46819/31319
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Marlise A. Bassani
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Marlise A. Bassani
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Revista; v. 28 (2019): 55 anos do curso de Graduação em Psicologia da PUC-SP; 681-696
2594-3871
1413-4063
reponame:Psicologia Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Psicologia Revista (Online)
collection Psicologia Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv psicorevista@pucsp.br
_version_ 1796797336627707904