Medida Socioeducativa de Internação e Expectativas de Futuro de Adolescentes e Familiares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brondani,Renata Petry
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Arpini,Dorian Mônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100137
Resumo: Resumo A partir de uma concepção da adolescência construída por fatores intrapsíquicos e socioculturais, este estudo objetivou compreender as expectativas de futuro de adolescentes e familiares no contexto da medida socioeducativa de internação. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio do delineamento de Estudo de Casos Múltiplos, com dez participantes (cinco adolescentes e cinco respectivos familiares) vinculados a uma instituição de cumprimento da medida socioeducativa de internação. Os dados foram coletados em entrevistas semiestruturadas e nos prontuários dos adolescentes na instituição, que foram analisados por meio da síntese de casos cruzados. Os adolescentes mencionaram o desejo de não mais se envolverem com transgressões no futuro, a centralidade que pretendem que o trabalho assuma em suas trajetórias e o anseio por relações familiares mais próximas e afetivas. Já os familiares, que foram, em sua totalidade, as mães dos adolescentes, pretendiam ser mais participativos e ter mais diálogos com os filhos, bem como manifestaram o desejo de que eles se envolvam com o trabalho. Também enunciaram, em seus relatos, incertezas de que os filhos pudessem voltar a se envolver em transgressões. Além disso, os participantes mencionaram a necessidade de saída de seus territórios para não colocar em risco suas próprias vidas. Assim, denota-se a importância de possibilitar reflexões e ressignificações que acompanhem o fim do período da internação, além das iniciativas nas políticas públicas que contemplem o pertencimento e as questões territoriais referentes ao futuro de adolescentes egressos do contexto socioeducativo.
id CFP-1_a4b38e427d5d29024762b3a91e2993a6
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932021000100137
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Medida Socioeducativa de Internação e Expectativas de Futuro de Adolescentes e FamiliaresMedida SocioeducativaAdolescênciaFamíliaFuturoTerritórioResumo A partir de uma concepção da adolescência construída por fatores intrapsíquicos e socioculturais, este estudo objetivou compreender as expectativas de futuro de adolescentes e familiares no contexto da medida socioeducativa de internação. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio do delineamento de Estudo de Casos Múltiplos, com dez participantes (cinco adolescentes e cinco respectivos familiares) vinculados a uma instituição de cumprimento da medida socioeducativa de internação. Os dados foram coletados em entrevistas semiestruturadas e nos prontuários dos adolescentes na instituição, que foram analisados por meio da síntese de casos cruzados. Os adolescentes mencionaram o desejo de não mais se envolverem com transgressões no futuro, a centralidade que pretendem que o trabalho assuma em suas trajetórias e o anseio por relações familiares mais próximas e afetivas. Já os familiares, que foram, em sua totalidade, as mães dos adolescentes, pretendiam ser mais participativos e ter mais diálogos com os filhos, bem como manifestaram o desejo de que eles se envolvam com o trabalho. Também enunciaram, em seus relatos, incertezas de que os filhos pudessem voltar a se envolver em transgressões. Além disso, os participantes mencionaram a necessidade de saída de seus territórios para não colocar em risco suas próprias vidas. Assim, denota-se a importância de possibilitar reflexões e ressignificações que acompanhem o fim do período da internação, além das iniciativas nas políticas públicas que contemplem o pertencimento e as questões territoriais referentes ao futuro de adolescentes egressos do contexto socioeducativo.Conselho Federal de Psicologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100137Psicologia: Ciência e Profissão v.41 2021reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003223537info:eu-repo/semantics/openAccessBrondani,Renata PetryArpini,Dorian Mônicapor2021-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932021000100137Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2021-10-19T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Medida Socioeducativa de Internação e Expectativas de Futuro de Adolescentes e Familiares
title Medida Socioeducativa de Internação e Expectativas de Futuro de Adolescentes e Familiares
spellingShingle Medida Socioeducativa de Internação e Expectativas de Futuro de Adolescentes e Familiares
Brondani,Renata Petry
Medida Socioeducativa
Adolescência
Família
Futuro
Território
title_short Medida Socioeducativa de Internação e Expectativas de Futuro de Adolescentes e Familiares
title_full Medida Socioeducativa de Internação e Expectativas de Futuro de Adolescentes e Familiares
title_fullStr Medida Socioeducativa de Internação e Expectativas de Futuro de Adolescentes e Familiares
title_full_unstemmed Medida Socioeducativa de Internação e Expectativas de Futuro de Adolescentes e Familiares
title_sort Medida Socioeducativa de Internação e Expectativas de Futuro de Adolescentes e Familiares
author Brondani,Renata Petry
author_facet Brondani,Renata Petry
Arpini,Dorian Mônica
author_role author
author2 Arpini,Dorian Mônica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brondani,Renata Petry
Arpini,Dorian Mônica
dc.subject.por.fl_str_mv Medida Socioeducativa
Adolescência
Família
Futuro
Território
topic Medida Socioeducativa
Adolescência
Família
Futuro
Território
description Resumo A partir de uma concepção da adolescência construída por fatores intrapsíquicos e socioculturais, este estudo objetivou compreender as expectativas de futuro de adolescentes e familiares no contexto da medida socioeducativa de internação. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio do delineamento de Estudo de Casos Múltiplos, com dez participantes (cinco adolescentes e cinco respectivos familiares) vinculados a uma instituição de cumprimento da medida socioeducativa de internação. Os dados foram coletados em entrevistas semiestruturadas e nos prontuários dos adolescentes na instituição, que foram analisados por meio da síntese de casos cruzados. Os adolescentes mencionaram o desejo de não mais se envolverem com transgressões no futuro, a centralidade que pretendem que o trabalho assuma em suas trajetórias e o anseio por relações familiares mais próximas e afetivas. Já os familiares, que foram, em sua totalidade, as mães dos adolescentes, pretendiam ser mais participativos e ter mais diálogos com os filhos, bem como manifestaram o desejo de que eles se envolvam com o trabalho. Também enunciaram, em seus relatos, incertezas de que os filhos pudessem voltar a se envolver em transgressões. Além disso, os participantes mencionaram a necessidade de saída de seus territórios para não colocar em risco suas próprias vidas. Assim, denota-se a importância de possibilitar reflexões e ressignificações que acompanhem o fim do período da internação, além das iniciativas nas políticas públicas que contemplem o pertencimento e as questões territoriais referentes ao futuro de adolescentes egressos do contexto socioeducativo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100137
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003223537
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.41 2021
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432547913728