Música e transformação no contexto da medida socioeducativa de internação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Cláudia Regina Brandão Sampaio Fernandes da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Santos,Maíra Mendes dos, Franco,Kelly Silva, Brito,Afonso de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400013
Resumo: O presente artigo traça considerações sobre um projeto de canto coral desenvolvido junto a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no Estado do Amazonas. Essa ação faz parte de uma política voltada para a garantia dos direitos humanos e para a inclusão em um contexto de convívio social saudável, produtivo e solidário, de forma a evitar a reincidência ao ato delituoso. A premissa desse projeto se fundamenta na concepção de ser humano em constante desenvolvimento, que transforma a si mesmo e ao meio social através das vivências partilhadas com outrem. Nesse contexto, a música favorece uma possibilidade de transformação do sujeito ao valorizar sua expressão criativa e espontânea, além de promover o desenvolvimento de habilidades artísticas, cognitivas e sociais de modo construtivo. A partir dos princípios norteadores da proposta, foram realizados ensaios, grupos reflexivos e apresentações. A metodologia utilizada centra-se em três princípios básicos: presença, afetividade e autoria. Apesar das dificuldades encontradas, as atividades evoluíram de forma significativa, tendo como resultado o desenvolvimento de interações mais saudáveis entre os adolescentes e os funcionários do centro, crescente abertura dos adolescentes na expressão de suas subjetividades, aumento da autopercepção, interesse por delinear um projeto de vida e descoberta de aptidões musicais.
id CFP-1_a9bb764d53d75b13fe9b8f96b53752a3
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932011000400013
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Música e transformação no contexto da medida socioeducativa de internaçãoAdolescente em conflito com a leiMedidas socioeducativasCanto-coralFatores protetivosO presente artigo traça considerações sobre um projeto de canto coral desenvolvido junto a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no Estado do Amazonas. Essa ação faz parte de uma política voltada para a garantia dos direitos humanos e para a inclusão em um contexto de convívio social saudável, produtivo e solidário, de forma a evitar a reincidência ao ato delituoso. A premissa desse projeto se fundamenta na concepção de ser humano em constante desenvolvimento, que transforma a si mesmo e ao meio social através das vivências partilhadas com outrem. Nesse contexto, a música favorece uma possibilidade de transformação do sujeito ao valorizar sua expressão criativa e espontânea, além de promover o desenvolvimento de habilidades artísticas, cognitivas e sociais de modo construtivo. A partir dos princípios norteadores da proposta, foram realizados ensaios, grupos reflexivos e apresentações. A metodologia utilizada centra-se em três princípios básicos: presença, afetividade e autoria. Apesar das dificuldades encontradas, as atividades evoluíram de forma significativa, tendo como resultado o desenvolvimento de interações mais saudáveis entre os adolescentes e os funcionários do centro, crescente abertura dos adolescentes na expressão de suas subjetividades, aumento da autopercepção, interesse por delinear um projeto de vida e descoberta de aptidões musicais.Conselho Federal de Psicologia2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400013Psicologia: Ciência e Profissão v.31 n.4 2011reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932011000400013info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Cláudia Regina Brandão Sampaio Fernandes daSantos,Maíra Mendes dosFranco,Kelly SilvaBrito,Afonso de Oliveirapor2012-02-09T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932011000400013Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-02-09T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Música e transformação no contexto da medida socioeducativa de internação
title Música e transformação no contexto da medida socioeducativa de internação
spellingShingle Música e transformação no contexto da medida socioeducativa de internação
Costa,Cláudia Regina Brandão Sampaio Fernandes da
Adolescente em conflito com a lei
Medidas socioeducativas
Canto-coral
Fatores protetivos
title_short Música e transformação no contexto da medida socioeducativa de internação
title_full Música e transformação no contexto da medida socioeducativa de internação
title_fullStr Música e transformação no contexto da medida socioeducativa de internação
title_full_unstemmed Música e transformação no contexto da medida socioeducativa de internação
title_sort Música e transformação no contexto da medida socioeducativa de internação
author Costa,Cláudia Regina Brandão Sampaio Fernandes da
author_facet Costa,Cláudia Regina Brandão Sampaio Fernandes da
Santos,Maíra Mendes dos
Franco,Kelly Silva
Brito,Afonso de Oliveira
author_role author
author2 Santos,Maíra Mendes dos
Franco,Kelly Silva
Brito,Afonso de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Cláudia Regina Brandão Sampaio Fernandes da
Santos,Maíra Mendes dos
Franco,Kelly Silva
Brito,Afonso de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente em conflito com a lei
Medidas socioeducativas
Canto-coral
Fatores protetivos
topic Adolescente em conflito com a lei
Medidas socioeducativas
Canto-coral
Fatores protetivos
description O presente artigo traça considerações sobre um projeto de canto coral desenvolvido junto a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no Estado do Amazonas. Essa ação faz parte de uma política voltada para a garantia dos direitos humanos e para a inclusão em um contexto de convívio social saudável, produtivo e solidário, de forma a evitar a reincidência ao ato delituoso. A premissa desse projeto se fundamenta na concepção de ser humano em constante desenvolvimento, que transforma a si mesmo e ao meio social através das vivências partilhadas com outrem. Nesse contexto, a música favorece uma possibilidade de transformação do sujeito ao valorizar sua expressão criativa e espontânea, além de promover o desenvolvimento de habilidades artísticas, cognitivas e sociais de modo construtivo. A partir dos princípios norteadores da proposta, foram realizados ensaios, grupos reflexivos e apresentações. A metodologia utilizada centra-se em três princípios básicos: presença, afetividade e autoria. Apesar das dificuldades encontradas, as atividades evoluíram de forma significativa, tendo como resultado o desenvolvimento de interações mais saudáveis entre os adolescentes e os funcionários do centro, crescente abertura dos adolescentes na expressão de suas subjetividades, aumento da autopercepção, interesse por delinear um projeto de vida e descoberta de aptidões musicais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932011000400013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.31 n.4 2011
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122429271113728