A Percepção de Estagiários em Diferentes IES do Brasil sobre a Supervisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000300528 |
Resumo: | Neste artigo, são apresentados os resultados referentes à análise qualitativa da percepção de estudantes de graduação em Psicologia envolvidos em algum tipo de estágio supervisionado . Um total de 312 alunos-estagiários dos 21 estados brasileiros respondeu o questionário disponibilizado em versão on-line para todas as instituições de ensino do país que aceitaram participar da pesquisa. Foi utilizada como instrumento para coleta dos dados a "Escala sobre a experiência de supervisão na ótica de estagiários de Psicologia", adaptada para o português, que engloba 27 questões fechadas e sete questões abertas. Para análise do conteúdo das respostas abertas, utilizou-se o software Sphinx Léxica (versão 5.0). Como resultado tem-se que a avaliação das supervisões por parte dos estagiários é bastante favorável aos supervisores e indicam que eles frequentemente apresentam comportamentos que favorecem o aprendizado e o aprimoramento do estagiário, tais como, apoiar o desejo de aprender do estagiário. Discute-se a percepção que o estagiário possui da relação com e seu supervisor no espaço da formação e instigam-se situações-problema na interação entre ele e seu supervisor. |
id |
CFP-1_c990300e71976f9626902b2132bd8522 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932014000300528 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Percepção de Estagiários em Diferentes IES do Brasil sobre a SupervisãoFormação profissionalSupervisãoApercepçãoDesenvolvimento profissionalNeste artigo, são apresentados os resultados referentes à análise qualitativa da percepção de estudantes de graduação em Psicologia envolvidos em algum tipo de estágio supervisionado . Um total de 312 alunos-estagiários dos 21 estados brasileiros respondeu o questionário disponibilizado em versão on-line para todas as instituições de ensino do país que aceitaram participar da pesquisa. Foi utilizada como instrumento para coleta dos dados a "Escala sobre a experiência de supervisão na ótica de estagiários de Psicologia", adaptada para o português, que engloba 27 questões fechadas e sete questões abertas. Para análise do conteúdo das respostas abertas, utilizou-se o software Sphinx Léxica (versão 5.0). Como resultado tem-se que a avaliação das supervisões por parte dos estagiários é bastante favorável aos supervisores e indicam que eles frequentemente apresentam comportamentos que favorecem o aprendizado e o aprimoramento do estagiário, tais como, apoiar o desejo de aprender do estagiário. Discute-se a percepção que o estagiário possui da relação com e seu supervisor no espaço da formação e instigam-se situações-problema na interação entre ele e seu supervisor.Conselho Federal de Psicologia2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000300528Psicologia: Ciência e Profissão v.34 n.3 2014reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703001482013info:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto,Ana Cláudia de AzevedoSilvares,Edwiges Ferreira de MattosRocha,Marina Monzani daMonteiro,Nancy Ramacciotti de OliveiraPereira,Rodrigo Fernandopor2015-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932014000300528Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2015-09-21T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Percepção de Estagiários em Diferentes IES do Brasil sobre a Supervisão |
title |
A Percepção de Estagiários em Diferentes IES do Brasil sobre a Supervisão |
spellingShingle |
A Percepção de Estagiários em Diferentes IES do Brasil sobre a Supervisão Peixoto,Ana Cláudia de Azevedo Formação profissional Supervisão Apercepção Desenvolvimento profissional |
title_short |
A Percepção de Estagiários em Diferentes IES do Brasil sobre a Supervisão |
title_full |
A Percepção de Estagiários em Diferentes IES do Brasil sobre a Supervisão |
title_fullStr |
A Percepção de Estagiários em Diferentes IES do Brasil sobre a Supervisão |
title_full_unstemmed |
A Percepção de Estagiários em Diferentes IES do Brasil sobre a Supervisão |
title_sort |
A Percepção de Estagiários em Diferentes IES do Brasil sobre a Supervisão |
author |
Peixoto,Ana Cláudia de Azevedo |
author_facet |
Peixoto,Ana Cláudia de Azevedo Silvares,Edwiges Ferreira de Mattos Rocha,Marina Monzani da Monteiro,Nancy Ramacciotti de Oliveira Pereira,Rodrigo Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Silvares,Edwiges Ferreira de Mattos Rocha,Marina Monzani da Monteiro,Nancy Ramacciotti de Oliveira Pereira,Rodrigo Fernando |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto,Ana Cláudia de Azevedo Silvares,Edwiges Ferreira de Mattos Rocha,Marina Monzani da Monteiro,Nancy Ramacciotti de Oliveira Pereira,Rodrigo Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação profissional Supervisão Apercepção Desenvolvimento profissional |
topic |
Formação profissional Supervisão Apercepção Desenvolvimento profissional |
description |
Neste artigo, são apresentados os resultados referentes à análise qualitativa da percepção de estudantes de graduação em Psicologia envolvidos em algum tipo de estágio supervisionado . Um total de 312 alunos-estagiários dos 21 estados brasileiros respondeu o questionário disponibilizado em versão on-line para todas as instituições de ensino do país que aceitaram participar da pesquisa. Foi utilizada como instrumento para coleta dos dados a "Escala sobre a experiência de supervisão na ótica de estagiários de Psicologia", adaptada para o português, que engloba 27 questões fechadas e sete questões abertas. Para análise do conteúdo das respostas abertas, utilizou-se o software Sphinx Léxica (versão 5.0). Como resultado tem-se que a avaliação das supervisões por parte dos estagiários é bastante favorável aos supervisores e indicam que eles frequentemente apresentam comportamentos que favorecem o aprendizado e o aprimoramento do estagiário, tais como, apoiar o desejo de aprender do estagiário. Discute-se a percepção que o estagiário possui da relação com e seu supervisor no espaço da formação e instigam-se situações-problema na interação entre ele e seu supervisor. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000300528 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000300528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-3703001482013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.34 n.3 2014 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122430086905856 |