A Percepção de Estagiários em Diferentes IES do Brasil sobre a Supervisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto,Ana Cláudia de Azevedo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silvares,Edwiges Ferreira de Mattos, Rocha,Marina Monzani da, Monteiro,Nancy Ramacciotti de Oliveira, Pereira,Rodrigo Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000300528
Resumo: Neste artigo, são apresentados os resultados referentes à análise qualitativa da percepção de estudantes de graduação em Psicologia envolvidos em algum tipo de estágio supervisionado . Um total de 312 alunos-estagiários dos 21 estados brasileiros respondeu o questionário disponibilizado em versão on-line para todas as instituições de ensino do país que aceitaram participar da pesquisa. Foi utilizada como instrumento para coleta dos dados a "Escala sobre a experiência de supervisão na ótica de estagiários de Psicologia", adaptada para o português, que engloba 27 questões fechadas e sete questões abertas. Para análise do conteúdo das respostas abertas, utilizou-se o software Sphinx Léxica (versão 5.0). Como resultado tem-se que a avaliação das supervisões por parte dos estagiários é bastante favorável aos supervisores e indicam que eles frequentemente apresentam comportamentos que favorecem o aprendizado e o aprimoramento do estagiário, tais como, apoiar o desejo de aprender do estagiário. Discute-se a percepção que o estagiário possui da relação com e seu supervisor no espaço da formação e instigam-se situações-problema na interação entre ele e seu supervisor.
id CFP-1_c990300e71976f9626902b2132bd8522
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932014000300528
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling A Percepção de Estagiários em Diferentes IES do Brasil sobre a SupervisãoFormação profissionalSupervisãoApercepçãoDesenvolvimento profissionalNeste artigo, são apresentados os resultados referentes à análise qualitativa da percepção de estudantes de graduação em Psicologia envolvidos em algum tipo de estágio supervisionado . Um total de 312 alunos-estagiários dos 21 estados brasileiros respondeu o questionário disponibilizado em versão on-line para todas as instituições de ensino do país que aceitaram participar da pesquisa. Foi utilizada como instrumento para coleta dos dados a "Escala sobre a experiência de supervisão na ótica de estagiários de Psicologia", adaptada para o português, que engloba 27 questões fechadas e sete questões abertas. Para análise do conteúdo das respostas abertas, utilizou-se o software Sphinx Léxica (versão 5.0). Como resultado tem-se que a avaliação das supervisões por parte dos estagiários é bastante favorável aos supervisores e indicam que eles frequentemente apresentam comportamentos que favorecem o aprendizado e o aprimoramento do estagiário, tais como, apoiar o desejo de aprender do estagiário. Discute-se a percepção que o estagiário possui da relação com e seu supervisor no espaço da formação e instigam-se situações-problema na interação entre ele e seu supervisor.Conselho Federal de Psicologia2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000300528Psicologia: Ciência e Profissão v.34 n.3 2014reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703001482013info:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto,Ana Cláudia de AzevedoSilvares,Edwiges Ferreira de MattosRocha,Marina Monzani daMonteiro,Nancy Ramacciotti de OliveiraPereira,Rodrigo Fernandopor2015-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932014000300528Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2015-09-21T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Percepção de Estagiários em Diferentes IES do Brasil sobre a Supervisão
title A Percepção de Estagiários em Diferentes IES do Brasil sobre a Supervisão
spellingShingle A Percepção de Estagiários em Diferentes IES do Brasil sobre a Supervisão
Peixoto,Ana Cláudia de Azevedo
Formação profissional
Supervisão
Apercepção
Desenvolvimento profissional
title_short A Percepção de Estagiários em Diferentes IES do Brasil sobre a Supervisão
title_full A Percepção de Estagiários em Diferentes IES do Brasil sobre a Supervisão
title_fullStr A Percepção de Estagiários em Diferentes IES do Brasil sobre a Supervisão
title_full_unstemmed A Percepção de Estagiários em Diferentes IES do Brasil sobre a Supervisão
title_sort A Percepção de Estagiários em Diferentes IES do Brasil sobre a Supervisão
author Peixoto,Ana Cláudia de Azevedo
author_facet Peixoto,Ana Cláudia de Azevedo
Silvares,Edwiges Ferreira de Mattos
Rocha,Marina Monzani da
Monteiro,Nancy Ramacciotti de Oliveira
Pereira,Rodrigo Fernando
author_role author
author2 Silvares,Edwiges Ferreira de Mattos
Rocha,Marina Monzani da
Monteiro,Nancy Ramacciotti de Oliveira
Pereira,Rodrigo Fernando
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto,Ana Cláudia de Azevedo
Silvares,Edwiges Ferreira de Mattos
Rocha,Marina Monzani da
Monteiro,Nancy Ramacciotti de Oliveira
Pereira,Rodrigo Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Supervisão
Apercepção
Desenvolvimento profissional
topic Formação profissional
Supervisão
Apercepção
Desenvolvimento profissional
description Neste artigo, são apresentados os resultados referentes à análise qualitativa da percepção de estudantes de graduação em Psicologia envolvidos em algum tipo de estágio supervisionado . Um total de 312 alunos-estagiários dos 21 estados brasileiros respondeu o questionário disponibilizado em versão on-line para todas as instituições de ensino do país que aceitaram participar da pesquisa. Foi utilizada como instrumento para coleta dos dados a "Escala sobre a experiência de supervisão na ótica de estagiários de Psicologia", adaptada para o português, que engloba 27 questões fechadas e sete questões abertas. Para análise do conteúdo das respostas abertas, utilizou-se o software Sphinx Léxica (versão 5.0). Como resultado tem-se que a avaliação das supervisões por parte dos estagiários é bastante favorável aos supervisores e indicam que eles frequentemente apresentam comportamentos que favorecem o aprendizado e o aprimoramento do estagiário, tais como, apoiar o desejo de aprender do estagiário. Discute-se a percepção que o estagiário possui da relação com e seu supervisor no espaço da formação e instigam-se situações-problema na interação entre ele e seu supervisor.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000300528
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000300528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703001482013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.34 n.3 2014
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122430086905856