Supervisão e formação profissional : um estudo em contexto de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Custódio Sérgio Cunha
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1302
Resumo: Ao longo do exercício profissional, a experiência dos enfermeiros encontra-se associada a múltiplas e conflituosas condicionantes nos contextos de trabalho. Diversos estudos localizados nesta área revelam que os problemas decorrentes do exercício profissional afectam o quotidiano e podem mesmo contribuir para a ocorrência de algumas formas de stress e de doença. A investigação produzida indica ainda um conjunto de estratégias que parece ter efeitos positivos no bem-estar de enfermeiros e estudantes de enfermagem, satisfação profissional e qualidade das práticas assistenciais, designadamente suporte pelos pares, apoio emocional e formação em contexto de trabalho. A supervisão clínica em enfermagem emerge nas unidades de cuidados como uma forma sistemática de desenvolvimento de competências profissionais, promoção da segurança dos doentes e melhoria da qualidade em matéria de assistência. O presente estudo, que combina métodos de natureza qualitativa e quantitativa, foi conduzido num contexto específico – Hospital Pedro Hispano de Matosinhos. O propósito central do estudo foi o de constituir um subsídio para a definição de um modelo de supervisão das práticas clínicas em enfermagem nesta unidade hospitalar. Foram definidos quatro objectivos operacionais: compreender as representações dos actores em matéria das práticas profissionais, desenvolvimento pessoal e percursos da sua formação; identificar os aspectos mais problemáticos do desenvolvimento no exercício profissional dos enfermeiros; avaliar as dinâmicas de socialização dos enfermeiros e de alunos de enfermagem que realizam os seus momentos de estágio clínico nos diversos serviços hospitalares e identificar estratégias que permitam dar respostas às expectativas dos actores em matéria de qualidade de cuidados. Os dados foram recolhidos por questionário, entrevista em grupo e análise documental. A investigação sugere a necessidade de se estabelecer um sistema de supervisão clínica em enfermagem, para dar resposta às dificuldades experienciadas por estes no seu percurso formativo para o desenvolvimento pessoal e profissional. A supervisão clínica ajudaria os enfermeiros a reflectir nas suas actividades profissionais e promover a qualidade de cuidados. O estudo apresenta um conjunto de subsídios eventualmente relevantes para a definição de políticas locais de supervisão das práticas clínicas em enfermagem. ABSTRACT: During the work experience, the role of nursing is associated with multiple and conflicting demands of the context. Studies reveal that the experience of work-related problems generally detracts from the quality of nurses’ working lives, and may contribute to some forms of stressful situations or illness. The research indicates a set of strategies, namely peer support, emotional support and on-site education, that seems to have positive effects on the nurses' and students' well-being, work satisfaction, and quality of care. Nursing clinical supervision emerges at the wards as a systematic way to develop professional competences, patient safety and quality of care. This qualitative and descriptive research was focused in a hospital environment - Hospital Pedro Hispano in Matosinhos. The study's main goal was to contribute to the definition of a system of nursing clinical supervision in this context. Four general objectives have been pointed out: to understand the representations that nurses had about their own practices; to identify the main problems in nursing professional experience development; to evaluate the socialization process of nurses and students that live their clinical learning at the hospital wards, and to identify strategies that allow answers to the expectations of nurses in matter of quality of care. The data was collected by a questionnaire, group interview and documental analysis. The research suggests a need to establish a system of clinical supervision for nurses, to give answers to the difficulties experienced by them in their personal and professional development, and clinical education. Clinical supervision will help nurses to reflect on professional activity and will enhance quality care. The study propose one possible contribution to the definition of a local policy focused on the supervision of nursing practice.
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A supervisão clínica ajudaria os enfermeiros a reflectir nas suas actividades profissionais e promover a qualidade de cuidados. O estudo apresenta um conjunto de subsídios eventualmente relevantes para a definição de políticas locais de supervisão das práticas clínicas em enfermagem. ABSTRACT: During the work experience, the role of nursing is associated with multiple and conflicting demands of the context. Studies reveal that the experience of work-related problems generally detracts from the quality of nurses’ working lives, and may contribute to some forms of stressful situations or illness. The research indicates a set of strategies, namely peer support, emotional support and on-site education, that seems to have positive effects on the nurses' and students' well-being, work satisfaction, and quality of care. Nursing clinical supervision emerges at the wards as a systematic way to develop professional competences, patient safety and quality of care. This qualitative and descriptive research was focused in a hospital environment - Hospital Pedro Hispano in Matosinhos. The study's main goal was to contribute to the definition of a system of nursing clinical supervision in this context. Four general objectives have been pointed out: to understand the representations that nurses had about their own practices; to identify the main problems in nursing professional experience development; to evaluate the socialization process of nurses and students that live their clinical learning at the hospital wards, and to identify strategies that allow answers to the expectations of nurses in matter of quality of care. The data was collected by a questionnaire, group interview and documental analysis. The research suggests a need to establish a system of clinical supervision for nurses, to give answers to the difficulties experienced by them in their personal and professional development, and clinical education. 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