Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zerbini,Thaís
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Abbad,Gardênia, Mourão,Luciana, Martins,Lara Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401024
Resumo: Resumo A presente pesquisa objetiva verificar as evidências de validade da Escala de Estratégias de Aprendizagem (EEA) aplicada em um curso a distância em ambiente corporativo. Pretende ainda verificar quais são as estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos trabalhadores em ambiente virtual de estudo no contexto de trabalho. O curso avaliado abrange venda de produtos bancários oferecido por um banco de grande porte aos seus funcionários. A EEA foi aplicada em 541 participantes. Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais, consistência interna e descritivas. Os resultados indicaram uma escala de cinco fatores: Controle da Emoção, 4 itens (α = 0,91), Repetição e Organização, 6 itens (α = 0,83), Controle da Motivação, 4 itens (α = 0,97), Elaboração, 3 itens (α = 0,89), Monitoramento da Compreensão, 6 itens (α = 0,91). Busca de Ajuda Interpessoal e Busca de Ajuda ao Material Didático não figuraram como potenciais fatores – já que o desenho do curso avaliado não apresenta material didático, tampouco oferece tutoria ativa aos participantes. A maior ocorrência de médias altas concentra-se nos itens do fator Elaboração eControle da Emoção. Esse fato pode ser explicado pelos indivíduos estarem acostumados a utilizar as estratégias de elaboração e de controle da emoção ao longo da vida, em seus estudos individuais em diferentes situações educacionais.
id CFP-1_ccbeffcdca558eab60d510e9de975c87
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932015000401024
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores?TreinamentoAvaliaçãoEstratégias de AprendizagemEducação a DistânciaEducação CorporativaResumo A presente pesquisa objetiva verificar as evidências de validade da Escala de Estratégias de Aprendizagem (EEA) aplicada em um curso a distância em ambiente corporativo. Pretende ainda verificar quais são as estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos trabalhadores em ambiente virtual de estudo no contexto de trabalho. O curso avaliado abrange venda de produtos bancários oferecido por um banco de grande porte aos seus funcionários. A EEA foi aplicada em 541 participantes. Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais, consistência interna e descritivas. Os resultados indicaram uma escala de cinco fatores: Controle da Emoção, 4 itens (α = 0,91), Repetição e Organização, 6 itens (α = 0,83), Controle da Motivação, 4 itens (α = 0,97), Elaboração, 3 itens (α = 0,89), Monitoramento da Compreensão, 6 itens (α = 0,91). Busca de Ajuda Interpessoal e Busca de Ajuda ao Material Didático não figuraram como potenciais fatores – já que o desenho do curso avaliado não apresenta material didático, tampouco oferece tutoria ativa aos participantes. A maior ocorrência de médias altas concentra-se nos itens do fator Elaboração eControle da Emoção. Esse fato pode ser explicado pelos indivíduos estarem acostumados a utilizar as estratégias de elaboração e de controle da emoção ao longo da vida, em seus estudos individuais em diferentes situações educacionais.Conselho Federal de Psicologia2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401024Psicologia: Ciência e Profissão v.35 n.4 2015reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703000312014info:eu-repo/semantics/openAccessZerbini,ThaísAbbad,GardêniaMourão,LucianaMartins,Lara Barrospor2015-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932015000401024Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2015-12-15T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores?
title Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores?
spellingShingle Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores?
Zerbini,Thaís
Treinamento
Avaliação
Estratégias de Aprendizagem
Educação a Distância
Educação Corporativa
title_short Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores?
title_full Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores?
title_fullStr Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores?
title_full_unstemmed Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores?
title_sort Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores?
author Zerbini,Thaís
author_facet Zerbini,Thaís
Abbad,Gardênia
Mourão,Luciana
Martins,Lara Barros
author_role author
author2 Abbad,Gardênia
Mourão,Luciana
Martins,Lara Barros
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zerbini,Thaís
Abbad,Gardênia
Mourão,Luciana
Martins,Lara Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento
Avaliação
Estratégias de Aprendizagem
Educação a Distância
Educação Corporativa
topic Treinamento
Avaliação
Estratégias de Aprendizagem
Educação a Distância
Educação Corporativa
description Resumo A presente pesquisa objetiva verificar as evidências de validade da Escala de Estratégias de Aprendizagem (EEA) aplicada em um curso a distância em ambiente corporativo. Pretende ainda verificar quais são as estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos trabalhadores em ambiente virtual de estudo no contexto de trabalho. O curso avaliado abrange venda de produtos bancários oferecido por um banco de grande porte aos seus funcionários. A EEA foi aplicada em 541 participantes. Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais, consistência interna e descritivas. Os resultados indicaram uma escala de cinco fatores: Controle da Emoção, 4 itens (α = 0,91), Repetição e Organização, 6 itens (α = 0,83), Controle da Motivação, 4 itens (α = 0,97), Elaboração, 3 itens (α = 0,89), Monitoramento da Compreensão, 6 itens (α = 0,91). Busca de Ajuda Interpessoal e Busca de Ajuda ao Material Didático não figuraram como potenciais fatores – já que o desenho do curso avaliado não apresenta material didático, tampouco oferece tutoria ativa aos participantes. A maior ocorrência de médias altas concentra-se nos itens do fator Elaboração eControle da Emoção. Esse fato pode ser explicado pelos indivíduos estarem acostumados a utilizar as estratégias de elaboração e de controle da emoção ao longo da vida, em seus estudos individuais em diferentes situações educacionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401024
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703000312014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.35 n.4 2015
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122430483267584