Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401024 |
Resumo: | Resumo A presente pesquisa objetiva verificar as evidências de validade da Escala de Estratégias de Aprendizagem (EEA) aplicada em um curso a distância em ambiente corporativo. Pretende ainda verificar quais são as estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos trabalhadores em ambiente virtual de estudo no contexto de trabalho. O curso avaliado abrange venda de produtos bancários oferecido por um banco de grande porte aos seus funcionários. A EEA foi aplicada em 541 participantes. Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais, consistência interna e descritivas. Os resultados indicaram uma escala de cinco fatores: Controle da Emoção, 4 itens (α = 0,91), Repetição e Organização, 6 itens (α = 0,83), Controle da Motivação, 4 itens (α = 0,97), Elaboração, 3 itens (α = 0,89), Monitoramento da Compreensão, 6 itens (α = 0,91). Busca de Ajuda Interpessoal e Busca de Ajuda ao Material Didático não figuraram como potenciais fatores – já que o desenho do curso avaliado não apresenta material didático, tampouco oferece tutoria ativa aos participantes. A maior ocorrência de médias altas concentra-se nos itens do fator Elaboração eControle da Emoção. Esse fato pode ser explicado pelos indivíduos estarem acostumados a utilizar as estratégias de elaboração e de controle da emoção ao longo da vida, em seus estudos individuais em diferentes situações educacionais. |
id |
CFP-1_ccbeffcdca558eab60d510e9de975c87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932015000401024 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores?TreinamentoAvaliaçãoEstratégias de AprendizagemEducação a DistânciaEducação CorporativaResumo A presente pesquisa objetiva verificar as evidências de validade da Escala de Estratégias de Aprendizagem (EEA) aplicada em um curso a distância em ambiente corporativo. Pretende ainda verificar quais são as estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos trabalhadores em ambiente virtual de estudo no contexto de trabalho. O curso avaliado abrange venda de produtos bancários oferecido por um banco de grande porte aos seus funcionários. A EEA foi aplicada em 541 participantes. Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais, consistência interna e descritivas. Os resultados indicaram uma escala de cinco fatores: Controle da Emoção, 4 itens (α = 0,91), Repetição e Organização, 6 itens (α = 0,83), Controle da Motivação, 4 itens (α = 0,97), Elaboração, 3 itens (α = 0,89), Monitoramento da Compreensão, 6 itens (α = 0,91). Busca de Ajuda Interpessoal e Busca de Ajuda ao Material Didático não figuraram como potenciais fatores – já que o desenho do curso avaliado não apresenta material didático, tampouco oferece tutoria ativa aos participantes. A maior ocorrência de médias altas concentra-se nos itens do fator Elaboração eControle da Emoção. Esse fato pode ser explicado pelos indivíduos estarem acostumados a utilizar as estratégias de elaboração e de controle da emoção ao longo da vida, em seus estudos individuais em diferentes situações educacionais.Conselho Federal de Psicologia2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401024Psicologia: Ciência e Profissão v.35 n.4 2015reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703000312014info:eu-repo/semantics/openAccessZerbini,ThaísAbbad,GardêniaMourão,LucianaMartins,Lara Barrospor2015-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932015000401024Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2015-12-15T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores? |
title |
Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores? |
spellingShingle |
Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores? Zerbini,Thaís Treinamento Avaliação Estratégias de Aprendizagem Educação a Distância Educação Corporativa |
title_short |
Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores? |
title_full |
Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores? |
title_fullStr |
Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores? |
title_full_unstemmed |
Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores? |
title_sort |
Estratégias de Aprendizagem em Curso Corporativo a Distância: como Estudam os Trabalhadores? |
author |
Zerbini,Thaís |
author_facet |
Zerbini,Thaís Abbad,Gardênia Mourão,Luciana Martins,Lara Barros |
author_role |
author |
author2 |
Abbad,Gardênia Mourão,Luciana Martins,Lara Barros |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zerbini,Thaís Abbad,Gardênia Mourão,Luciana Martins,Lara Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Treinamento Avaliação Estratégias de Aprendizagem Educação a Distância Educação Corporativa |
topic |
Treinamento Avaliação Estratégias de Aprendizagem Educação a Distância Educação Corporativa |
description |
Resumo A presente pesquisa objetiva verificar as evidências de validade da Escala de Estratégias de Aprendizagem (EEA) aplicada em um curso a distância em ambiente corporativo. Pretende ainda verificar quais são as estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos trabalhadores em ambiente virtual de estudo no contexto de trabalho. O curso avaliado abrange venda de produtos bancários oferecido por um banco de grande porte aos seus funcionários. A EEA foi aplicada em 541 participantes. Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais, consistência interna e descritivas. Os resultados indicaram uma escala de cinco fatores: Controle da Emoção, 4 itens (α = 0,91), Repetição e Organização, 6 itens (α = 0,83), Controle da Motivação, 4 itens (α = 0,97), Elaboração, 3 itens (α = 0,89), Monitoramento da Compreensão, 6 itens (α = 0,91). Busca de Ajuda Interpessoal e Busca de Ajuda ao Material Didático não figuraram como potenciais fatores – já que o desenho do curso avaliado não apresenta material didático, tampouco oferece tutoria ativa aos participantes. A maior ocorrência de médias altas concentra-se nos itens do fator Elaboração eControle da Emoção. Esse fato pode ser explicado pelos indivíduos estarem acostumados a utilizar as estratégias de elaboração e de controle da emoção ao longo da vida, em seus estudos individuais em diferentes situações educacionais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401024 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-3703000312014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.35 n.4 2015 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122430483267584 |