Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zerbini, Thaís
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Abbad, Gardênia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27333
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712008000200005
Resumo: Pesquisas em avaliação de treinamentos a distância são incipientes. O artigo pretende contribuir com a área ao construir e validar estatisticamente o instrumento Estratégias de Aprendizagem. O curso-alvo foi oferecido pelo SEBRAE para alunos do Brasil inteiro. A coleta de dados foi realizada ao final do curso por meio de questionário digitalizado que mede a freqüência com que os participantes utilizam as estratégias ao longo do curso. Foram realizadas análises estatísticas de Componentes Principais (PC) e Fatoriais (PAF) e de consistência interna (alfa de Cronbach). Após a validação estatística, o instrumento apresentou sete fatores: Controle da emoção, 5 itens (a=0,89); Busca de ajuda interpessoal, 6 itens (a=0,89); Repetição e organização, 5 itens (a=0,77); Controle da motivação, 4 itens (a=0,84); Elaboração, 3 itens (a=0,83); Busca de ajuda ao material didático, 2 itens (a=0,75); Monitoramento da compreensão, 3 itens (a=0,82). Os resultados indicam que a escala é estatisticamente válida e confiável.
id UNB_ce9b58e12968401b3483b07643a91445
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/27333
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escalaLearning strategies in distance course: validation of a scaleEnsino a distânciaTreinamentoEstratégias de aprendizagemPesquisas em avaliação de treinamentos a distância são incipientes. O artigo pretende contribuir com a área ao construir e validar estatisticamente o instrumento Estratégias de Aprendizagem. O curso-alvo foi oferecido pelo SEBRAE para alunos do Brasil inteiro. A coleta de dados foi realizada ao final do curso por meio de questionário digitalizado que mede a freqüência com que os participantes utilizam as estratégias ao longo do curso. Foram realizadas análises estatísticas de Componentes Principais (PC) e Fatoriais (PAF) e de consistência interna (alfa de Cronbach). Após a validação estatística, o instrumento apresentou sete fatores: Controle da emoção, 5 itens (a=0,89); Busca de ajuda interpessoal, 6 itens (a=0,89); Repetição e organização, 5 itens (a=0,77); Controle da motivação, 4 itens (a=0,84); Elaboração, 3 itens (a=0,83); Busca de ajuda ao material didático, 2 itens (a=0,75); Monitoramento da compreensão, 3 itens (a=0,82). Os resultados indicam que a escala é estatisticamente válida e confiável.Although few researches on evaluation of distance training. This article intends to contribute on this area when build and statistically validate the instrument Learning Strategies. The evaluated course was offered by SEBRAE to Brazilian students. The data have been collected at the end of the course by questionnaire that measured the frequency with the participants to use the strategies during the course. It have been made statistics analyses of Principal Components (PC) and Factors (PAF) and Internal Consistency (Coefficient Alpha). After the statistical validate, the questionnaire present seven factors: Emotion control, 5 questions (a=0,89); Interpersonal help seeking, 6 questions (a=0,89); Rehearsal and organization, 5 questions (a=0,77); Motivation control, 4 questions (a=0,84); Elaboration, 3 questions (a=0,83); Help of the material, 2 questions (a=0,75); Comprehension monitoring, 3 questions (a=0,82). The results indicated that the scale is valid and reliable statistically.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2017-12-07T04:50:12Z2017-12-07T04:50:12Z2008-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia. Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala. Psico-USF, Itatiba, v. 13, n. 2, p. 177-187, jul./dez. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712008000200005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27333https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712008000200005Psico-USF - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 jan. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessZerbini, ThaísAbbad, Gardênia da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/27333Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala
Learning strategies in distance course: validation of a scale
title Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala
spellingShingle Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala
Zerbini, Thaís
Ensino a distância
Treinamento
Estratégias de aprendizagem
title_short Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala
title_full Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala
title_fullStr Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala
title_full_unstemmed Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala
title_sort Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala
author Zerbini, Thaís
author_facet Zerbini, Thaís
Abbad, Gardênia da Silva
author_role author
author2 Abbad, Gardênia da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zerbini, Thaís
Abbad, Gardênia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Treinamento
Estratégias de aprendizagem
topic Ensino a distância
Treinamento
Estratégias de aprendizagem
description Pesquisas em avaliação de treinamentos a distância são incipientes. O artigo pretende contribuir com a área ao construir e validar estatisticamente o instrumento Estratégias de Aprendizagem. O curso-alvo foi oferecido pelo SEBRAE para alunos do Brasil inteiro. A coleta de dados foi realizada ao final do curso por meio de questionário digitalizado que mede a freqüência com que os participantes utilizam as estratégias ao longo do curso. Foram realizadas análises estatísticas de Componentes Principais (PC) e Fatoriais (PAF) e de consistência interna (alfa de Cronbach). Após a validação estatística, o instrumento apresentou sete fatores: Controle da emoção, 5 itens (a=0,89); Busca de ajuda interpessoal, 6 itens (a=0,89); Repetição e organização, 5 itens (a=0,77); Controle da motivação, 4 itens (a=0,84); Elaboração, 3 itens (a=0,83); Busca de ajuda ao material didático, 2 itens (a=0,75); Monitoramento da compreensão, 3 itens (a=0,82). Os resultados indicam que a escala é estatisticamente válida e confiável.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12
2017-12-07T04:50:12Z
2017-12-07T04:50:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia. Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala. Psico-USF, Itatiba, v. 13, n. 2, p. 177-187, jul./dez. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712008000200005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27333
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712008000200005
identifier_str_mv ZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia. Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala. Psico-USF, Itatiba, v. 13, n. 2, p. 177-187, jul./dez. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712008000200005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27333
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712008000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508371544375296