Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27333 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712008000200005 |
Resumo: | Pesquisas em avaliação de treinamentos a distância são incipientes. O artigo pretende contribuir com a área ao construir e validar estatisticamente o instrumento Estratégias de Aprendizagem. O curso-alvo foi oferecido pelo SEBRAE para alunos do Brasil inteiro. A coleta de dados foi realizada ao final do curso por meio de questionário digitalizado que mede a freqüência com que os participantes utilizam as estratégias ao longo do curso. Foram realizadas análises estatísticas de Componentes Principais (PC) e Fatoriais (PAF) e de consistência interna (alfa de Cronbach). Após a validação estatística, o instrumento apresentou sete fatores: Controle da emoção, 5 itens (a=0,89); Busca de ajuda interpessoal, 6 itens (a=0,89); Repetição e organização, 5 itens (a=0,77); Controle da motivação, 4 itens (a=0,84); Elaboração, 3 itens (a=0,83); Busca de ajuda ao material didático, 2 itens (a=0,75); Monitoramento da compreensão, 3 itens (a=0,82). Os resultados indicam que a escala é estatisticamente válida e confiável. |
id |
UNB_ce9b58e12968401b3483b07643a91445 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/27333 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escalaLearning strategies in distance course: validation of a scaleEnsino a distânciaTreinamentoEstratégias de aprendizagemPesquisas em avaliação de treinamentos a distância são incipientes. O artigo pretende contribuir com a área ao construir e validar estatisticamente o instrumento Estratégias de Aprendizagem. O curso-alvo foi oferecido pelo SEBRAE para alunos do Brasil inteiro. A coleta de dados foi realizada ao final do curso por meio de questionário digitalizado que mede a freqüência com que os participantes utilizam as estratégias ao longo do curso. Foram realizadas análises estatísticas de Componentes Principais (PC) e Fatoriais (PAF) e de consistência interna (alfa de Cronbach). Após a validação estatística, o instrumento apresentou sete fatores: Controle da emoção, 5 itens (a=0,89); Busca de ajuda interpessoal, 6 itens (a=0,89); Repetição e organização, 5 itens (a=0,77); Controle da motivação, 4 itens (a=0,84); Elaboração, 3 itens (a=0,83); Busca de ajuda ao material didático, 2 itens (a=0,75); Monitoramento da compreensão, 3 itens (a=0,82). Os resultados indicam que a escala é estatisticamente válida e confiável.Although few researches on evaluation of distance training. This article intends to contribute on this area when build and statistically validate the instrument Learning Strategies. The evaluated course was offered by SEBRAE to Brazilian students. The data have been collected at the end of the course by questionnaire that measured the frequency with the participants to use the strategies during the course. It have been made statistics analyses of Principal Components (PC) and Factors (PAF) and Internal Consistency (Coefficient Alpha). After the statistical validate, the questionnaire present seven factors: Emotion control, 5 questions (a=0,89); Interpersonal help seeking, 6 questions (a=0,89); Rehearsal and organization, 5 questions (a=0,77); Motivation control, 4 questions (a=0,84); Elaboration, 3 questions (a=0,83); Help of the material, 2 questions (a=0,75); Comprehension monitoring, 3 questions (a=0,82). The results indicated that the scale is valid and reliable statistically.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2017-12-07T04:50:12Z2017-12-07T04:50:12Z2008-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia. Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala. Psico-USF, Itatiba, v. 13, n. 2, p. 177-187, jul./dez. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712008000200005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27333https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712008000200005Psico-USF - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 jan. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessZerbini, ThaísAbbad, Gardênia da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/27333Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala Learning strategies in distance course: validation of a scale |
title |
Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala |
spellingShingle |
Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala Zerbini, Thaís Ensino a distância Treinamento Estratégias de aprendizagem |
title_short |
Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala |
title_full |
Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala |
title_fullStr |
Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala |
title_full_unstemmed |
Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala |
title_sort |
Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala |
author |
Zerbini, Thaís |
author_facet |
Zerbini, Thaís Abbad, Gardênia da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Abbad, Gardênia da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zerbini, Thaís Abbad, Gardênia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Treinamento Estratégias de aprendizagem |
topic |
Ensino a distância Treinamento Estratégias de aprendizagem |
description |
Pesquisas em avaliação de treinamentos a distância são incipientes. O artigo pretende contribuir com a área ao construir e validar estatisticamente o instrumento Estratégias de Aprendizagem. O curso-alvo foi oferecido pelo SEBRAE para alunos do Brasil inteiro. A coleta de dados foi realizada ao final do curso por meio de questionário digitalizado que mede a freqüência com que os participantes utilizam as estratégias ao longo do curso. Foram realizadas análises estatísticas de Componentes Principais (PC) e Fatoriais (PAF) e de consistência interna (alfa de Cronbach). Após a validação estatística, o instrumento apresentou sete fatores: Controle da emoção, 5 itens (a=0,89); Busca de ajuda interpessoal, 6 itens (a=0,89); Repetição e organização, 5 itens (a=0,77); Controle da motivação, 4 itens (a=0,84); Elaboração, 3 itens (a=0,83); Busca de ajuda ao material didático, 2 itens (a=0,75); Monitoramento da compreensão, 3 itens (a=0,82). Os resultados indicam que a escala é estatisticamente válida e confiável. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12 2017-12-07T04:50:12Z 2017-12-07T04:50:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia. Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala. Psico-USF, Itatiba, v. 13, n. 2, p. 177-187, jul./dez. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712008000200005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/27333 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712008000200005 |
identifier_str_mv |
ZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia. Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala. Psico-USF, Itatiba, v. 13, n. 2, p. 177-187, jul./dez. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712008000200005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27333 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712008000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508371544375296 |