Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Osmar José Ximenes dos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Boruchovitch,Evely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000200007
Resumo: Como parte de uma pesquisa que tem por objetivo analisar o professor como estudante, seu conhecimento e uso de estratégias de aprendizagem, o presente estudo visa a investigar as concepções e o conhecimento dessas estratégias e do aprender a aprender de 35 professoras do ensino fundamental, de 1ª a 4ª séries, de três escolas da rede estadual de Campinas. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista individual estruturada, tendo sido realizada uma análise de conteúdo das respostas abertas. As questões fechadas foram estudadas com base na estatística descritiva, e os resultados revelaram que muitas professoras confundiram o conceito de estratégias de aprendizagem com o de estratégias de ensino. A concepção do aprender a aprender também se apresentou equivocada. Os dados são discutidos em termos de suas implicações educacionais.
id CFP-1_ccc01e6890806ecb19cd0dffa86626e9
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932011000200007
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professoresAprendizagemPsicologia cognitivaFormação de professoresEnsino fundamentalComo parte de uma pesquisa que tem por objetivo analisar o professor como estudante, seu conhecimento e uso de estratégias de aprendizagem, o presente estudo visa a investigar as concepções e o conhecimento dessas estratégias e do aprender a aprender de 35 professoras do ensino fundamental, de 1ª a 4ª séries, de três escolas da rede estadual de Campinas. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista individual estruturada, tendo sido realizada uma análise de conteúdo das respostas abertas. As questões fechadas foram estudadas com base na estatística descritiva, e os resultados revelaram que muitas professoras confundiram o conceito de estratégias de aprendizagem com o de estratégias de ensino. A concepção do aprender a aprender também se apresentou equivocada. Os dados são discutidos em termos de suas implicações educacionais.Conselho Federal de Psicologia2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000200007Psicologia: Ciência e Profissão v.31 n.2 2011reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932011000200007info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Osmar José Ximenes dosBoruchovitch,Evelypor2011-08-04T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932011000200007Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2011-08-04T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores
title Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores
spellingShingle Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores
Santos,Osmar José Ximenes dos
Aprendizagem
Psicologia cognitiva
Formação de professores
Ensino fundamental
title_short Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores
title_full Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores
title_fullStr Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores
title_full_unstemmed Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores
title_sort Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores
author Santos,Osmar José Ximenes dos
author_facet Santos,Osmar José Ximenes dos
Boruchovitch,Evely
author_role author
author2 Boruchovitch,Evely
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Osmar José Ximenes dos
Boruchovitch,Evely
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Psicologia cognitiva
Formação de professores
Ensino fundamental
topic Aprendizagem
Psicologia cognitiva
Formação de professores
Ensino fundamental
description Como parte de uma pesquisa que tem por objetivo analisar o professor como estudante, seu conhecimento e uso de estratégias de aprendizagem, o presente estudo visa a investigar as concepções e o conhecimento dessas estratégias e do aprender a aprender de 35 professoras do ensino fundamental, de 1ª a 4ª séries, de três escolas da rede estadual de Campinas. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista individual estruturada, tendo sido realizada uma análise de conteúdo das respostas abertas. As questões fechadas foram estudadas com base na estatística descritiva, e os resultados revelaram que muitas professoras confundiram o conceito de estratégias de aprendizagem com o de estratégias de ensino. A concepção do aprender a aprender também se apresentou equivocada. Os dados são discutidos em termos de suas implicações educacionais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932011000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.31 n.2 2011
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122428973318144