Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000200007 |
Resumo: | Como parte de uma pesquisa que tem por objetivo analisar o professor como estudante, seu conhecimento e uso de estratégias de aprendizagem, o presente estudo visa a investigar as concepções e o conhecimento dessas estratégias e do aprender a aprender de 35 professoras do ensino fundamental, de 1ª a 4ª séries, de três escolas da rede estadual de Campinas. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista individual estruturada, tendo sido realizada uma análise de conteúdo das respostas abertas. As questões fechadas foram estudadas com base na estatística descritiva, e os resultados revelaram que muitas professoras confundiram o conceito de estratégias de aprendizagem com o de estratégias de ensino. A concepção do aprender a aprender também se apresentou equivocada. Os dados são discutidos em termos de suas implicações educacionais. |
id |
CFP-1_ccc01e6890806ecb19cd0dffa86626e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932011000200007 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professoresAprendizagemPsicologia cognitivaFormação de professoresEnsino fundamentalComo parte de uma pesquisa que tem por objetivo analisar o professor como estudante, seu conhecimento e uso de estratégias de aprendizagem, o presente estudo visa a investigar as concepções e o conhecimento dessas estratégias e do aprender a aprender de 35 professoras do ensino fundamental, de 1ª a 4ª séries, de três escolas da rede estadual de Campinas. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista individual estruturada, tendo sido realizada uma análise de conteúdo das respostas abertas. As questões fechadas foram estudadas com base na estatística descritiva, e os resultados revelaram que muitas professoras confundiram o conceito de estratégias de aprendizagem com o de estratégias de ensino. A concepção do aprender a aprender também se apresentou equivocada. Os dados são discutidos em termos de suas implicações educacionais.Conselho Federal de Psicologia2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000200007Psicologia: Ciência e Profissão v.31 n.2 2011reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932011000200007info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Osmar José Ximenes dosBoruchovitch,Evelypor2011-08-04T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932011000200007Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2011-08-04T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores |
title |
Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores |
spellingShingle |
Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores Santos,Osmar José Ximenes dos Aprendizagem Psicologia cognitiva Formação de professores Ensino fundamental |
title_short |
Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores |
title_full |
Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores |
title_fullStr |
Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores |
title_full_unstemmed |
Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores |
title_sort |
Estratégias de aprendizagem e aprender a aprender: concepções e conhecimento de professores |
author |
Santos,Osmar José Ximenes dos |
author_facet |
Santos,Osmar José Ximenes dos Boruchovitch,Evely |
author_role |
author |
author2 |
Boruchovitch,Evely |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Osmar José Ximenes dos Boruchovitch,Evely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Psicologia cognitiva Formação de professores Ensino fundamental |
topic |
Aprendizagem Psicologia cognitiva Formação de professores Ensino fundamental |
description |
Como parte de uma pesquisa que tem por objetivo analisar o professor como estudante, seu conhecimento e uso de estratégias de aprendizagem, o presente estudo visa a investigar as concepções e o conhecimento dessas estratégias e do aprender a aprender de 35 professoras do ensino fundamental, de 1ª a 4ª séries, de três escolas da rede estadual de Campinas. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista individual estruturada, tendo sido realizada uma análise de conteúdo das respostas abertas. As questões fechadas foram estudadas com base na estatística descritiva, e os resultados revelaram que muitas professoras confundiram o conceito de estratégias de aprendizagem com o de estratégias de ensino. A concepção do aprender a aprender também se apresentou equivocada. Os dados são discutidos em termos de suas implicações educacionais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000200007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-98932011000200007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.31 n.2 2011 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122428973318144 |