Ser e tornar-se Psicoterapeuta parte I: diálogo entre experiências pessoais e profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Helena Moura de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Matos,Paula Mena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100008
Resumo: O psicoterapeuta tem sido considerado um elemento de primordial importância para o sucesso da psicoterapia no entanto, o estudo das suas características pessoais e profissionais tem sido negligenciado na investigação. O objetivo do presente artigo é analisar as narrativas de 20 psicoterapeutas experts (peritos) de diferentes orientações teóricas (cognitivo-comportamental, construtivista, humanista, psicanalítica e sistémica) sobre o seu desenvolvimento pessoal e profissional no decurso da prática clínica. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada e foram analisados em uma perspetiva construtivista da grounded theory. Na análise emergiram dois grandes temas. Serão apresentados aqui os resultados do primeiro tema analisado, relativo às experiências relacionais do âmbito pessoal e profissional que contribuíram para o desenvolvimento dos psicoterapeutas. O tema organizador das entrevistas sublinha a importância do diálogo e da coerência entre o self pessoal e profissional na compreensão do desenvolvimento do psicoterapeuta.
id CFP-1_d3832cde04a0ec7f6ed679e73d7b7a4f
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932011000100008
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Ser e tornar-se Psicoterapeuta parte I: diálogo entre experiências pessoais e profissionaisEstudo qualitativoDesenvolvimento profissionalPsicoterapeutasDesenvolvimento pessoalO psicoterapeuta tem sido considerado um elemento de primordial importância para o sucesso da psicoterapia no entanto, o estudo das suas características pessoais e profissionais tem sido negligenciado na investigação. O objetivo do presente artigo é analisar as narrativas de 20 psicoterapeutas experts (peritos) de diferentes orientações teóricas (cognitivo-comportamental, construtivista, humanista, psicanalítica e sistémica) sobre o seu desenvolvimento pessoal e profissional no decurso da prática clínica. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada e foram analisados em uma perspetiva construtivista da grounded theory. Na análise emergiram dois grandes temas. Serão apresentados aqui os resultados do primeiro tema analisado, relativo às experiências relacionais do âmbito pessoal e profissional que contribuíram para o desenvolvimento dos psicoterapeutas. O tema organizador das entrevistas sublinha a importância do diálogo e da coerência entre o self pessoal e profissional na compreensão do desenvolvimento do psicoterapeuta.Conselho Federal de Psicologia2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100008Psicologia: Ciência e Profissão v.31 n.1 2011reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932011000100008info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Helena Moura deMatos,Paula Menapor2016-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932011000100008Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2016-09-29T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser e tornar-se Psicoterapeuta parte I: diálogo entre experiências pessoais e profissionais
title Ser e tornar-se Psicoterapeuta parte I: diálogo entre experiências pessoais e profissionais
spellingShingle Ser e tornar-se Psicoterapeuta parte I: diálogo entre experiências pessoais e profissionais
Carvalho,Helena Moura de
Estudo qualitativo
Desenvolvimento profissional
Psicoterapeutas
Desenvolvimento pessoal
title_short Ser e tornar-se Psicoterapeuta parte I: diálogo entre experiências pessoais e profissionais
title_full Ser e tornar-se Psicoterapeuta parte I: diálogo entre experiências pessoais e profissionais
title_fullStr Ser e tornar-se Psicoterapeuta parte I: diálogo entre experiências pessoais e profissionais
title_full_unstemmed Ser e tornar-se Psicoterapeuta parte I: diálogo entre experiências pessoais e profissionais
title_sort Ser e tornar-se Psicoterapeuta parte I: diálogo entre experiências pessoais e profissionais
author Carvalho,Helena Moura de
author_facet Carvalho,Helena Moura de
Matos,Paula Mena
author_role author
author2 Matos,Paula Mena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Helena Moura de
Matos,Paula Mena
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo qualitativo
Desenvolvimento profissional
Psicoterapeutas
Desenvolvimento pessoal
topic Estudo qualitativo
Desenvolvimento profissional
Psicoterapeutas
Desenvolvimento pessoal
description O psicoterapeuta tem sido considerado um elemento de primordial importância para o sucesso da psicoterapia no entanto, o estudo das suas características pessoais e profissionais tem sido negligenciado na investigação. O objetivo do presente artigo é analisar as narrativas de 20 psicoterapeutas experts (peritos) de diferentes orientações teóricas (cognitivo-comportamental, construtivista, humanista, psicanalítica e sistémica) sobre o seu desenvolvimento pessoal e profissional no decurso da prática clínica. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada e foram analisados em uma perspetiva construtivista da grounded theory. Na análise emergiram dois grandes temas. Serão apresentados aqui os resultados do primeiro tema analisado, relativo às experiências relacionais do âmbito pessoal e profissional que contribuíram para o desenvolvimento dos psicoterapeutas. O tema organizador das entrevistas sublinha a importância do diálogo e da coerência entre o self pessoal e profissional na compreensão do desenvolvimento do psicoterapeuta.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932011000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.31 n.1 2011
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122428956540928