Ser e tornar-se Psicoterapeuta parte I: diálogo entre experiências pessoais e profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100008 |
Resumo: | O psicoterapeuta tem sido considerado um elemento de primordial importância para o sucesso da psicoterapia no entanto, o estudo das suas características pessoais e profissionais tem sido negligenciado na investigação. O objetivo do presente artigo é analisar as narrativas de 20 psicoterapeutas experts (peritos) de diferentes orientações teóricas (cognitivo-comportamental, construtivista, humanista, psicanalítica e sistémica) sobre o seu desenvolvimento pessoal e profissional no decurso da prática clínica. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada e foram analisados em uma perspetiva construtivista da grounded theory. Na análise emergiram dois grandes temas. Serão apresentados aqui os resultados do primeiro tema analisado, relativo às experiências relacionais do âmbito pessoal e profissional que contribuíram para o desenvolvimento dos psicoterapeutas. O tema organizador das entrevistas sublinha a importância do diálogo e da coerência entre o self pessoal e profissional na compreensão do desenvolvimento do psicoterapeuta. |
id |
CFP-1_d3832cde04a0ec7f6ed679e73d7b7a4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932011000100008 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ser e tornar-se Psicoterapeuta parte I: diálogo entre experiências pessoais e profissionaisEstudo qualitativoDesenvolvimento profissionalPsicoterapeutasDesenvolvimento pessoalO psicoterapeuta tem sido considerado um elemento de primordial importância para o sucesso da psicoterapia no entanto, o estudo das suas características pessoais e profissionais tem sido negligenciado na investigação. O objetivo do presente artigo é analisar as narrativas de 20 psicoterapeutas experts (peritos) de diferentes orientações teóricas (cognitivo-comportamental, construtivista, humanista, psicanalítica e sistémica) sobre o seu desenvolvimento pessoal e profissional no decurso da prática clínica. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada e foram analisados em uma perspetiva construtivista da grounded theory. Na análise emergiram dois grandes temas. Serão apresentados aqui os resultados do primeiro tema analisado, relativo às experiências relacionais do âmbito pessoal e profissional que contribuíram para o desenvolvimento dos psicoterapeutas. O tema organizador das entrevistas sublinha a importância do diálogo e da coerência entre o self pessoal e profissional na compreensão do desenvolvimento do psicoterapeuta.Conselho Federal de Psicologia2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100008Psicologia: Ciência e Profissão v.31 n.1 2011reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932011000100008info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Helena Moura deMatos,Paula Menapor2016-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932011000100008Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2016-09-29T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser e tornar-se Psicoterapeuta parte I: diálogo entre experiências pessoais e profissionais |
title |
Ser e tornar-se Psicoterapeuta parte I: diálogo entre experiências pessoais e profissionais |
spellingShingle |
Ser e tornar-se Psicoterapeuta parte I: diálogo entre experiências pessoais e profissionais Carvalho,Helena Moura de Estudo qualitativo Desenvolvimento profissional Psicoterapeutas Desenvolvimento pessoal |
title_short |
Ser e tornar-se Psicoterapeuta parte I: diálogo entre experiências pessoais e profissionais |
title_full |
Ser e tornar-se Psicoterapeuta parte I: diálogo entre experiências pessoais e profissionais |
title_fullStr |
Ser e tornar-se Psicoterapeuta parte I: diálogo entre experiências pessoais e profissionais |
title_full_unstemmed |
Ser e tornar-se Psicoterapeuta parte I: diálogo entre experiências pessoais e profissionais |
title_sort |
Ser e tornar-se Psicoterapeuta parte I: diálogo entre experiências pessoais e profissionais |
author |
Carvalho,Helena Moura de |
author_facet |
Carvalho,Helena Moura de Matos,Paula Mena |
author_role |
author |
author2 |
Matos,Paula Mena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho,Helena Moura de Matos,Paula Mena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo qualitativo Desenvolvimento profissional Psicoterapeutas Desenvolvimento pessoal |
topic |
Estudo qualitativo Desenvolvimento profissional Psicoterapeutas Desenvolvimento pessoal |
description |
O psicoterapeuta tem sido considerado um elemento de primordial importância para o sucesso da psicoterapia no entanto, o estudo das suas características pessoais e profissionais tem sido negligenciado na investigação. O objetivo do presente artigo é analisar as narrativas de 20 psicoterapeutas experts (peritos) de diferentes orientações teóricas (cognitivo-comportamental, construtivista, humanista, psicanalítica e sistémica) sobre o seu desenvolvimento pessoal e profissional no decurso da prática clínica. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada e foram analisados em uma perspetiva construtivista da grounded theory. Na análise emergiram dois grandes temas. Serão apresentados aqui os resultados do primeiro tema analisado, relativo às experiências relacionais do âmbito pessoal e profissional que contribuíram para o desenvolvimento dos psicoterapeutas. O tema organizador das entrevistas sublinha a importância do diálogo e da coerência entre o self pessoal e profissional na compreensão do desenvolvimento do psicoterapeuta. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-98932011000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.31 n.1 2011 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122428956540928 |