Vulnerabilidade ao Estresse entre Agentes de Segurança Penitenciários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus,Sara Rodrigues de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Felippe,Andreia Monteiro, Silva,Yury Vasconcellos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000600109
Resumo: Resumo As atividades do Agente de Segurança Penitenciário podem torná-lo vulnerável ao estresse, devido a fatores como pressão por trabalho em longos turnos, ambiente tenso e constante exposição ao perigo. Trata-se de uma pesquisa de campo, de viés quantitativo, descritivo, comparativo e correlacional, com o objetivo de avaliar a vulnerabilidade ao estresse entre Agentes de Segurança Penitenciários de uma unidade prisional do interior de Minas Gerais. Foram aplicados os instrumentos: entrevista estruturada, seguida de “Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho”. A amostra foi de 95 Agentes de Segurança Penitenciários que mantêm contato direto com os presos. Foram obtidos os seguintes resultados: a) no geral, a “vulnerabilidade ao estresse” nos Agentes de Segurança Penitenciários da unidade prisional foi dada como superior em 53,7% da amostra; b) quanto ao “clima e funcionamento organizacional”, a classificação foi médio superior; c) no fator “pressão no trabalho”, a vulnerabilidade foi médio superior; d) quanto ao fator “infraestrutura e rotina”, a vulnerabilidade foi classificada como superior em 70,5% dos agentes. Foi constatado que os solteiros têm maior vulnerabilidade ao estresse em todos os fatores pesquisados. Concluiu-se que os Agentes de Segurança Penitenciários da unidade prisional do interior de Minas Gerais estão vulneráveis ao estresse, devendo ser elaboradas políticas públicas para combater o fenômeno.
id CFP-1_e116d83fb7ed163cbd16f3f54c4a043d
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932021000600109
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Vulnerabilidade ao Estresse entre Agentes de Segurança PenitenciáriosEstresseTrabalhoEscala de vulnerabilidade ao estresse no trabalhoAgente de Segurança PenitenciárioResumo As atividades do Agente de Segurança Penitenciário podem torná-lo vulnerável ao estresse, devido a fatores como pressão por trabalho em longos turnos, ambiente tenso e constante exposição ao perigo. Trata-se de uma pesquisa de campo, de viés quantitativo, descritivo, comparativo e correlacional, com o objetivo de avaliar a vulnerabilidade ao estresse entre Agentes de Segurança Penitenciários de uma unidade prisional do interior de Minas Gerais. Foram aplicados os instrumentos: entrevista estruturada, seguida de “Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho”. A amostra foi de 95 Agentes de Segurança Penitenciários que mantêm contato direto com os presos. Foram obtidos os seguintes resultados: a) no geral, a “vulnerabilidade ao estresse” nos Agentes de Segurança Penitenciários da unidade prisional foi dada como superior em 53,7% da amostra; b) quanto ao “clima e funcionamento organizacional”, a classificação foi médio superior; c) no fator “pressão no trabalho”, a vulnerabilidade foi médio superior; d) quanto ao fator “infraestrutura e rotina”, a vulnerabilidade foi classificada como superior em 70,5% dos agentes. Foi constatado que os solteiros têm maior vulnerabilidade ao estresse em todos os fatores pesquisados. Concluiu-se que os Agentes de Segurança Penitenciários da unidade prisional do interior de Minas Gerais estão vulneráveis ao estresse, devendo ser elaboradas políticas públicas para combater o fenômeno.Conselho Federal de Psicologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000600109Psicologia: Ciência e Profissão v.41 n.spe2 2021reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003197193info:eu-repo/semantics/openAccessJesus,Sara Rodrigues deFelippe,Andreia MonteiroSilva,Yury Vasconcellos dapor2021-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932021000600109Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2021-08-23T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vulnerabilidade ao Estresse entre Agentes de Segurança Penitenciários
title Vulnerabilidade ao Estresse entre Agentes de Segurança Penitenciários
spellingShingle Vulnerabilidade ao Estresse entre Agentes de Segurança Penitenciários
Jesus,Sara Rodrigues de
Estresse
Trabalho
Escala de vulnerabilidade ao estresse no trabalho
Agente de Segurança Penitenciário
title_short Vulnerabilidade ao Estresse entre Agentes de Segurança Penitenciários
title_full Vulnerabilidade ao Estresse entre Agentes de Segurança Penitenciários
title_fullStr Vulnerabilidade ao Estresse entre Agentes de Segurança Penitenciários
title_full_unstemmed Vulnerabilidade ao Estresse entre Agentes de Segurança Penitenciários
title_sort Vulnerabilidade ao Estresse entre Agentes de Segurança Penitenciários
author Jesus,Sara Rodrigues de
author_facet Jesus,Sara Rodrigues de
Felippe,Andreia Monteiro
Silva,Yury Vasconcellos da
author_role author
author2 Felippe,Andreia Monteiro
Silva,Yury Vasconcellos da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus,Sara Rodrigues de
Felippe,Andreia Monteiro
Silva,Yury Vasconcellos da
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse
Trabalho
Escala de vulnerabilidade ao estresse no trabalho
Agente de Segurança Penitenciário
topic Estresse
Trabalho
Escala de vulnerabilidade ao estresse no trabalho
Agente de Segurança Penitenciário
description Resumo As atividades do Agente de Segurança Penitenciário podem torná-lo vulnerável ao estresse, devido a fatores como pressão por trabalho em longos turnos, ambiente tenso e constante exposição ao perigo. Trata-se de uma pesquisa de campo, de viés quantitativo, descritivo, comparativo e correlacional, com o objetivo de avaliar a vulnerabilidade ao estresse entre Agentes de Segurança Penitenciários de uma unidade prisional do interior de Minas Gerais. Foram aplicados os instrumentos: entrevista estruturada, seguida de “Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho”. A amostra foi de 95 Agentes de Segurança Penitenciários que mantêm contato direto com os presos. Foram obtidos os seguintes resultados: a) no geral, a “vulnerabilidade ao estresse” nos Agentes de Segurança Penitenciários da unidade prisional foi dada como superior em 53,7% da amostra; b) quanto ao “clima e funcionamento organizacional”, a classificação foi médio superior; c) no fator “pressão no trabalho”, a vulnerabilidade foi médio superior; d) quanto ao fator “infraestrutura e rotina”, a vulnerabilidade foi classificada como superior em 70,5% dos agentes. Foi constatado que os solteiros têm maior vulnerabilidade ao estresse em todos os fatores pesquisados. Concluiu-se que os Agentes de Segurança Penitenciários da unidade prisional do interior de Minas Gerais estão vulneráveis ao estresse, devendo ser elaboradas políticas públicas para combater o fenômeno.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000600109
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000600109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003197193
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.41 n.spe2 2021
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432615022592