Aquisição de linguagem: uma contribuição para o debate sobre autismo e subjetividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rêgo,Fabiana Lins Browne
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Carvalho,Glória Maria Monteiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932006000100003
Resumo: O objetivo deste trabalho consistiu numa tentativa de relacionar a linguagem de uma criança, numa fase inicial de sua trajetória lingüística, com a verbalização de um adolescente portador de autismo. A partir dessa tentativa, procurou-se levantar questões sobre o polêmico debate que envolve autismo e subjetividade, assumindo a hipótese de que o autista ocupa uma posição subjetiva diante da língua. Nessa perspectiva, pôde-se propor que, embora as produções do autista se constituíssem como blocos ecolálicos, em certos momentos, parecia haver quebras e recombinações desses blocos, assemelhando-se, de algum modo, ao movimento que ocorria na fala da criança considerada "normal". Tais quebras e recombinações poderiam indicar que, em algum instante, o autista teria sido afetado pelo funcionamento da língua e que não estaria, portanto, num limbo fora da linguagem, ou seja, num mundo não-humano.
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