Produção de sentido subjetivo: as singularidades dos alunos no processo de aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tacca,Maria Carmen Villela Rosa
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Rey,Fernando Luis González
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000100011
Resumo: Neste artigo, procuramos identificar como o sentido subjetivo se manifesta e está na base dos processos de aprendizagem de cada aluno, revelando a sua singularidade enquanto pessoa. Para essa compreensão, foi realizada uma pesquisa com base nas categorias de subjetividade e sentido subjetivo de González Rey. Nela esteve envolvida uma professora e sua turma de 4ª série do ensino fundamental. Na análise dos dados, foi possível compreender as formas como os alunos utilizavam as informações que constavam das atividades na conjuntura de seus recursos pessoais, no que emergiam diferentes sentidos subjetivos para construir caminhos de aprendizagem. Conclui-se que a aprendizagem se encontra envolvida com a produção de sentidos subjetivos procedentes dos diferentes espaços e situações de vida do aluno. Assim, considerar essa dimensão permitiria ações diferenciadas orientadas ao apoio à criança no avanço contínuo de sua escolaridade.
id CFP-1_f7070214bedd3e6e9d76f4621259ae15
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932008000100011
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Produção de sentido subjetivo: as singularidades dos alunos no processo de aprenderSentido subjetivoCrianças em idade escolarAprendizagemSubjetividadeNeste artigo, procuramos identificar como o sentido subjetivo se manifesta e está na base dos processos de aprendizagem de cada aluno, revelando a sua singularidade enquanto pessoa. Para essa compreensão, foi realizada uma pesquisa com base nas categorias de subjetividade e sentido subjetivo de González Rey. Nela esteve envolvida uma professora e sua turma de 4ª série do ensino fundamental. Na análise dos dados, foi possível compreender as formas como os alunos utilizavam as informações que constavam das atividades na conjuntura de seus recursos pessoais, no que emergiam diferentes sentidos subjetivos para construir caminhos de aprendizagem. Conclui-se que a aprendizagem se encontra envolvida com a produção de sentidos subjetivos procedentes dos diferentes espaços e situações de vida do aluno. Assim, considerar essa dimensão permitiria ações diferenciadas orientadas ao apoio à criança no avanço contínuo de sua escolaridade.Conselho Federal de Psicologia2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000100011Psicologia: Ciência e Profissão v.28 n.1 2008reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932008000100011info:eu-repo/semantics/openAccessTacca,Maria Carmen Villela RosaRey,Fernando Luis Gonzálezpor2012-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932008000100011Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-06-22T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de sentido subjetivo: as singularidades dos alunos no processo de aprender
title Produção de sentido subjetivo: as singularidades dos alunos no processo de aprender
spellingShingle Produção de sentido subjetivo: as singularidades dos alunos no processo de aprender
Tacca,Maria Carmen Villela Rosa
Sentido subjetivo
Crianças em idade escolar
Aprendizagem
Subjetividade
title_short Produção de sentido subjetivo: as singularidades dos alunos no processo de aprender
title_full Produção de sentido subjetivo: as singularidades dos alunos no processo de aprender
title_fullStr Produção de sentido subjetivo: as singularidades dos alunos no processo de aprender
title_full_unstemmed Produção de sentido subjetivo: as singularidades dos alunos no processo de aprender
title_sort Produção de sentido subjetivo: as singularidades dos alunos no processo de aprender
author Tacca,Maria Carmen Villela Rosa
author_facet Tacca,Maria Carmen Villela Rosa
Rey,Fernando Luis González
author_role author
author2 Rey,Fernando Luis González
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tacca,Maria Carmen Villela Rosa
Rey,Fernando Luis González
dc.subject.por.fl_str_mv Sentido subjetivo
Crianças em idade escolar
Aprendizagem
Subjetividade
topic Sentido subjetivo
Crianças em idade escolar
Aprendizagem
Subjetividade
description Neste artigo, procuramos identificar como o sentido subjetivo se manifesta e está na base dos processos de aprendizagem de cada aluno, revelando a sua singularidade enquanto pessoa. Para essa compreensão, foi realizada uma pesquisa com base nas categorias de subjetividade e sentido subjetivo de González Rey. Nela esteve envolvida uma professora e sua turma de 4ª série do ensino fundamental. Na análise dos dados, foi possível compreender as formas como os alunos utilizavam as informações que constavam das atividades na conjuntura de seus recursos pessoais, no que emergiam diferentes sentidos subjetivos para construir caminhos de aprendizagem. Conclui-se que a aprendizagem se encontra envolvida com a produção de sentidos subjetivos procedentes dos diferentes espaços e situações de vida do aluno. Assim, considerar essa dimensão permitiria ações diferenciadas orientadas ao apoio à criança no avanço contínuo de sua escolaridade.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932008000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.28 n.1 2008
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122428212051968