Relações de Gênero e Étnico-Raciais nos Currículos de Psicologia: Aproximações e Desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Andressa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza,Carlivane, Macedo,João Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100133
Resumo: Resumo Objetiva-se com este estudo investigar como os currículos dos cursos de Psicologia têm abordado as temáticas relacionadas a gênero, raça e etnia, considerando que tais elementos atravessam a constituição dos sujeitos e suas relações sociais. Trata-se de uma pesquisa documental a partir da análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Psicologia no Brasil, disponíveis em domínio público. A amostra foi composta pelos PPCs que contivessem termos/expressões relacionados a estudos de gênero e étnico-raciais. Deste modo, a análise contou com 21 currículos, com o auxílio do software Iramuteq, a partir dos componentes textuais que incluíam as disciplinas, as ementas e as referências, produzindo, então, cinco perspectivas analíticas: Biológica, Psicologia Social, Estudos Antropológicos, Estudos Sociológicos e Estudos Interseccionais. Observamos a pluralidade de lentes teórico-epistemológicas nas quais se ancoram os estudos de gênero e étnico-raciais, situando-os em um espaço interdisciplinar, com maior prevalência para aqueles orientados pela Psicologia Social, pela Antropologia e pela Sociologia. O debate determinista sobre gênero, raça e etnia, com foco nas diferenças individuais, ainda presente, tem perdido espaço nos currículos. A perspectiva interseccional tem tido pouca expressão e está localizada em disciplinas optativas. Por fim, apontamos que há ainda grandes lacunas nos processos formativos no que tange a discussões sobre gênero e, particularmente, acerca das relações étnico-raciais, revelando um grande desafio para a Psicologia no cenário atual.
id CFP-1_fa1fce3b123d2afb21e76a9ccfa11989
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932020000100133
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Relações de Gênero e Étnico-Raciais nos Currículos de Psicologia: Aproximações e DesafiosFormação em PsicologiaGêneroRelações Étnicas e RaciaisResumo Objetiva-se com este estudo investigar como os currículos dos cursos de Psicologia têm abordado as temáticas relacionadas a gênero, raça e etnia, considerando que tais elementos atravessam a constituição dos sujeitos e suas relações sociais. Trata-se de uma pesquisa documental a partir da análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Psicologia no Brasil, disponíveis em domínio público. A amostra foi composta pelos PPCs que contivessem termos/expressões relacionados a estudos de gênero e étnico-raciais. Deste modo, a análise contou com 21 currículos, com o auxílio do software Iramuteq, a partir dos componentes textuais que incluíam as disciplinas, as ementas e as referências, produzindo, então, cinco perspectivas analíticas: Biológica, Psicologia Social, Estudos Antropológicos, Estudos Sociológicos e Estudos Interseccionais. Observamos a pluralidade de lentes teórico-epistemológicas nas quais se ancoram os estudos de gênero e étnico-raciais, situando-os em um espaço interdisciplinar, com maior prevalência para aqueles orientados pela Psicologia Social, pela Antropologia e pela Sociologia. O debate determinista sobre gênero, raça e etnia, com foco nas diferenças individuais, ainda presente, tem perdido espaço nos currículos. A perspectiva interseccional tem tido pouca expressão e está localizada em disciplinas optativas. Por fim, apontamos que há ainda grandes lacunas nos processos formativos no que tange a discussões sobre gênero e, particularmente, acerca das relações étnico-raciais, revelando um grande desafio para a Psicologia no cenário atual.Conselho Federal de Psicologia2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100133Psicologia: Ciência e Profissão v.40 2020reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003201972info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,AndressaSouza,CarlivaneMacedo,João Paulopor2020-11-23T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932020000100133Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2020-11-23T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações de Gênero e Étnico-Raciais nos Currículos de Psicologia: Aproximações e Desafios
title Relações de Gênero e Étnico-Raciais nos Currículos de Psicologia: Aproximações e Desafios
spellingShingle Relações de Gênero e Étnico-Raciais nos Currículos de Psicologia: Aproximações e Desafios
Carvalho,Andressa
Formação em Psicologia
Gênero
Relações Étnicas e Raciais
title_short Relações de Gênero e Étnico-Raciais nos Currículos de Psicologia: Aproximações e Desafios
title_full Relações de Gênero e Étnico-Raciais nos Currículos de Psicologia: Aproximações e Desafios
title_fullStr Relações de Gênero e Étnico-Raciais nos Currículos de Psicologia: Aproximações e Desafios
title_full_unstemmed Relações de Gênero e Étnico-Raciais nos Currículos de Psicologia: Aproximações e Desafios
title_sort Relações de Gênero e Étnico-Raciais nos Currículos de Psicologia: Aproximações e Desafios
author Carvalho,Andressa
author_facet Carvalho,Andressa
Souza,Carlivane
Macedo,João Paulo
author_role author
author2 Souza,Carlivane
Macedo,João Paulo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Andressa
Souza,Carlivane
Macedo,João Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação em Psicologia
Gênero
Relações Étnicas e Raciais
topic Formação em Psicologia
Gênero
Relações Étnicas e Raciais
description Resumo Objetiva-se com este estudo investigar como os currículos dos cursos de Psicologia têm abordado as temáticas relacionadas a gênero, raça e etnia, considerando que tais elementos atravessam a constituição dos sujeitos e suas relações sociais. Trata-se de uma pesquisa documental a partir da análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Psicologia no Brasil, disponíveis em domínio público. A amostra foi composta pelos PPCs que contivessem termos/expressões relacionados a estudos de gênero e étnico-raciais. Deste modo, a análise contou com 21 currículos, com o auxílio do software Iramuteq, a partir dos componentes textuais que incluíam as disciplinas, as ementas e as referências, produzindo, então, cinco perspectivas analíticas: Biológica, Psicologia Social, Estudos Antropológicos, Estudos Sociológicos e Estudos Interseccionais. Observamos a pluralidade de lentes teórico-epistemológicas nas quais se ancoram os estudos de gênero e étnico-raciais, situando-os em um espaço interdisciplinar, com maior prevalência para aqueles orientados pela Psicologia Social, pela Antropologia e pela Sociologia. O debate determinista sobre gênero, raça e etnia, com foco nas diferenças individuais, ainda presente, tem perdido espaço nos currículos. A perspectiva interseccional tem tido pouca expressão e está localizada em disciplinas optativas. Por fim, apontamos que há ainda grandes lacunas nos processos formativos no que tange a discussões sobre gênero e, particularmente, acerca das relações étnico-raciais, revelando um grande desafio para a Psicologia no cenário atual.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100133
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003201972
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.40 2020
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432148406272