A EDUCAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ada Polyana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Velten, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Barriguda: Revista Científica
Texto Completo: http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/315
Resumo: Ao analisar os principais fatores que podem gerar ou ocasionar a criminalidade entre os adolescentes encontramos a desigualdade social como uma das possíveis causas, pois esta aliada à falta de políticas públicas contribui para o avanço da criminalidade. Quando o adolescente incorre em um crime ou contravenção penal, o estado responde com medidas socioeducativas que se constituem prioritariamente em um caráter educativo, buscando assegurar aos adolescentes cuidados vinculados à proteção, educação, profissionalização, esporte, lazer, etc. e são uma forma de responsabilização do adolescente com viés pedagógico. Nas instituições que recebem adolescentes em conflito com a lei, a continuidade do ensino é uma obrigação e parte integrante da internação. Porém a continuidade do ensino deve ser pensada de acordo com as características em que o aluno está inserido. O currículo voltado para a socioeducação deve abranger as suas particularidades e pensar nos socioeducandos como alunos e cidadãos de direitos.
id CIPED-2_582137d41ad18531a9aa1c2941558563
oai_identifier_str oai:ojs.abarriguda.org.br:article/315
network_acronym_str CIPED-2
network_name_str A Barriguda: Revista Científica
spelling A EDUCAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃOEDUCATION IN SOCIOEDUCATIONAo analisar os principais fatores que podem gerar ou ocasionar a criminalidade entre os adolescentes encontramos a desigualdade social como uma das possíveis causas, pois esta aliada à falta de políticas públicas contribui para o avanço da criminalidade. Quando o adolescente incorre em um crime ou contravenção penal, o estado responde com medidas socioeducativas que se constituem prioritariamente em um caráter educativo, buscando assegurar aos adolescentes cuidados vinculados à proteção, educação, profissionalização, esporte, lazer, etc. e são uma forma de responsabilização do adolescente com viés pedagógico. Nas instituições que recebem adolescentes em conflito com a lei, a continuidade do ensino é uma obrigação e parte integrante da internação. Porém a continuidade do ensino deve ser pensada de acordo com as características em que o aluno está inserido. O currículo voltado para a socioeducação deve abranger as suas particularidades e pensar nos socioeducandos como alunos e cidadãos de direitos.By analyzing the main factors that may cause or result in crime among teenagers we find social inequality as one of the possible causes, as this coupled with the lack of public policies contribute to the spread of crime. When the teen incurs a crime or misdemeanor, the state responds with educational measures which are primarily in an educational character, seeking to ensure adolescents care linked to protection, education, professional training, sport, leisure, etc. and they are a form of adolescent accountability with pedagogical bias. In institutions that receive adolescents in conflict with the law, continuing education is a must and an integral part of the hospital. But the continuity of education must be designed according to the characteristics in which the student is inserted. The curriculum focused on socioeducation should cover their particularities and think of socioeducandos as students and rights of citizens.A Barriguda: Revista CientíficaRibeiro, Ada PolyanaVelten, Paulo2016-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/31510.24864/arepb.v6i3.315A Barriguda: Revista Científica; v. 6, n. 3 (2016): A BARRIGUDA: REVISTA CIENTÍFICA (setembro-dezembro); 655-6702236-669510.24864/arepb.v6i3reponame:A Barriguda: Revista Científicainstname:Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)instacron:CIPEDporhttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/315/184Direitos autorais 2017 A Barriguda: Revista Científicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:14:50Zoai:ojs.abarriguda.org.br:article/315Revistahttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/oai2236-6695opendoar:null2020-08-05 09:14:52.394A Barriguda: Revista Científica - Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃO
EDUCATION IN SOCIOEDUCATION
title A EDUCAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃO
spellingShingle A EDUCAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃO
Ribeiro, Ada Polyana
title_short A EDUCAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃO
title_full A EDUCAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃO
title_fullStr A EDUCAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃO
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃO
title_sort A EDUCAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃO
author Ribeiro, Ada Polyana
author_facet Ribeiro, Ada Polyana
Velten, Paulo
author_role author
author2 Velten, Paulo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ada Polyana
Velten, Paulo
dc.subject.none.fl_str_mv





dc.description.none.fl_txt_mv Ao analisar os principais fatores que podem gerar ou ocasionar a criminalidade entre os adolescentes encontramos a desigualdade social como uma das possíveis causas, pois esta aliada à falta de políticas públicas contribui para o avanço da criminalidade. Quando o adolescente incorre em um crime ou contravenção penal, o estado responde com medidas socioeducativas que se constituem prioritariamente em um caráter educativo, buscando assegurar aos adolescentes cuidados vinculados à proteção, educação, profissionalização, esporte, lazer, etc. e são uma forma de responsabilização do adolescente com viés pedagógico. Nas instituições que recebem adolescentes em conflito com a lei, a continuidade do ensino é uma obrigação e parte integrante da internação. Porém a continuidade do ensino deve ser pensada de acordo com as características em que o aluno está inserido. O currículo voltado para a socioeducação deve abranger as suas particularidades e pensar nos socioeducandos como alunos e cidadãos de direitos.
By analyzing the main factors that may cause or result in crime among teenagers we find social inequality as one of the possible causes, as this coupled with the lack of public policies contribute to the spread of crime. When the teen incurs a crime or misdemeanor, the state responds with educational measures which are primarily in an educational character, seeking to ensure adolescents care linked to protection, education, professional training, sport, leisure, etc. and they are a form of adolescent accountability with pedagogical bias. In institutions that receive adolescents in conflict with the law, continuing education is a must and an integral part of the hospital. But the continuity of education must be designed according to the characteristics in which the student is inserted. The curriculum focused on socioeducation should cover their particularities and think of socioeducandos as students and rights of citizens.
description Ao analisar os principais fatores que podem gerar ou ocasionar a criminalidade entre os adolescentes encontramos a desigualdade social como uma das possíveis causas, pois esta aliada à falta de políticas públicas contribui para o avanço da criminalidade. Quando o adolescente incorre em um crime ou contravenção penal, o estado responde com medidas socioeducativas que se constituem prioritariamente em um caráter educativo, buscando assegurar aos adolescentes cuidados vinculados à proteção, educação, profissionalização, esporte, lazer, etc. e são uma forma de responsabilização do adolescente com viés pedagógico. Nas instituições que recebem adolescentes em conflito com a lei, a continuidade do ensino é uma obrigação e parte integrante da internação. Porém a continuidade do ensino deve ser pensada de acordo com as características em que o aluno está inserido. O currículo voltado para a socioeducação deve abranger as suas particularidades e pensar nos socioeducandos como alunos e cidadãos de direitos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/315
10.24864/arepb.v6i3.315
url http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/315
identifier_str_mv 10.24864/arepb.v6i3.315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/315/184
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 A Barriguda: Revista Científica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 A Barriguda: Revista Científica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Barriguda: Revista Científica
publisher.none.fl_str_mv A Barriguda: Revista Científica
dc.source.none.fl_str_mv A Barriguda: Revista Científica; v. 6, n. 3 (2016): A BARRIGUDA: REVISTA CIENTÍFICA (setembro-dezembro); 655-670
2236-6695
10.24864/arepb.v6i3
reponame:A Barriguda: Revista Científica
instname:Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)
instacron:CIPED
reponame_str A Barriguda: Revista Científica
collection A Barriguda: Revista Científica
instname_str Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)
instacron_str CIPED
institution CIPED
repository.name.fl_str_mv A Barriguda: Revista Científica - Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1677549764640505856