A EDUCAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Barriguda: Revista Científica |
Texto Completo: | http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/315 |
Resumo: | Ao analisar os principais fatores que podem gerar ou ocasionar a criminalidade entre os adolescentes encontramos a desigualdade social como uma das possíveis causas, pois esta aliada à falta de políticas públicas contribui para o avanço da criminalidade. Quando o adolescente incorre em um crime ou contravenção penal, o estado responde com medidas socioeducativas que se constituem prioritariamente em um caráter educativo, buscando assegurar aos adolescentes cuidados vinculados à proteção, educação, profissionalização, esporte, lazer, etc. e são uma forma de responsabilização do adolescente com viés pedagógico. Nas instituições que recebem adolescentes em conflito com a lei, a continuidade do ensino é uma obrigação e parte integrante da internação. Porém a continuidade do ensino deve ser pensada de acordo com as características em que o aluno está inserido. O currículo voltado para a socioeducação deve abranger as suas particularidades e pensar nos socioeducandos como alunos e cidadãos de direitos. |
id |
CIPED-2_582137d41ad18531a9aa1c2941558563 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.abarriguda.org.br:article/315 |
network_acronym_str |
CIPED-2 |
network_name_str |
A Barriguda: Revista Científica |
spelling |
A EDUCAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃOEDUCATION IN SOCIOEDUCATIONAo analisar os principais fatores que podem gerar ou ocasionar a criminalidade entre os adolescentes encontramos a desigualdade social como uma das possíveis causas, pois esta aliada à falta de políticas públicas contribui para o avanço da criminalidade. Quando o adolescente incorre em um crime ou contravenção penal, o estado responde com medidas socioeducativas que se constituem prioritariamente em um caráter educativo, buscando assegurar aos adolescentes cuidados vinculados à proteção, educação, profissionalização, esporte, lazer, etc. e são uma forma de responsabilização do adolescente com viés pedagógico. Nas instituições que recebem adolescentes em conflito com a lei, a continuidade do ensino é uma obrigação e parte integrante da internação. Porém a continuidade do ensino deve ser pensada de acordo com as características em que o aluno está inserido. O currículo voltado para a socioeducação deve abranger as suas particularidades e pensar nos socioeducandos como alunos e cidadãos de direitos.By analyzing the main factors that may cause or result in crime among teenagers we find social inequality as one of the possible causes, as this coupled with the lack of public policies contribute to the spread of crime. When the teen incurs a crime or misdemeanor, the state responds with educational measures which are primarily in an educational character, seeking to ensure adolescents care linked to protection, education, professional training, sport, leisure, etc. and they are a form of adolescent accountability with pedagogical bias. In institutions that receive adolescents in conflict with the law, continuing education is a must and an integral part of the hospital. But the continuity of education must be designed according to the characteristics in which the student is inserted. The curriculum focused on socioeducation should cover their particularities and think of socioeducandos as students and rights of citizens.A Barriguda: Revista CientíficaRibeiro, Ada PolyanaVelten, Paulo2016-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/31510.24864/arepb.v6i3.315A Barriguda: Revista Científica; v. 6, n. 3 (2016): A BARRIGUDA: REVISTA CIENTÍFICA (setembro-dezembro); 655-6702236-669510.24864/arepb.v6i3reponame:A Barriguda: Revista Científicainstname:Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)instacron:CIPEDporhttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/315/184Direitos autorais 2017 A Barriguda: Revista Científicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:14:50Zoai:ojs.abarriguda.org.br:article/315Revistahttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/oai2236-6695opendoar:null2020-08-05 09:14:52.394A Barriguda: Revista Científica - Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃO EDUCATION IN SOCIOEDUCATION |
title |
A EDUCAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃO |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃO Ribeiro, Ada Polyana |
title_short |
A EDUCAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃO |
title_full |
A EDUCAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃO |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃO |
title_sort |
A EDUCAÇÃO NA SOCIOEDUCAÇÃO |
author |
Ribeiro, Ada Polyana |
author_facet |
Ribeiro, Ada Polyana Velten, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Velten, Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Ada Polyana Velten, Paulo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Ao analisar os principais fatores que podem gerar ou ocasionar a criminalidade entre os adolescentes encontramos a desigualdade social como uma das possíveis causas, pois esta aliada à falta de políticas públicas contribui para o avanço da criminalidade. Quando o adolescente incorre em um crime ou contravenção penal, o estado responde com medidas socioeducativas que se constituem prioritariamente em um caráter educativo, buscando assegurar aos adolescentes cuidados vinculados à proteção, educação, profissionalização, esporte, lazer, etc. e são uma forma de responsabilização do adolescente com viés pedagógico. Nas instituições que recebem adolescentes em conflito com a lei, a continuidade do ensino é uma obrigação e parte integrante da internação. Porém a continuidade do ensino deve ser pensada de acordo com as características em que o aluno está inserido. O currículo voltado para a socioeducação deve abranger as suas particularidades e pensar nos socioeducandos como alunos e cidadãos de direitos. By analyzing the main factors that may cause or result in crime among teenagers we find social inequality as one of the possible causes, as this coupled with the lack of public policies contribute to the spread of crime. When the teen incurs a crime or misdemeanor, the state responds with educational measures which are primarily in an educational character, seeking to ensure adolescents care linked to protection, education, professional training, sport, leisure, etc. and they are a form of adolescent accountability with pedagogical bias. In institutions that receive adolescents in conflict with the law, continuing education is a must and an integral part of the hospital. But the continuity of education must be designed according to the characteristics in which the student is inserted. The curriculum focused on socioeducation should cover their particularities and think of socioeducandos as students and rights of citizens. |
description |
Ao analisar os principais fatores que podem gerar ou ocasionar a criminalidade entre os adolescentes encontramos a desigualdade social como uma das possíveis causas, pois esta aliada à falta de políticas públicas contribui para o avanço da criminalidade. Quando o adolescente incorre em um crime ou contravenção penal, o estado responde com medidas socioeducativas que se constituem prioritariamente em um caráter educativo, buscando assegurar aos adolescentes cuidados vinculados à proteção, educação, profissionalização, esporte, lazer, etc. e são uma forma de responsabilização do adolescente com viés pedagógico. Nas instituições que recebem adolescentes em conflito com a lei, a continuidade do ensino é uma obrigação e parte integrante da internação. Porém a continuidade do ensino deve ser pensada de acordo com as características em que o aluno está inserido. O currículo voltado para a socioeducação deve abranger as suas particularidades e pensar nos socioeducandos como alunos e cidadãos de direitos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/315 10.24864/arepb.v6i3.315 |
url |
http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/315 |
identifier_str_mv |
10.24864/arepb.v6i3.315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/315/184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 A Barriguda: Revista Científica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 A Barriguda: Revista Científica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
A Barriguda: Revista Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
A Barriguda: Revista Científica |
dc.source.none.fl_str_mv |
A Barriguda: Revista Científica; v. 6, n. 3 (2016): A BARRIGUDA: REVISTA CIENTÍFICA (setembro-dezembro); 655-670 2236-6695 10.24864/arepb.v6i3 reponame:A Barriguda: Revista Científica instname:Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED) instacron:CIPED |
reponame_str |
A Barriguda: Revista Científica |
collection |
A Barriguda: Revista Científica |
instname_str |
Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED) |
instacron_str |
CIPED |
institution |
CIPED |
repository.name.fl_str_mv |
A Barriguda: Revista Científica - Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1677549764640505856 |