A prática artesanal guasquería na cidade de Jaguarão-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Juliana Porto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Colvero, Ronaldo Bernadino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/250
Resumo: ResumoO artesanato em couro cru, guasquería, é uma prática que se mantém na contemporaneidade. As técnicas de produção são manuais, o que a caracteriza como artesanato.  Possui forte ligação com a zona rural, principalmente com as atividades equestres. Nosso objetivo principal busca compreender a produção e reprodução da prática artesanal em couro cru (guasquería) em Jaguarão-RS, buscando entender os motivos que levaram esses sujeitos sociais a produzirem guasquería. Descrevendo os relatos de vida considerando as obras desses guasqueiros/artesãos, identificando as técnicas de criação do modo de fazer dos guasqueiros/artesãos, observando se o artefato em couro cru (guasquería) é fonte de memória para a formação e afirmação das identidades dos guasqueiros/artesãos. A metodologia consisti em uma proposta etnográfica através de entrevista semiestruturada com 07 artesãos/guasqueiros. A pesquisa está em desenvolvimento inicial, na seleção de bibliografias, leituras e fichamentos, como também no processo de mapeamento das fontes, elemento essencial para obter-se o resultado final. Portanto, as conclusões da referente pesquisa ainda são preliminares. Palavras-chave: Artesanato, Couro cru, Guasquería, Identidade, Memória, Tradição. 
id CLAEC-1_0345497ebf0260bb7f20d4c57823683c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/250
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling A prática artesanal guasquería na cidade de Jaguarão-RSINTERDISCIPLINARCULTURA, CIÊNCIAS HUMANAS, ESTUDOS EM CULTURAResumoO artesanato em couro cru, guasquería, é uma prática que se mantém na contemporaneidade. As técnicas de produção são manuais, o que a caracteriza como artesanato.  Possui forte ligação com a zona rural, principalmente com as atividades equestres. Nosso objetivo principal busca compreender a produção e reprodução da prática artesanal em couro cru (guasquería) em Jaguarão-RS, buscando entender os motivos que levaram esses sujeitos sociais a produzirem guasquería. Descrevendo os relatos de vida considerando as obras desses guasqueiros/artesãos, identificando as técnicas de criação do modo de fazer dos guasqueiros/artesãos, observando se o artefato em couro cru (guasquería) é fonte de memória para a formação e afirmação das identidades dos guasqueiros/artesãos. A metodologia consisti em uma proposta etnográfica através de entrevista semiestruturada com 07 artesãos/guasqueiros. A pesquisa está em desenvolvimento inicial, na seleção de bibliografias, leituras e fichamentos, como também no processo de mapeamento das fontes, elemento essencial para obter-se o resultado final. Portanto, as conclusões da referente pesquisa ainda são preliminares. Palavras-chave: Artesanato, Couro cru, Guasquería, Identidade, Memória, Tradição. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaCAPESMachado, Juliana PortoColvero, Ronaldo Bernadino2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/25010.23899/relacult.v2i4.250RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 795-8042525-787010.23899/relacult.v2i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/250/176Direitos autorais 2017 Juliana Porto Machado, Ronaldo Bernadino Colverohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:07:02Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/250Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:17:04.04RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv A prática artesanal guasquería na cidade de Jaguarão-RS
title A prática artesanal guasquería na cidade de Jaguarão-RS
spellingShingle A prática artesanal guasquería na cidade de Jaguarão-RS
Machado, Juliana Porto
INTERDISCIPLINAR
CULTURA, CIÊNCIAS HUMANAS, ESTUDOS EM CULTURA
title_short A prática artesanal guasquería na cidade de Jaguarão-RS
title_full A prática artesanal guasquería na cidade de Jaguarão-RS
title_fullStr A prática artesanal guasquería na cidade de Jaguarão-RS
title_full_unstemmed A prática artesanal guasquería na cidade de Jaguarão-RS
title_sort A prática artesanal guasquería na cidade de Jaguarão-RS
author Machado, Juliana Porto
author_facet Machado, Juliana Porto
Colvero, Ronaldo Bernadino
author_role author
author2 Colvero, Ronaldo Bernadino
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Juliana Porto
Colvero, Ronaldo Bernadino
dc.subject.por.fl_str_mv INTERDISCIPLINAR
CULTURA, CIÊNCIAS HUMANAS, ESTUDOS EM CULTURA
topic INTERDISCIPLINAR
CULTURA, CIÊNCIAS HUMANAS, ESTUDOS EM CULTURA
dc.description.none.fl_txt_mv ResumoO artesanato em couro cru, guasquería, é uma prática que se mantém na contemporaneidade. As técnicas de produção são manuais, o que a caracteriza como artesanato.  Possui forte ligação com a zona rural, principalmente com as atividades equestres. Nosso objetivo principal busca compreender a produção e reprodução da prática artesanal em couro cru (guasquería) em Jaguarão-RS, buscando entender os motivos que levaram esses sujeitos sociais a produzirem guasquería. Descrevendo os relatos de vida considerando as obras desses guasqueiros/artesãos, identificando as técnicas de criação do modo de fazer dos guasqueiros/artesãos, observando se o artefato em couro cru (guasquería) é fonte de memória para a formação e afirmação das identidades dos guasqueiros/artesãos. A metodologia consisti em uma proposta etnográfica através de entrevista semiestruturada com 07 artesãos/guasqueiros. A pesquisa está em desenvolvimento inicial, na seleção de bibliografias, leituras e fichamentos, como também no processo de mapeamento das fontes, elemento essencial para obter-se o resultado final. Portanto, as conclusões da referente pesquisa ainda são preliminares. Palavras-chave: Artesanato, Couro cru, Guasquería, Identidade, Memória, Tradição. 
description ResumoO artesanato em couro cru, guasquería, é uma prática que se mantém na contemporaneidade. As técnicas de produção são manuais, o que a caracteriza como artesanato.  Possui forte ligação com a zona rural, principalmente com as atividades equestres. Nosso objetivo principal busca compreender a produção e reprodução da prática artesanal em couro cru (guasquería) em Jaguarão-RS, buscando entender os motivos que levaram esses sujeitos sociais a produzirem guasquería. Descrevendo os relatos de vida considerando as obras desses guasqueiros/artesãos, identificando as técnicas de criação do modo de fazer dos guasqueiros/artesãos, observando se o artefato em couro cru (guasquería) é fonte de memória para a formação e afirmação das identidades dos guasqueiros/artesãos. A metodologia consisti em uma proposta etnográfica através de entrevista semiestruturada com 07 artesãos/guasqueiros. A pesquisa está em desenvolvimento inicial, na seleção de bibliografias, leituras e fichamentos, como também no processo de mapeamento das fontes, elemento essencial para obter-se o resultado final. Portanto, as conclusões da referente pesquisa ainda são preliminares. Palavras-chave: Artesanato, Couro cru, Guasquería, Identidade, Memória, Tradição. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/250
10.23899/relacult.v2i4.250
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/250
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v2i4.250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/250/176
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Juliana Porto Machado, Ronaldo Bernadino Colvero
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Juliana Porto Machado, Ronaldo Bernadino Colvero
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 795-804
2525-7870
10.23899/relacult.v2i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121104025714688