Educar para alteridade na formação de professores de química: experiências vividas com a educação de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Constantino, Ana Luiza Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dorneles, Aline Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1138
Resumo: O presente artigo apresenta as experiências vividas na formação de professores de Química em uma escola bilíngue para estudantes surdos. A pesquisa foi realizada no âmbito da disciplina de Educação Química V no curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Busca-se compreender a experiência de formação docente na presente disciplina a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa narrativa. Para isso, analisam-se as escritas narrativas dos professores formadores e dos licenciandos a respeito da experiência de visitar o contexto de uma escola bilíngue e a experiência de receber os estudantes surdos na universidade, especificamente, no laboratório de química. As narrativas apontam relevantes aprendizagens relacionadas ao reconhecimento do outro, ao educar para alteridade no ensino de Química e os desafios de promover a inclusão na Química. Retratam também a experiência de professores em formação em parceria com seus licenciandos ao vivenciar o contexto de uma escola bilíngue para educação de crianças, jovens e adultos surdos. São narrativas que fortalecem a intenção de problematizar a inclusão e o exercício de alteridade na sala de aula e na formação inicial de professores de Química. Entende-se que o exercício da alteridade inicia quando percebemos que a primeira língua do surdo não é o português, e assim o desafio de pensar uma prática pedagógica acolhedora e que produza significados na construção do conhecimento científico. Palavras-Chave: Educação Química; Escrita Narrativa; Experiência Docente; Formação de Professores; Surdez
id CLAEC-1_0b7dbc0ea342e1e8aac6c488f9a45122
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1138
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Educar para alteridade na formação de professores de química: experiências vividas com a educação de surdosO presente artigo apresenta as experiências vividas na formação de professores de Química em uma escola bilíngue para estudantes surdos. A pesquisa foi realizada no âmbito da disciplina de Educação Química V no curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Busca-se compreender a experiência de formação docente na presente disciplina a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa narrativa. Para isso, analisam-se as escritas narrativas dos professores formadores e dos licenciandos a respeito da experiência de visitar o contexto de uma escola bilíngue e a experiência de receber os estudantes surdos na universidade, especificamente, no laboratório de química. As narrativas apontam relevantes aprendizagens relacionadas ao reconhecimento do outro, ao educar para alteridade no ensino de Química e os desafios de promover a inclusão na Química. Retratam também a experiência de professores em formação em parceria com seus licenciandos ao vivenciar o contexto de uma escola bilíngue para educação de crianças, jovens e adultos surdos. São narrativas que fortalecem a intenção de problematizar a inclusão e o exercício de alteridade na sala de aula e na formação inicial de professores de Química. Entende-se que o exercício da alteridade inicia quando percebemos que a primeira língua do surdo não é o português, e assim o desafio de pensar uma prática pedagógica acolhedora e que produza significados na construção do conhecimento científico. Palavras-Chave: Educação Química; Escrita Narrativa; Experiência Docente; Formação de Professores; SurdezEditora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/113810.23899/relacult.v5i4.1138RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1138/643Copyright (c) 2019 Ana Luiza Alves Constantino, Aline Machado Dornelesinfo:eu-repo/semantics/openAccessConstantino, Ana Luiza AlvesDorneles, Aline Machado2019-05-06T01:38:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1138Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:43RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educar para alteridade na formação de professores de química: experiências vividas com a educação de surdos
title Educar para alteridade na formação de professores de química: experiências vividas com a educação de surdos
spellingShingle Educar para alteridade na formação de professores de química: experiências vividas com a educação de surdos
Constantino, Ana Luiza Alves
title_short Educar para alteridade na formação de professores de química: experiências vividas com a educação de surdos
title_full Educar para alteridade na formação de professores de química: experiências vividas com a educação de surdos
title_fullStr Educar para alteridade na formação de professores de química: experiências vividas com a educação de surdos
title_full_unstemmed Educar para alteridade na formação de professores de química: experiências vividas com a educação de surdos
title_sort Educar para alteridade na formação de professores de química: experiências vividas com a educação de surdos
author Constantino, Ana Luiza Alves
author_facet Constantino, Ana Luiza Alves
Dorneles, Aline Machado
author_role author
author2 Dorneles, Aline Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Constantino, Ana Luiza Alves
Dorneles, Aline Machado
description O presente artigo apresenta as experiências vividas na formação de professores de Química em uma escola bilíngue para estudantes surdos. A pesquisa foi realizada no âmbito da disciplina de Educação Química V no curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Busca-se compreender a experiência de formação docente na presente disciplina a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa narrativa. Para isso, analisam-se as escritas narrativas dos professores formadores e dos licenciandos a respeito da experiência de visitar o contexto de uma escola bilíngue e a experiência de receber os estudantes surdos na universidade, especificamente, no laboratório de química. As narrativas apontam relevantes aprendizagens relacionadas ao reconhecimento do outro, ao educar para alteridade no ensino de Química e os desafios de promover a inclusão na Química. Retratam também a experiência de professores em formação em parceria com seus licenciandos ao vivenciar o contexto de uma escola bilíngue para educação de crianças, jovens e adultos surdos. São narrativas que fortalecem a intenção de problematizar a inclusão e o exercício de alteridade na sala de aula e na formação inicial de professores de Química. Entende-se que o exercício da alteridade inicia quando percebemos que a primeira língua do surdo não é o português, e assim o desafio de pensar uma prática pedagógica acolhedora e que produza significados na construção do conhecimento científico. Palavras-Chave: Educação Química; Escrita Narrativa; Experiência Docente; Formação de Professores; Surdez
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1138
10.23899/relacult.v5i4.1138
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1138
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1138/643
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ana Luiza Alves Constantino, Aline Machado Dorneles
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ana Luiza Alves Constantino, Aline Machado Dorneles
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490496811008