Alteridades (In)visíveis na educação de surdos: intérpretes educacionais em construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229447 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Letras LIBRAS. |
id |
UFSC_a0eb19b629d62fd9091b001791c8f625 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229447 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Alteridades (In)visíveis na educação de surdos: intérpretes educacionais em construçãoFormação continuadaAlteridade surdaSurdo com deficiênciaLibrasIntérprete educacionalTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Letras LIBRAS.Neste trabalho, apresenta-se uma reflexão sobre a formação e a atuação de intérpretes educacionais de Libras-Português com estudantes surdos com deficiência(s). Como, muitas vezes, a formação para atuar com os estudantes surdos com deficiência(s) não faz parte da formação dos intérpretes de Libras-Português, buscamos compreender melhor o perfil, a atuação e a formação desses profissionais. Partimos do pressuposto de que a interpretação, no âmbito educacional com estudantes surdos com deficiência(s), é muito específica e exige que os intérpretes dominem conhecimentos didáticos e pedagógicos requeridos pelo contexto educacional, assim como conhecimentos sobre a especificidade do estudante surdo com deficiência(s) para quem interpreta. Nesse sentido, a pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, aqui apresentada, contou com uma coleta de dados realizada por meio da elaboração e aplicação de um questionário on-line, via Google Forms, com perguntas e respostas prioritariamente objetivas. Contamos com 43 participantes inicialmente, mas, após a filtragem, selecionamos 35 respondentes que se encaixaram no perfil esperado. Após a coleta de dados, procedeu-se à sua sistematização e análise, amparada em uma literatura especializada. Os dados sinalizam que os intérpretes reconhecem a diferença que existe na interpretação educacional para surdos sem deficiência(s) em relação àquela feita para surdos com deficiência, reconhecendo a importância de uma formação continuada que os capacite como especialistas nesse tipo de atuação. Como resultado, constatou-se que os participantes evidenciam que sua formação atual não contempla a complexidade da atuação do intérprete educacional, inclusive quando esta ocorre com surdos com deficiência(s) associadas. Além disso, vimos que os intérpretes sentir-se-iam mais seguros com o trabalho em dupla e com apoio multidisciplinar da escola.Florianópolis, SCRodrigues, Carlos HenriqueUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Diego Machado da2021-10-20T11:31:48Z2021-10-20T11:31:48Z2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis51f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229447info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-10-20T11:31:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229447Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-20T11:31:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alteridades (In)visíveis na educação de surdos: intérpretes educacionais em construção |
title |
Alteridades (In)visíveis na educação de surdos: intérpretes educacionais em construção |
spellingShingle |
Alteridades (In)visíveis na educação de surdos: intérpretes educacionais em construção Silva, Diego Machado da Formação continuada Alteridade surda Surdo com deficiência Libras Intérprete educacional |
title_short |
Alteridades (In)visíveis na educação de surdos: intérpretes educacionais em construção |
title_full |
Alteridades (In)visíveis na educação de surdos: intérpretes educacionais em construção |
title_fullStr |
Alteridades (In)visíveis na educação de surdos: intérpretes educacionais em construção |
title_full_unstemmed |
Alteridades (In)visíveis na educação de surdos: intérpretes educacionais em construção |
title_sort |
Alteridades (In)visíveis na educação de surdos: intérpretes educacionais em construção |
author |
Silva, Diego Machado da |
author_facet |
Silva, Diego Machado da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Carlos Henrique Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Diego Machado da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Alteridade surda Surdo com deficiência Libras Intérprete educacional |
topic |
Formação continuada Alteridade surda Surdo com deficiência Libras Intérprete educacional |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Letras LIBRAS. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 2021-10-20T11:31:48Z 2021-10-20T11:31:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229447 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
51f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652084755562496 |