Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
DOI: | 10.23899/relacult.v5i4.1241 |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1241 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência que ocorre de forma interdisciplinar no curso Técnico em Comércio na modalidade PROEJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos, há 6 anos, denominada Bazar Técnico em Comércio. Essa prática tem o intuito de buscar novas formas de aprendizagem na Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos levando em consideração as vivências e experiências do educando que proporcionam a prática da economia solidária e fomentam o empreendedorismo. O Bazar é o momento de socialização e comercialização dos produtos produzidos nas oficinas, integrando assim educandos, educadores e comunidade. O curso tem como finalidade contribuir na superação da formação integral entre o pensar e o fazer, aliando a teoria à prática para oportunizar aos alunos condições de geração de renda autogestionada, através de práticas de gestão e comércio. A metodologia desse trabalho constitui-se de um estudo de caso do Bazar Técnico em Comércio bem como de relato de experiência. O projeto integrador desse curso resultou na inserção da Instituição na comunidade externa, através do trabalho integrado entre alunos, servidores e comunidade. Palavras-chaves: Prática Interdisciplinar; PROEJA; Projeto Integrador. |
id |
CLAEC-1_0e1c5cc537a2d64985c2955e213a34ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1241 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
spelling |
Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJACulturaIntegração CulturalEste trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência que ocorre de forma interdisciplinar no curso Técnico em Comércio na modalidade PROEJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos, há 6 anos, denominada Bazar Técnico em Comércio. Essa prática tem o intuito de buscar novas formas de aprendizagem na Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos levando em consideração as vivências e experiências do educando que proporcionam a prática da economia solidária e fomentam o empreendedorismo. O Bazar é o momento de socialização e comercialização dos produtos produzidos nas oficinas, integrando assim educandos, educadores e comunidade. O curso tem como finalidade contribuir na superação da formação integral entre o pensar e o fazer, aliando a teoria à prática para oportunizar aos alunos condições de geração de renda autogestionada, através de práticas de gestão e comércio. A metodologia desse trabalho constitui-se de um estudo de caso do Bazar Técnico em Comércio bem como de relato de experiência. O projeto integrador desse curso resultou na inserção da Instituição na comunidade externa, através do trabalho integrado entre alunos, servidores e comunidade. Palavras-chaves: Prática Interdisciplinar; PROEJA; Projeto Integrador.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/124110.23899/relacult.v5i4.1241RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1241/876Copyright (c) 2019 michele moraes lopes, márcia della flora cortesinfo:eu-repo/semantics/openAccesslopes, michele moraescortes, márcia della flora2019-05-06T01:38:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1241Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:44RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA |
title |
Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA |
spellingShingle |
Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA lopes, michele moraes Cultura Integração Cultural lopes, michele moraes Cultura Integração Cultural |
title_short |
Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA |
title_full |
Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA |
title_fullStr |
Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA |
title_full_unstemmed |
Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA |
title_sort |
Projeto Integrador: espaço de aprendizagem significativa no PROEJA |
author |
lopes, michele moraes |
author_facet |
lopes, michele moraes lopes, michele moraes cortes, márcia della flora cortes, márcia della flora |
author_role |
author |
author2 |
cortes, márcia della flora |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
lopes, michele moraes cortes, márcia della flora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Integração Cultural |
topic |
Cultura Integração Cultural |
description |
Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência que ocorre de forma interdisciplinar no curso Técnico em Comércio na modalidade PROEJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos, há 6 anos, denominada Bazar Técnico em Comércio. Essa prática tem o intuito de buscar novas formas de aprendizagem na Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos levando em consideração as vivências e experiências do educando que proporcionam a prática da economia solidária e fomentam o empreendedorismo. O Bazar é o momento de socialização e comercialização dos produtos produzidos nas oficinas, integrando assim educandos, educadores e comunidade. O curso tem como finalidade contribuir na superação da formação integral entre o pensar e o fazer, aliando a teoria à prática para oportunizar aos alunos condições de geração de renda autogestionada, através de práticas de gestão e comércio. A metodologia desse trabalho constitui-se de um estudo de caso do Bazar Técnico em Comércio bem como de relato de experiência. O projeto integrador desse curso resultou na inserção da Instituição na comunidade externa, através do trabalho integrado entre alunos, servidores e comunidade. Palavras-chaves: Prática Interdisciplinar; PROEJA; Projeto Integrador. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1241 10.23899/relacult.v5i4.1241 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1241 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1241/876 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 michele moraes lopes, márcia della flora cortes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 michele moraes lopes, márcia della flora cortes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1822182526923309056 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1241 |